Feira orgânica e as vantagens de consumir seus produtos

Inicio » Agricultura » Feira orgânica e as vantagens de consumir seus produtos
06/06/2019 Por

A feira orgânica oferece uma grande variedade de alimentos e prioriza a alta qualidade

Recebem o selo de feira orgânica as produções que contam com um processo produtivo natural; ou seja, em que não há uso de agroquímicos no processo de cultivo e onde até mesmo os insumos agrícolas são naturais. A quebra dos industrializados está presente neste tipo de comércio e ganha o gosto popular de quem busca qualidade, variedade e preço justo. A maior vantagem de consumir esse tipo de alimento é a diversidade em que podem ser encontrados. Indo muito além dos alimentos, o artesanato também costuma estar presente nestes locais.

A feira orgânica é comumente uma produção fruto da agricultura familiar ou de produtores de pequeno porte. O maior diferencial entre essas feiras e os supermercados é a possibilidade de estar em contato com o produtor e saber mais do processo produtivo. Existem muitas indústrias que oferecem produtos orgânicos, entretanto, a qualidade pode decair quando a demanda se torna maior que a oferta.

Feira orgânica de bairro

O que é feira orgânica?

A feira orgânica promove a venda de alimentos sem uso de pesticidas ou qualquer outro agente que altere a sua composição em alguma das etapas de produção. O processo produtivo é o fator que caracteriza e garante o selo orgânico do alimentos. Na maior parte dos casos, ele é atribuído à produtores familiares de pequena escala. O hábito de frequentar este tipo de feira, além de muito saudável, é também de um grande custo benefício.

O processo de cultivo orgânico vai além das frutas, legumes e verduras; e os produtores orgânicos também desenvolvem métodos isentos de agroquímicos para a criação de bovinos e galináceos, entre outros animais.

Além de não usar hormônios, esses produtores também ofertam alimentos igualmente orgânicos para os animais que criam; caracterizando o processo produtivo. Desta forma, o produto final (tanto o leite como os ovos) também está apto a receber o selo orgânico.

Além disso, algumas feiras orgânicas também contam com uma extensa variedade de produtos orgânicos artesanais, geralmente produzidos por pequenas empresas ou agricultores locais. Os produtos mais comercializados são doces; bebidas típicas; queijos; massas; artesanatos; cosméticos; e até mesmo produtos medicinais de caráter fitoterápico.

Vantagens da feira orgânica

As vantagens que frequentar feiras orgânicas estão diretamente associadas com a qualidade dos alimentos comercializados. Isso porque algumas das propriedades nutritivas dos alimentos podem ser perdidas por conta do uso de agroquímicos e adubos industriais no cultivo.

Além disso, apostar nas feiras orgânicas tem a vantagem de incentivar a agricultura familiar e gerar renda para pequenos produtores.

Feira orgânica oferece grande variedade de alimentos

Em relação aos supermercados, a feira orgânica pode se sobressair até mesmo em relação aos que oferecem alimentos orgânicos. Isso acontece tanto por conta do preço como da qualidade dos produtos que são comercializados. Diferente das feiras, os hipermercados trabalham com demanda dos produtos e; por isso, o preço pode aumentar quando há uma baixa procura. Além disso, existem empresas que valorizam apenas o selo orgânico, mas que, na prática, não utilizam o método dos produtores familiares.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo