Estaquia é um método reprodutivo da vegetação que impacta a agricultura

Inicio » Agricultura » Estaquia é um método reprodutivo da vegetação que impacta a agricultura
19/03/2019 Por
Estaquia é um método reprodutivo da vegetação que impacta a agricultura

Estaquia popularizou-se por ser um cultivo de execução simples e eficiente

Estaquia é um método antigo e popular de reprodução vegetal, que teve início há cerca de 4 mil anos, na China. A técnica consiste no cultivo de plantas por meio de estacas. Dessa forma, é considerada uma técnica assexuado de reprodução dos vegetais.

estaquia é um método que ganhou popularidade, em geral, pela sua simplicidade de execução. Isso porque o seu desenvolvimento está diretamente relacionado a plantação de mudas e plantas. Geralmente, essas plantas são ornamentais, mas a técnica também pode ser direcionada para plantações frutíferas.

Técnica da estaquia numa residência comum

O que é estaquia?

Estaquia é um modelo de reprodução vegetativa e sua maior característica é a reprodução por estaquias, ou seja, por ramos ou mudas de flores. No campo, esse método pode ser executado de forma manual ou natural. No entanto, cada vez mais agricultores buscam a execução dessa técnica de forma manual para que, assim, tenham controle total sobre o cultivo.

  • Manual: Agricultores tem a possibilidade de fazer o próprio plantio de forma controlada. Assim, enterram partes de outras plantas, para que criem raízes e ali se desenvolvam.
  • Natural: Em algumas épocas do ano, é natural que plantas e frutas caiam ao solo. Dessa maneira, elas próprias se instalam no solo, formando mudas e se desenvolvendo.

Como fazer estaquia?

Não existe uma fórmula propriamente dita para a utilizar o método da estaquia. É apenas necessário que o agricultor entenda sobre a planta que pretende cultivar e qual é o método correto de fazê-lo.

Usar dessa prática permite que o cultivo gere novas plantas – o que é natural acontecer – ou que, em seu processo de desenvolvimento, o plantio siga uma caraterística totalmente nova. Isso pode fazer com que, futuramente, surjam novos tipos de espécies com as mesmas características de seu antecessor.

Principais tipos de estaquias

Dentro desta técnica de reprodução existem diferentes maneiras de execução, e as principais e mais populares entre os agricultores são:

  1. De ponteiro: É bastante comum. Neste método, é muito utilizado plantas herbáceas – vegetais com caule.
  2. Semi lenhosa: O método popularizou-se principalmente entre plantas ornamentais e arbustivas. Dessa maneira, podendo controlar a proporção de seu cultivo.
  3. Lenhoso: É um método popularmente conhecido entre agricultores de todo o mundo. Muito usado no cultivo de árvores frutíferas.
  4. Folhas: Quando se quer obter uma planta idêntica a sua anterior, o método de folhas é utilizado. Suculentas, em sua plantação usam muito dessa prática.

Estaquia

Alguns exemplos de árvores frutíferas que podem ser plantadas com essa prática são:

  1. Estaquia de Jaboticaba
  2. Estaquia de Goiaba
  3. Estaquia de Limão
  4. Estaquia de Manga

Todos esses métodos necessitam que as plantas sejam postas junto a terra e molhadas com cerca periodicidade. Em caso das ornamentais, é necessário regá-la dentro de casa. Dessa forma, fazendo com que a planta cresça da maneira correta.

Hoje, com o alto índice de problemas vegetativos, é importante que pequenos produtores cultivem novos plantios. Mesmo não sendo tão grande, essas árvores podem ajudar no ecossistema local, aproximando animais dessas regiões para que eles se alimentem.

Por fim, o método da estaquia é comum e de fácil acesso a diferentes tipos de produtores. Assim, eles podem usar suas produções para vendas e, por consequência disso, faturar para investir em diferentes áreas do agronegócio.

Agro20 | Portal Vida No Campo