Ícone do site Agro20
Veterinária

Estro é o período no qual a fêmea está apta para a procriação

O estro é a fase de reprodução dos mamíferos, e cada um deles  possui o seu próprio ciclo estral

Durante o período do estro as fêmeas exibem comportamento diferente, estão receptíveis aos machos e o corpo passa por mudanças fisiológicas para gerar uma possível gestação.

O estro varia conforme as espécies. Em alguns mamíferos ele ocorre frequentemente, como as coelhas. Já em outros animais pode ser mais espaçado, como as cachorras.

O que é estro?

Estro é o período na qual uma fêmea está apta para a procriação. Também chamado de ciclo estral, ou ainda de cio, nesta fase ocorrem mudanças fisiológicas no corpo do animal, permitindo, então, que ela se reproduza e possa conceber os filhotes.

O ciclo estral ocorre na maioria das espécies de mamíferos. Nos seres humanos, entretanto, este período é nomeado de ciclo menstrual. Com os animais o estro inicia na puberdade das fêmeas, quando elas estão sexualmente maduras para procriar.

A fase é intercalada com períodos anaestrais. Ou seja, a fêmea só é capaz de conceber uma cria de tempos em tempos. O período estral não é permanente.

O ciclo estral nos animais

Cachorras, vacas e éguas, por exemplo, apresentam um ciclo estral bastante determinante. Assim, esta fase é decisiva para que a fêmea esteja receptiva para o macho e consiga ocorrer a concepção.

O corpo dos animais responde às mudanças da fase estral e a procriação deve correr durante um determinado período, caso o produtor queira aumentar o seu plantel. Dependendo da espécie, então, o ciclo pode ser bastante variado.

Estro em cadelas

O cio das cachorras é dividido em quatro etapas: anestro, proestro, estro e diestro.

Período de estro em vacas

Nos bovinos o processo de procriação é diferente e a fase pode ter dois ciclos: folicular e luteínica.

Curiosidades sobre as coelhas

Os coelhos são conhecidos por serem animais de fácil procriação. Uma coelha doméstica, por exemplo, pode ter um cio com duração de até 16 dias – sendo que destes, ela é fértil por 12 dias.

Já em sistemas de produção, as coelhas podem manter um estro constante. Neste caso, então, podem receber o macho e serem fecundadas praticamente durante o mês inteiro.

Sair da versão mobile