Ícone do site Agro20
Agronegócio

Estrogonofe de frango é simples de fazer e leva ingredientes baratos

O estrogonofe de frango é uma das combinações mais fáceis e simples de servir em um almoço de família. O prato pode tanto ser feito para comer sozinho ou até mesmo naquele momento em que não estamos muito a fim de gastar um dinheiro maior com a carne bovina e outros ingredientes.

Muito versátil, o estrogonofe de frango possibilita várias combinações, receitas e ainda auxilia na saúde do ser humano, ainda mais quando feito com ingredientes naturais, frescos e saudáveis. Afinal, a receita já possui o frango que é extremamente benéfico para a saúde. Confira!

O que é estrogonofe de frango?

Estrogonofe de frango é uma das muitas variações do prato tradicional que foi originado na Rússia e desde então passou por diversas alterações na sua composição, ingredientes e forma de preparo. Justamente por isso, é uma opção muito simples e barata de fazer, além de ser uma receita rápida e que não exige grandes mistérios.

Carne de frango

Utilizada para o preparo do estrogonofe de frango, a carne de frango é uma carne leve e saudável, que traz diversos benefícios para o corpo humano. Além disso, com tantas variações em pratos culinários, a carne de frango tem sido a preferida por pessoas que estão optando por algo mais leve e que ainda assim seja saboroso.

Nesses momentos, a carne de frango acaba sendo a opção perfeita para a receita. Mas é preciso avisar que a receita só terá um gosto mais tradicional e característico quando feita com o peito do frango.

Não quer dizer que, com outras partes, não ficará bom, mas o peito é uma carne mais seca e fácil de preparar, o que contrasta de maneira mais efetiva e saborosa com o molho utilizado para criar o estrogonofe tradicional.

Prova de que a carne de frango é ótima é que, já no início de 2020, foi possível notar um aumento considerável da exportação e produção. Somente em 2019, o Brasil fechou o ano com um crescimento de 2,8% em exportação da carne de frango.

Em alguns locais, inclusive, o preço do frango tem diminuído, tornando-se uma opção ainda mais rentável, já que os consumidores compram em maior quantidade e as empresas acabam ganhando em cima do volume.

Como fazer estrogonofe de frango?

Antes de saber como preparar essa deliciosa receita, é preciso dizer que a receita é extremamente fácil e pode render uma boa quantidade. Nas receitas simples, usa-se geralmente sempre a mesma base, que consiste em:

Esses são os principais ingredientes do estrogonofe de frango. Assim, demais ingredientes podem ser acrescentados dependendo do gosto da pessoa que cozinhará.

Algumas pessoas preferem fugir um pouco do estrogonofe de frango tradicional e acrescentar pimenta e champignon, por exemplo, tornando a receita mais saborosa ao criar o estrogonofe de frango com champignon.

Outra preparação que faz muito sucesso e combina muito bem com esse tipo de carne é o estrogonofe de frango com milho. O milho dá um sabor especial à receita e também faz com que a porção renda mais. Afinal, quanto mais ingredientes são colocados, mais “volume” é feito.

Além disso, uma das melhores combinações é o estrogonofe de frango com batata palha e arroz branco com salada. Não há como resistir!

Receita de estrogonofe de frango

Como já sabemos, a receita de estrogonofe de frango pode ter diversas variações. Algumas delas estão detalhadas a seguir.

Estrogonofe de frango cremoso

Para fazer o estrogonofe de frango cremoso, será necessário usar a base tradicional do estrogonofe de frango, talvez acrescentando alguns ingredientes como: molho inglês, amido de milho, mostarda e ketchup.

O preparo será feito da mesma forma tradicional: em uma frigideira, frite a cebola, o alho e em seguida acrescente o frango em cubos ou desfiado, com sal e pimenta a gosto.

Deixe dar mais uma fritada e em seguida adicione o ketchup, o molho inglês, a mostarda e o creme de leite. Se quiser, pode acrescentar um pouco de massa de tomate. O segredo para deixar o molho cremoso é esperar que a mistura fique homogênea e acrescentar o amido de milho.

É importante colocá-la de forma a peneirar dentro da panela e uma quantidade pequena, o equivalente à ponta de uma colher de café.

Mexa até que o amido de milho se dissolva completamente e, caso necessário, acrescente algum tempero. Quando a mistura estiver quase fervendo, desligue o fogo e sirva com os acompanhamentos de sua preferência.

Pastel de estrogonofe de frango

Na receita de pastel de estrogonofe de frango, alguns ingredientes diferentes como o molho inglês, ketchup e mostarda não foram incluídos pois a intenção é deixar a receita com um gosto mais tradicional. Logicamente, isso vai do paladar de cada pessoa e é completamente possível acrescentar os ingredientes de sua preferência.

Você vai precisar de:

Acrescente na panela o frango desfiado, a cebola e deixe fritar para, em seguida, adicionar o sal. Depois que o frango pegar o gosto do sal e a cebola estiver frita, mas não queimada, adicione o molho de tomate e o creme de leite, então, desligue antes de ferver.

Em seguida, pegue a massa que será utilizada para o pastel e a coloque aberta em cima de uma superfície plana. Depois de feito isso, basta colocar no centro da massa de pastel o estrogonofe de frango, selar a massa e fritar. Essa receita, por mais fácil que seja, deve ser feita com cautela para que a massa fique bem fechada e não vaze a mistura durante a fritura.

Sem dúvidas, todas essas receitas colaboram para que este se torne prato cada vez mais apetitoso. Inclusive, dentre todas as receitas, é considerada a que mais passa por alterações e inovações. Isto é ótimo pois, dessa forma, é bem mais plausível comer o estrogonofe de frango sem enjoar.

Sair da versão mobile