A fécula de batata é usada em receitas sem glúten

Inicio » Agricultura » A fécula de batata é usada em receitas sem glúten
07/05/2019 Por
A fécula de batata é usada em receitas sem glúten

A fécula de batata é uma farinha nutritiva e versátil

A fécula de batata, ou amido de batata, é uma farinha obtida pela secagem e moagem da batata inglesa. É um pó bem fino, de cor branca e sem cheiro.

Visualmente, a fécula de batata se parece com a farinha de trigo. No entanto, é um produto que não tem glúten.

Fécula de batata

O que é fécula de batata?

A fécula de batata é inodora e particularmente leve, por isso é ​​amplamente usada na confeitaria. Um exemplo é a utilização desse produto como espessante para cremes e na confeitaria em geral.Além disso, ela é muita valorizada na produção de bolos, tortas e de outros doces de forno, já que deixa a massa especialmente macia e úmida. Em algumas receitas, utiliza-se uma mistura de fécula batata com farinha de trigo.

Pode ser usada ainda para engrossar caldos e molhos, para dar crocância a bifes e peixes empanados (se usada junto com a farinha de rosca).

Alimentos industrializados como biscoitos e salgadinhos também podem conter essa farinha em sua composição. Também pode ser usada na panificação como complemento para a farinha de trigo, inclusive na fabricação do pão francês, biscoitos e pizzas.

Por não conter glúten, é uma excelente aliada para quem procura alimentos livres de farinha de trigo.

Fécula de batata na indústria

Embora seja uma estrela da culinária, a fécula de batata também é muito útil para a indústria não-alimentícia. O produto é usado como enchimento pela indústria farmacêutica. Já na indústria têxtil, é utilizado como adesivo.

Em madeireiras, é aplicada em fórmulas de aglutinantes e como agente de textura na indústria de papel. Além disso, pode ser empregada na produção de poliestireno que gera produtos biodegradáveis descartáveis.

Benefícios da fécula de batata para a saúde

Por ser isento de glúten, é um produto valorizado por quem procura uma dieta leve. Além disso, é uma alternativa para portadores de doença celíaca (intolerância ao glúten). Mas as vantagens não param por aí. Conheça outros benefícios:

  • Por ser rica em fibras, regula o apetite e dá sensação de saciedade
  • Contribui para o bom funcionamento do intestino, devido ao amido resistente em sua composição que estimula a proliferação de bactérias benéficas ao nosso organismo
  • É fonte de cálcio, por isso contribui para a saúde dos ossos
  • Estimula o funcionamento do cérebro por ser rica em vitamina K
  • É um probiótico, ou seja, ajuda a “alimentar” as bactérias boas do nosso organismo
  • Ajuda na prevenção da anemia, uma vez que possui ferro em sua composição, o que contribui para a produção de células vermelhas

Além de todas essas vantagens, é uma fonte de energia por conter carboidratos.

Qual a diferença entre fécula de batata e amido?

Muitas pessoas confundem fécula com amido. No entanto, apesar de serem muito semelhantes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária tem definições diferentes para cada produto.

Segundo a ANVISA, amido é o produto amiláceo obtido das partes aéreas comestíveis dos vegetais, como as sementes, por exemplo. Por outro lado, a fécula é o composto extraído das partes subterrâneas comestíveis dos vegetais, como os tubérculos e raízes.

Fécula de batata

Como substituir a fécula de batata?

Encontrou uma receita que leva fécula de batata, mas não tem o produto na despensa? Há maneiras de substituí-la sem comprometer o prato.

É possível usar, por exemplo, amido de milho. Ele pode ser misturado em receitas diárias como molhos, caldos e pudins. A araruta, que também tem sabor neutro, é mais uma alternativa. No entanto, ela custa um pouco mais.

Outros substitutos da fécula de batata são a fécula de mandioca, o amido de tapioca, a farinha de trigo e os espessantes industrializados.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo