Expoaraçatuba é evento agropecuário do interior de São Paulo

Inicio » Agronegócio » Expoaraçatuba é evento agropecuário do interior de São Paulo
27/03/2020 Por
Expoaraçatuba é evento agropecuário do interior de São Paulo

Araçatuba abriga todos os anos o evento Expoaraçatuba e se localiza no interior de São Paulo, sediando diversos eventos do universo agro. Por conta disso, a cidade possui uma vasta e diversificada economia, além de ser um grande polo universitário para futuros profissionais do agronegócio.

Dessa forma, a Expoaraçatuba se torna um dos principais eventos da cidade, sendo um encontro de profissionais e empresários do setor agropecuário. Além disso, o evento visa trazer maior visibilidade para esses profissionais.

Expoaraçatuba

O que é Expoaraçatuba?

Expoaraçatuba é um evento com foco no setor agropecuário e é um dos eventos agro mais conhecidos por profissionais do ramo e também por visitantes de todo o país. A sua realização ocorre no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, que é localizado em Araçatuba, São Paulo.

Esse evento teve início oficial em 1959 e, desde então, é realizado anualmente durante o mês de julho. A origem do evento se deu na década de 30, quando moradores da cidade de Araçatuba resolveram competir criando o Concurso do Boi Gordo, que se tornou uma grande competição de animais.

Além disso, é importante frisar que a Expoaraçatuba é crucial para o agronegócio, pois já foi capaz de movimentar o correspondente a R$ 6 milhões. Esse valor foi alcançado somente em 1999, durante a sua 40ª edição.

O que compõe o Expoaraçatuba?

Como todo grande evento, a Expoaraçatuba conta com atrações muito interessantes que possibilitam maior circulação de pessoas e popularidade do evento. Além disso, com inúmeras atrações, é possível que não somente profissionais acabem passando por lá, mas também simpatizantes e o público em geral.

Algumas das principais atrações que o evento oferece ao público, são:

  • Parque de diversões;
  • Shows musicais com atrações muito conhecidas;
  • Pavilhão comercial.

O evento também conta com praça de alimentação com mais de 30 locais para escolha e área comercial para que as pessoas possam comprar e fechar negócios. Além disso, para os visitantes interessados, o pavilhão comercial abriga diversas lojas com produtos muito interessantes e de grande diversidade.

Por conta de tantas atrações que são diferenciadas e versáteis aos mais diversos públicos, a Expoaraçatuba 2020 promete chegar com muito mais força do que nos anos anteriores, além de trazer diversas novidades, exposições e shows com os artistas mais conhecidos do momento.

Expoaraçatuba

Eventos do agronegócio

Os eventos do agronegócio, incluindo a Exporaçatuba, são muito importantes para as pessoas, sejam elas estudantes, profissionais experientes ou iniciantes e visitantes, pois levam novidades e muito conhecimento sobre agronegócio.

Além disso, esses eventos possibilitam que cidadãos urbanos adquiram maior conhecimento e entendimento da importância do Agronegócio e sobre como funciona a rotina do profissional agro. Eventos como esses também movimentam a economia e são essenciais para os profissionais da área.

Dessa forma, há uma maior promoção e reconhecimento para os criadores de animais, para a venda de máquinas, além de serem ótimos para concretizar negócios que podem ser altamente lucrativos para os profissionais e demais envolvidos.

Os eventos voltados para o agronegócio, assim como a Expoaraçatuba, visam trazer um conhecimento geral para as pessoas que estão interessadas em ingressar nessa carreira, podendo mostrar e ensinar na prática como funcionam as negociações e demais aspectos desse segmento.

Impactos causados por eventos agro

Assim como a Expoaraçatuba e demais eventos, é possível impactar de forma positiva em toda a economia nacional. Isso porque o agronegócio é extremamente vasto e, quando feito de forma correta, pode ser muito lucrativo para todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente.

Além disso, os trabalhadores do agronegócio depositam muito tempo e dedicação para fazer com que o seu empreendimento tenha sucesso e renda o suficiente para auxiliar na economia nacional e ter seus próprios lucros para que, assim, seja possível investir em crescimento e maior capacitação.

Para as pessoas que talvez não entendam a fundo do assunto, pode parecer que o setor não impacta de forma tão profunda. Para entender melhor o quão importante os serviços do agronegócio e de seus eventos impactam a nível nacional, basta estudar e observar os seguintes tópicos econômicos:

1. Exportações

O agronegócio, junto a seus eventos, é um dos principais responsáveis por garantir e sustentar de forma eficaz a economia brasileira. Isso porque representam, aproximadamente, cerca de 48% das exportações. Setores como cárneos, sucroalcooleiros e soja somam muito mais de R$ 80 bilhões.

2. PIB

O PIB é um indicador econômico muito importante e de forte impacto. Logo, o agronegócio também foi capaz de aumentar a sua presença no PIB, conquistando a marca de 23%. Além disso, esse também é um ótimo reflexo do crescimento constante do PIB para com o agronegócio.

3. Gerador de empregos

Uma das características mais importantes para que a economia nacional cresça e gire de forma constante e correta, é que as pessoas tenham emprego. O agronegócio já contribuiu para gerar mais de 20 milhões de empregos. Estima-se que, somente esse ano, seja possível gerar mais de 80 mil empregos.

Expoaraçatuba

Impacto social dos eventos agro

Como é possível observar, o impacto que eventos como a Expoaraçatuba trazem para o setor econômico e social é de extrema vantagem. Com esses eventos, fica muito mais fácil disseminar conhecimento e mostrar às pessoas sobre a importância do agronegócio e como ele colabora com diversos aspectos sociais e econômicos.

Como dito anteriormente, diversas características da economia nacional são impactadas profundamente pela prosperidade e sucesso que o agronegócio promove. Mesmo que algumas vezes não receba o devido valor, é um setor que precisa de muita visibilidade.

Dessa forma, a Expoaraçatuba visa crescer e aumentar a sua popularidade para que, com ela, cresçam profissionais e investimentos voltados para a área. Além disso, esses eventos são de extrema importância para quem participa desse setor profissional.

Isso porque profissionais atuantes dessa área ou demais pessoas interessadas no assunto precisam estar conectadas às novidades e propostas que a tecnologia agrega para o agronegócio. Afinal, é uma forma incrível de agregar crescimento e aliar tendências para o setor.

Assim, a Expoaraçatuba visa juntar novidades, entretenimento e conscientização sobre o setor do agronegócio. Dessa forma, traz dados e lucros importantes para a economia brasileira e para os profissionais que participam de tal evento. Vale a pena conferir!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo