Evapotranspiração é a perda de água do solo e vegetação para a atmosfera

Inicio » Meio Ambiente » Evapotranspiração é a perda de água do solo e vegetação para a atmosfera
19/03/2019 Por
Evapotranspiração é a perda de água do solo e vegetação para a atmosfera

A evapotranspiração considera a evaporação de água de plantas e da terra, que toma forma de vapor e retorna para o ambiente

A evapotranspiração soma os processos do solo e da vegetação pois seria praticamente impossível separar os tipos de evaporação. Um solo coberto com vegetação rasteira, por exemplo, perde água na mesma medida das plantas que estão sobre ele.

A evapotranspiração permite que se calcule as necessidades hídricas de determinadas regiões. Em uma região com pouca vegetação, por exemplo, ocorre pouca evaporação de água. Consequentemente, haverá menor quantidade de chuvas.

Evapotranspiração

O que é evapotranspiração?

Evapotranspiração é chamado um fenômeno que ocorre simultaneamente em duas etapas: a evaporação a água do solo, e a perda de água das plantas através da transpiração. Conhecer esse processo e saber lidar com ele é fundamental para algumas atividades humanas, como o manejo da agricultura irrigada.

Existem cálculos que medem a taxa de evapotranspiração de determinada região. Geralmente ela é medida através de equações que medem a quantidade de água que o solo perde.

Como acontece a evapotranspiração?

A terra é capaz de armazenar água de algumas maneiras, através da chuva ou de irrigação, por exemplo. A água, então, tem dois caminhos para retornar à atmosfera: através da evaporação, quando ainda está no solo, ou das plantas. Ambas as formas chamadas de evapotranspiração, portanto.

Como uma planta perde água?

Um vegetal absorve água para sua sobrevivência e, através dela recebe os nutrientes da terra. Parte dessa água é utilizada para sua própria manutenção. Contudo, o restante passa por evaporação:

  • Folhas: na superfície das folhas existem estruturas chamadas estômatos.
  • Eles são compostos por células vegetais, que formam uma fenda chamada ostíolo.
  • Justamente nessa fenda ocorrem as trocas: a água se evapora e volta para a atmosfera em forma de vapor.

Esse processo também ocorre com os humanos, quando transpiramos. A água se evapora e retorna para o ar. Se fizermos uma comparação, então, podemos observar as roupas no varal: em dias de vento e sol, a evaporação é mais rápida. O mesmo acontece com a vegetação na natureza.

Evapotranspiração

Tipos de evapotranspiração

Existem quatro tipos conhecidos deste fenômeno:

  • Evapotranspiração real: é a quantidade real de água em forma de vapor transferida para o ambiente.
  • Evapotranspiração potencial: é o potencial de água a ser transpirada para a atmosfera, considerando uma vegetação rasteira e verde como base.
  • Evapotranspiração de referência: dado referência utilizado para a transpiração de uma determinada cultura. Esta é considerada livre de doenças e estresse hídrico.
  • Evapotranspiração da cultura: observa-se a transpiração de uma determinada cultura, livre de pragas e doenças. É determinado com base nas taxas de perdas de água desta cultura.

Evapotranspiração na agricultura

Medir os níveis de evapotranspiração pode ser uma medida importante no meio rural. Isso porque, desta forma, é possível descobrir a quantidade de água que o solo e as plantas perdem para o ambiente. Em um sistema irrigado, por exemplo, deve-se analisar o volume de água oferecido para  cultivo. Este volume, portanto, pode variar conforme as condições climáticas. O levantamento dessas taxas, portanto, permite que o produtor calcule as quantidades corretas de irrigação melhore sua produtividade.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo