Clima tropical apresenta pequena variação de temperatura nos trópicos

Inicio » Meio Ambiente » Clima tropical apresenta pequena variação de temperatura nos trópicos
18/01/2021 Por
Clima tropical apresenta pequena variação de temperatura nos trópicos

O clima tropical apresenta ao menos uma diferença em relação a outros tipos de clima: tem duas estações definidas durante o ano. Como o nome deixa implícito, se situa na faixa intertropical. Além disso, fica entre dois trópicos.

O verão do clima tropical se caracteriza por ser quente e seco. Mais seco do que no inverno, por exemplo. O clima também é conhecido por ter um alto índice pluviométrico. Ou seja, tem alta incidência de chuva.

Clima tropical

O que é clima tropical?

Clima tropical é uma das possíveis variações climáticas às quais o nosso planeta está sujeito. Ao todo, a Terra lida com 10 tipos de climas, sendo o clima tropical mais um deles.

Apesar de muitos apresentarem semelhanças entre si, sem dúvida, contam com diferenças significativas que os distinguem um dos outros.

No caso do ambiente tropical, certamente, um dos pontos de distinção diz respeito à faixa que ocupa no globo. Localiza-se na faixa intertropical e entre os trópicos de Câncer e Capricórnio.

Portanto, todas as áreas que se situam nesse espaço do planeta vivem sob as condições climáticas proporcionadas pelo clima tropical.

As áreas que ocupam são tão extensas quanto variadas. Outro aspecto notável tem como alvo as chuvas. Esses locais lidam com variação considerável de ocorrência de chuva durante um ano.

Suas características de clima também contam com particularidades distintas que cuidaremos de esmiuçar mais a seguir.

Características do clima tropical

A região tropical apresenta duas estações de clima bem definidas ao longo do ano. E o que isso significa exatamente? Em outras palavras, o que quer dizer estações definidas?

Usa-se o termo “estação” para definir um período em que há predominância de um clima.

Por exemplo, se durante um ano sempre há 3 meses, ininterruptos, que apresentam baixa temperatura, costuma-se classificá-los como período de inverno ou estação de inverno. Como deve saber, ao todo, há 4 estações possíveis em um ano: primeira, verão, outono e inverno.

Se o clima tropical tem 2 estações definidas, significa que, durante o ano, as regiões sob influência desse clima experimentam apenas 2 sensações térmicas predominantes. No caso, verão e inverno.

Na verdade, o mais correto seria dizer estação seca e estação chuvosa. Veremos mais detalhes adiante.

Essas estações climáticas são “alargadas” de modo a ocupar os meses que poderiam ser de primavera ou outono.

O verão de região tropical, sem dúvida, é quente e seco. Porém, o mesmo não se pode dizer do inverno. E nem se trata de temperatura muito baixa, mas de umidade. O período de temperatura mais baixa no clima tropical tem como principal característica a chuva.

A média de quantidade de chuvas no ambiente tropical varia de 2000 mm a 3000 mm anuais. Porém, a distribuição de chuvas ao longo do ano não é homogênea. Ou seja, não chove todos os meses.

A chuva se concentra fortemente em alguns meses, que passam a ser conhecidos como estação chuvosa, antagônica à estação seca, naturalmente mais quente.

Ou seja, nem se trata da época menos quente ser um inverno qual o conhecemos, mas apenas um período de temperatura mais branda, muito devido à umidade. A variação térmica entre as estações é mínima.

Clima tropical

Tipos de clima tropical e a classificação climática de Köppen-Geiger

Podemos dividir os climas tropicais de acordo com a classificação climática Köppen-Geiger. Essa classificação, também conhecida como classificação climática de Köppen, trata-se de uma categorização global dos tipos de climas mais usados em geografia, ecologia, climatologia e áreas relacionadas.

A classificação climática Köppen parte da premissa de que a vegetação existente em uma área é uma expressão do tipo de clima que nela predomina. Ou seja, áreas de climas mais quentes, frios ou variados desenvolvem vegetações específicas. A partir da análise da vegetação, classifica-se o tipo de ambiente existente na área.

Os climas tropicais recebem classificação “A” da metodologia de análise climática Köppen.

Eles são divididos da seguinte maneira:

  • Clima equatorial, equatorial úmido ou tropical de floresta (AF): tipo de clima encontrado em latitude de 5 °C para Norte e Sul do Equador. Sem dúvida, uma de suas características mais marcantes está relacionada à chuva. Todos os meses, chove mais de 60 mm. Outro aspecto marcante é o de não ter estações do ano. Ou seja, a variação de clima durante o ano é muito baixa;
  • Clima tropical de estações úmida e seca, tropical com estação seca, equatorial seco e tropical de savana (AW/AS): tratam-se de grupos de climas com estação seca. Isso significa que certamente a precipitação de queda d’água, ou seja, chuvas, é inferior a 60 mm ao menos um mês por ano. O “AW” e o “AS” se referem ao período de maior seca. Em inglês, inverno escreve-se winter (daí o W) e, verão, summer (daí o S);
  • Clima monçônico ou clima tropical de monção (AM): estes aqui já se tratam de climas com índice de precipitação pluvial inferior a 60 mm em ao menos um mês em um ano. Contudo, não se trata da única característica. O clima AM também marca por ter épocas de monções, ou seja, período em que há concentração máxima de precipitação chuvosa.

Por que o clima predominante no Brasil é o clima tropical?

O clima tropical no Brasil predomina por um simples motivo: a localização do país. Isto porque 93% do território brasileiro se encontra no Hemisfério Sul. O restante se localiza no Hemisfério Norte.

Ou seja, isso significa que quase todo o território do Brasil fica na zona intertropical do planeta, a zona onde o clima tropical predomina.

Contudo, o país abriga diversos tipos de clima, tais como o clima tropical de altitude, o clima tropical semiárido, o clima subtropical, o continental, entre outros.

No entanto, percebeu que a maioria deles tem o “tropical” no nome? O motivo é simples: sem dúvida, há uma diversidade de climas no Brasil, mas boa parte deles se trata de variações do clima tropical.

Clima tropical

Vegetação do clima tropical

Altas temperaturas e alta densidade pluvial. Certamente, a receita para formação de florestas de alta densidade, tão densas como exuberantes. Sem dúvida, o maior exemplo é a Floresta Amazônica.

A vegetação de clima tropical tem árvores mais baixas do que as verificadas na região equatorial da mesma floresta. Na savana, as árvores são espaçadas e a vegetação é rasteira.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo