Enxada é encontrada em vários modelos e indispensável na agricultura

Inicio » Agricultura » Enxada é encontrada em vários modelos e indispensável na agricultura
21/06/2019 Por
Enxada é encontrada em vários modelos e indispensável na agricultura

A enxada é uma das ferramentas mais conhecidas pelos agricultores

Quando falamos em agricultura, a primeira ferramenta que vem à cabeça de muitas pessoas é a enxada, instrumento importante e que possui suas particularidades. Não importa qual seja o tipo de produção, quando falamos em agricultura, esse instrumento é essencial. Não à toa, praticamente toda pessoa que trabalha no campo possui uma.

Existem diversos modelos e tipos de enxada que podem ser usados para finalidades diferentes. Exatamente por isso precisamos falar sobre esse instrumento tão importante e necessário nos dias de hoje. Também vamos mostrar como essa ferramenta surgiu e nos ajudou a chegar onde estamos hoje.

Enxada

O que é enxada?

Enxada é uma ferramenta usada majoritariamente na agricultura. É composta por um cabo normalmente de madeira e uma espécie de lâmina levemente afiada em sua ponta, o que possibilita que os trabalhos sejam feitos. Essa lâmina normalmente é feita de ferro, embora diversos tipos do instrumento possam conter materiais diferentes, desde a própria madeira, em ferramentas mais simples, até os motorizados, nas mais modernas do mercado.

Em resumo, essa é uma ferramenta não apenas importante, mas essencial para quem trabalha com agricultura, terra ou obras.

Então, saber o que é a enxada e do que ela é constituída é algo importante, mas se você realmente quer dominar o assunto é necessário ir mais além e saber qual foi a evolução desse instrumento, além de entender suas funções e quais são os tipos que existem hoje em dia.

Como surgiu a enxada?

É curioso constatar que a história desse instrumento está diretamente ligada à história da humanidade.

Assim como o machado e lança foram duas ferramentas essenciais para que deixássemos de ser nômades e pudéssemos caçar nossa própria comida, a criação da enxada possibilitou que homens cavassem e, mais tarde, produzissem seu próprio alimento, dominando assim a agricultura.

É claro que não existem relatos, mas acredita-se que foi constatado que, se a pedra usada para o machado fosse colocada em outra posição, aquela ferramenta poderia servir para cavar a terra. Portanto, essa ferramenta utilizada durante praticamente toda a história da humanidade serviu para que nossa sociedade pudesse começar a evoluir e para que chegássemos onde estamos hoje.

Enxada

Para que serve a enxada?

Como você já percebeu, a função primária dessa ferramenta é a capinação. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, não se usa apenas a enxada para capinar. A ferramenta também pode ser usada para cavar, remover raízes e plantas, picar e até mesmo misturar concreto e cimento.

Seu uso é bastante simples. O que deve ser feito, basicamente, é segurar o instrumento com as duas mãos em posição firme e utiliza-lo com batidas duras e precisas para que assim você possa capinar.

Já quando você precisa misturar cimento e concreto, a ferramenta é utilizada de forma mais leve. Além disso, utiliza-se movimentos contínuos para que essa mistura seja feita.

De qualquer forma, a enxada é um instrumento de fácil manuseio, mas que ainda assim exige prática para que você possa utiliza-la da melhor maneira possível.

Tipos de enxada

Os tipos de modelos de enxada existentes variam de acordo com o tamanho do cabo, da lâmina e até mesmo da posição da lâmina. Com a evolução da nossa sociedade e da tecnologia, cada enxada hoje em dia serve uma função específica de melhor forma.

Alguns dos principais tipos são:

  • Enxada rotativa;
  • Enxada elétrica;
  • Enxadão;
  • Sacho.

Vamos falar mais profundamente sobre cada uma delas e explicar suas funcionalidades a seguir.

Enxada elétrica

A enxada elétrica realiza trabalhos mais pesados praticamente sozinha. Ela ajuda, principalmente, quem tem muito trabalho no campo, como os grandes agricultores. Suas funções são praticamente as mesmas da enxada manual. A diferença é que tudo é feito de maneira motorizada, sem que você tenha que se esforçar tanto fisicamente.

Enxada rotativa

A enxada rotativa é um tipo de enxada elétrica que serve basicamente para remover partes duras, não apenas terra, como também raízes e plantas. Seu uso é bastante simples. Você só precisa apertar alguns botões e segurá-la da maneira correta para que esses cortes sejam feitos.

Enxadão

Enxadão é nome dado para o tipo de enxada manual que possui uma lâmina grande. Ela serve principalmente para remover a terra que é mais dura, além de também fazer cortes no solo para plantações.

Sacho

Um tipo de enxada menor do que o convencional e que serve para fazer a terra ficar mais fofa e fértil com o manuseio mais de perto que ela exige, além de permitir que você remexa toda ela de maneira mais precisa.

Enxada

Cuidados ao usar uma enxada

A enxada, no geral, não é um instrumento perigoso. Porém, alguns cuidados são necessários ao fazer uso dela para que não aconteça nenhum acidente. Também é bom evitar qualquer imprevisto que possa atrapalhar o seu trabalho. Algumas das principais dicas são:

Use luvas

As luvas são importantes por dois motivos. O primeiro é para evitar criar calos nas mãos, o que pode ser dolorido e prejudicar o manuseio a curto prazo. O segundo motivo é para evitar que fiapos de madeira entrem em sua mão, já que isso causa bastante desconforto e dor.

Verifique se o cabo da enxada está bem preso à lâmina

Essa é, com certeza, a dica de segurança mais importante. É necessário sempre verificar se o cabo da enxada está bem preso à lâmina, já que ela pode se soltar durante os seus movimentos e acabar atingindo alguma parte do seu corpo, algum objeto ou até mesmo alguém que esteja por perto. Todo cuidado é pouco, já que o instrumento pode causar graves ferimentos.

Não importa para qual finalidade você deseja usar uma enxada, é necessário saber como usá-la da melhor forma. E, para isso, nada como conhecer mais sobre sua história e sobre os diversos tipos que existem, além de também entender quais são os cuidados que devem ser tomados no manuseio desse instrumento. E com todo esse conhecimento adquirido, agora você já está preparado para escolher a melhor enxada para o que você precisa e finalmente começar a trabalhar, então, mãos à obra!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo