Extrusão: entenda a importância desse processo industrial

Inicio » Agronegócio » Extrusão: entenda a importância desse processo industrial
19/03/2019 Por
Extrusão: entenda a importância desse processo industrial

A extrusão pode dar forma a um material e conferir determinadas características a ele

Dentre os vários processos de produção industriais, temos a extrusão. Trata-se de um método altamente eficaz e preciso na definição das formas e do tamanho do produto obtido. Tal processo pode fazer parte de setores da agroindústria.

Assim, a extrusão é utilizada para vários fins, como no caso da extrusão de alumínio, extrusão da borracha e extrusão de plástico. O processo se destaca, ainda, na produção industrial de alimentos.

extrusão

O que é extrusão?

O processo de extrusão ocorre na indústria, basicamente. Dá-se ao forçar a passagem de uma substância pastosa por um orifício, a fim de obter certa forma de acordo com a utilidade do produto. Essa pasta pode ser:

  1. Massa orgânica;
  2. Matéria plástica;
  3. Metal.

Portanto, para entender o que é extrusão, é necessário considerar que o material é sempre inserido em uma matriz. Essa matriz vai permitir que a massa adquira o formato pré-determinado.

Assim, a questão sobre o que é extrusão remete a um processo mecânico que produz bens continuamente, ou seja, na indústria.

A forma obtida pode ser filamentosa, alongada etc. Tal processo é bastante utilizado na produção de bens alimentícios, a exemplo das massas, e também no fabrico de outros produtos como:

  • Fios;
  • Tubos;
  • Tiras de borracha;
  • Alumínio.

Desta forma, a massa chega à sua forma final após a moldagem e a secagem. Essa forma é a que se vai distribuir ou consumir.

As matrizes de extrusão geralmente são transversais ou vazadas, mas podem ser cheias. Caracterizam-se pela solidez e resistência, e a constituição da matriz não é afetada por sua utilização contínua. Portanto, a vida útil da matriz de extrusão é longa.

Produtos que passam por tal processo apresentam dimensões exatas, com secção transversal. As peças mais extensas podem ser fatiadas ou cortadas, conforme a necessidade de utilização.

Como funciona o processo?

Este processo mecânico ocorre através da extrusora. Esta, por sua vez, é composta por:

  • Motor: rotaciona a rosca à qual se liga. Pode ter mais de uma rosca, que giram em sentidos contrários;
  • Rosca: a máquina pode apresentar até duas roscas. Essas roscas cisalham a substância, fazendo a fusão e/ou plastificação da mesma. Para extrusar materiais com grande resistência, aumenta-se a relação entre comprimento e diâmetro da rosca. Aqui, é importante cuidar os polímeros: materiais com esse componente podem se degradar em temperaturas elevadas;
  • Barril de aquecimento: gera calor na matéria-prima cisalhada. Essa matéria vai ser fundida no barril de aquecimento;
  • Matriz: Formata a matéria pressionada. Assim, o produto fica na forma desejada, de maneira contínua. Há um cortador que permite que os itens tenham os tamanhos desejados.

Etapas da extrusão

extrusão

As etapas básicas da extrusão industrial são:

  • Seções da rosca: geralmente por meio de um funil, introduz o material na área de alimentação. A rosca empurra a matéria-prima sólida para sua zona de compressão, em que ocorre o cisalhamento desta. Inicia-se a compressão e fusão dos sólidos ou à plastificação de polímeros, quando há deslocamento da matéria para a zona de dosagem da rosca. Os barris de aquecimento,  podem adicionar calor. No fim, a matéria tem sua pressão e seu cisalhamento aumentados, para fundir totalmente a matéria sólida;
  • Matriz: aqui a matéria fundida é empurrada pela rosca. Isso ocorre quando a matriz é atravessada pela zona de dosagem. Assim, o produto adquire o formato desejado. Não é mais necessário fornecer calor, mas resfriamento;
  • Corte: empurra-se o produto depois de passar pela matriz, em sua forma já definida, de maneira contínua. Nessa etapa o produto final tem seu tamanho determinado de acordo com o tempo entre um corte e outro.

Portanto, a extrusão se trata de um processo utilizado para produção de bens. Destacam-se, nesse método, a extrusão da borracha e a extrusão de alumínio, bastante utilizados.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo