Ícone do site Agro20
Agronegócio

Faixas de transição são áreas entre domínios morfológicos

Faixas de transição

É de grande importância conhecer sobre faixas de transição para compreender condições climáticas, tipos de vegetação e outros pontos importantes para o agronegócio. Antes de tudo, faixas de transição são áreas que marcam a transição entre domínios morfoclimáticos.

Faixas de transição são áreas entre domínios morfológicos. Em outras palavras, são espaços que possuem características de mais de um domínio morfoclimático. Assim, essas áreas são híbridas. Para compreender melhor essa definição, é preciso conhecer os domínios morfoclimáticos existentes no Brasil.

O que são domínios morfológicos?

O Brasil é o quinto maior país no mundo, tendo mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Ou seja, um país com território gigantesco e com variedades de climas e tipos de vegetação.

Existe um conceito nos estudos geográficos – chamado de domínio morfológico – que compreende a integração de diferentes elementos. Em outras palavras, clima, tipos de solo presentes naquela área, relevo identificado, movimentação e presença de água, assim como formas de vegetação que se desenvolvem na região são importantes dentro dos domínios morfoclimáticos.

Existem seis domínios morfoclimáticos no Brasil. No entanto, entre esses domínios, existem áreas que são chamadas de faixas de transição – compostas por domínios híbridos.

Quais os tipos de domínios morfológicos?

Seis tipos de domínios morfoclimáticos compõem o território nacional:

O que são faixas de transição?

Diante da informação de domínios morfológicos, fica mais fácil compreender o que é faixa de transição. Ou seja, tratam-se de áreas que ficam entre um domínio e outro, fazendo essa transição entre eles.

Como mencionado, as zonas de transição possuem características diversas, compostas por subdivisões:

Conhecer a existência dessas faixas de transição permite aos produtores compreender que existe a influência dos domínios que delimitam essas regiões. Afinal, conhecer os tipos de vegetação, clima e aspectos geográficos contribui para o desenvolvimento da agricultura e criação de animais diversos.

Sair da versão mobile