Expo São Roque é um evento com muitos atrativos para o público

Inicio » Agronegócio » Expo São Roque é um evento com muitos atrativos para o público
01/04/2020 Por
Expo São Roque é um evento com muitos atrativos para o público

Expo São Roque ocorre anualmente na cidade paulista de São Roque, sendo voltada para a exposição de vinhos e gastronomia à base de alcachofra. O tema da 28ª edição da Expo São Roque será “Toca Raul”, homenagem a um dos grandes ícones da música brasileira, Raul Seixas. Além dos tradicionais espaços dedicados ao vinho e gastronomia local, o evento terá uma exposição com pertences pessoais do artista falecido há 31 anos: roupas, manuscritos, fotos e muito mais.

O evento inicialmente está marcado para ocorrer na cidade paulista de São Roque, no Recanto da Cascata, de 2 de outubro a 8 de novembro. No entanto, com os efeitos provocados pela pandemia do Coronavírus em todos os setores de produção, é recomendável aguardar a confirmação da Expo São Roque nas próximas semanas.

Expo São Roque

O que é Expo São Roque?

Expo São Roque faz parte dos eventos do calendário agro no Brasil, realizada na cidade paulista de São Roque. O objetivo do evento é atrair turistas até a região para promover a cultura gastronômica e a produção de vinhos locais.

Sem dúvida, a estrela da exposição é a alcachofra. Os produtos alimentícios do evento são feitos à base dessa flor exótica e comestível, que apresenta tonalidade roxa durante o seu crescimento e se esverdeia ao crescer exposta ao sol.

Por esse motivo, os produtores as envolvem em pequenos pacotes de papel para evitar que percam a tonalidade roxa, tão apreciada pelos consumidores.

O evento também é marcado por um espaço exclusivo para a degustação e consumo de vinhos locais.

Mais do que consumir, os visitantes da Expo São Roque também aprendem e participam da produção de comes e bebes.

O evento promove vários Workshops e áreas de aprendizagem, como o Espaço Goumert, dedicado a ensinar o preparo de alimentos à base de alcachofra.

Outro exemplo de interação é na Pisa da Uva, uma homenagem à tradição italiana da cultura do vinho que incentiva os visitantes a pisarem mais de 300 quilos de uva ao som de Tarantella.

Tanto adultos como crianças podem participar dessa atividade, sem dúvida, muito divertida.

Festa temática

Já virou tradição na Expo São Roque a escolha de um tema para ser o carro chefe do evento, principalmente nas peças promocionais.

O tema geralmente é motivo para se elaborar uma atração à parte e tentar atrair até mesmo aqueles que não são muito interessados em vinhos ou em alcachofras.

O tema escolhido para a edição 2020 da Expo São Roque é a homenagem ao cantor e compositor brasileiro, Raul Seixas.

No espaço a ser realizado o tradicional evento, será dedicada uma área de exposição de objetos pessoais do cantor, como peças de roupas, objetos, fotos, manuscritos, além de shows com as músicas célebres desse ícone eterno do cancioneiro nacional.

Os temas são bem abrangentes na Expo São Roque, não se limitando a homenagens para artistas ou gêneros. O tema da edição de 2019, por exemplo, foi “Ritmos do Brasil”. Contou com várias apresentações de dança e teatro durante a exposição.

Expo São Roque

O local da Expo São Roque

A Expo São Roque ocorre todos os anos no Recanto da Cascata, um parque que oferece 50 mil m² de reserva natural da Mata Atlântica e uma Trilha Ecológica que proporciona um passeio de 20 minutos ao som de quedas d’água.

O parque fica localizado na Av. Antonio Maria Picena, 34, Junqueira, São Roque.

As atrações da Expo São Roque 2020

Como são várias atrações dentro da Expo São Roque 2020, vamos listar as principais para que você possa ficar por dentro do que irá encontrar ao visitar esse evento importante dentro do calendário de eventos do agronegócio.

Praça de alimentação

Sem dúvida, o visitante não poderá deixar de visitar os restaurantes da praça de alimentação, repletos de pratos com alcachofras. As receitas incluem massas, risotos, geleias, pastéis, enfim, a fartura será garantida.

Pisa da uva

Sempre quis saber qual é a sensação de pisar em 300 quilos de uva ao som de Tarantella? Neste espaço com dois grandes barris de uva, você com certeza poderá se sentir um verdadeiro italiano produzindo o seu vinho alegremente em ritmo dançante.

Toca Raul

Se você não pulou nadinha do texto, já sabe do que se trata, mas caso tenha sido impaciente, vai um resumo. Esse ano, o tema do festival será o cantor e compositor que marcou uma geração, e continua marcando, Raul Seixas.

Mesmo depois de 31 anos após a sua morte, a arte de Raul confirma aquilo que a crítica especializada já havia constatado antes mesmo da partida do corpo físico da lenda do rock nacional: é imortal e sempre continuará presente no imaginário do brasileiro.

A Expo São Roque terá um espaço totalmente dedicado à vida e obra do cantor. Você, que é fã, não pode perder!

Ensino de receitas

Adora receitas com alcachofras ou descobriu durante o evento que não pode viver mais sem esse vegetal na sua dieta? Na Expo São Roque, há vários workshops culinários gratuitos.

Expo São Roque

Espaço das adegas

O vinho não está presente só na hora da Pisa da Uva. Há um espaço totalmente dedicado para a degustação dessa bebida dos deuses.

Esse local é o Espaço das Adegas. Além da decoração característica de vinícolas, os visitantes podem se deliciar com degustações dos melhores vinhos do Estado de São Paulo e aprender mais sobre cada um deles com workshops sobre a história, preparo e armazenamento de vinhos.

Expo São Roque: ingressos

Sobre os ingressos Expo São Roque, os valores variam conforme o dia que pretende visitar a exposição. O evento fica aberto nos finais de semana.

Na sexta-feira, o ingresso está no valor de 15 reais. Sábados e domingos, 38 reais.

Menores de 8 anos não pagam entrada. Têm direito à meia entrada os professores, estudantes e idosos acima de 60 anos.

Os valores, assim como os dias do evento, estão sujeitos a alterações.

Eventos do agronegócio

O calendário de eventos do agronegócio brasileiro, sem dúvida, é bem movimentando. Por isso, listamos os principais eventos do setor no Brasil:

  • Show Rural Coopavel;
  • Expoinel;
  • Tecnoteste;
  • Expo Londrina;
  • Expogrande;
  • Tecnoshow;
  • Expozebu;
  • Agrishow;
  • Megaleite;
  • Expointer;
  • Festa do Boi.

Certamente a Expo São Roque está inclusa entre os principais eventos agro. Ao contrário de muitos dos eventos citados na lista, a festa na cidade de São Roque é a que tem mais chances de não sofrer adiamento em razão do Coronavírus, pois tradicionalmente ocorre no segundo semestre. No entanto, ainda não é possível ter certeza de sua realização este ano.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo