Fibra de vidro é material versátil e que pode ser usado na agropecuária

Inicio » Agronegócio » Fibra de vidro é material versátil e que pode ser usado na agropecuária
09/05/2019 Por
Fibra de vidro é material versátil e que pode ser usado na agropecuária

O uso da fibra de vidro é uma alternativa importante em mercados já consolidados

A fibra de vidro é um material que é utilizado por diferentes mercados, de modo que se tornou uma opção válida em atividades já consideradas convencionais, como a agropecuária e a construção civil.

O uso da fibra de vidro deve ser feito com extremo cuidado, uma vez que ele tem composições altamente nocivas a saúde humana e ao meio ambiente.

Fibra de vidro presente em telha

O que é fibra de vidro?

A fibra de vidro é uma espécie de compósito – materiais unidos por outros materiais – que é composta por pequenos fios de vidro. Sua união acontece, principalmente, por meio do silicone; que é capaz de unir estes fios de modo que se tornem um só.

A produção da fibra de vidro é feita de maneira industrial. Dessa maneira, todo o produto em estado líquido é posto em temperatura elevada, algo em torno de 1600ºC. Após isso, todo o produto é resfriado e, enquanto isso, o corte dos fios é feito.

O tamanho e a espessura dos fios pode variar de acordo com a demanda recebida. Produtos como a telha e unhas postiças, por exemplo, fazem muito uso desse material em suas composições.

As primeiras aparições da fibra de vidro aconteceram na Europa, em meados de 1930. No entanto, o seu reconhecimento como um material importante de maneira mundial só aconteceu 10 anos mais tarde. Assim, passou a ser utilizado para diferentes tipos de fabricação, como os carros, por exemplo.

Durante a Segunda Guerra Mundial, ela foi muito usado na fabricação de aviões, uma vez que o material é leve; e isso contribuía para tornar os aviões mais ágeis e eficientes.

Na odontologia, a fibra de vidro é unificada com outras composições para a preparação de próteses. Dessa maneira, torna o apetrecho mais leve e resistente, fazendo com que o paciente pareça estar com os seus dentes naturais.

Reservatórios de produtos químicos, chamados de containers, também utilizam da fibra de vidro em suas composições. Isso acontece por conta da textura mais lisa do material que acaba impedindo a formação de micro-organismos; mesmo que um líquido fique armazenado por um longo período de tempo, por exemplo.

Esse tipo de container é bastante usado para o armazenamento de produtos combustíveis ou inflamáveis, por exemplo.

Fibra de vidro e a agropecuária

Mesmo sendo perigoso para o meio ambiente, o uso correto da fibra de vidro pode ser positivo, principalmente para a agropecuária. O abrigo dos animais, por exemplo, pode ser feito com o material, o que facilita muito a limpeza do local. Além disso, evita o acumulo de bactérias que possam ser perigosas para a saúde dos bichos.

Na agricultura, o uso da fibra de vidro é interessante para a construção de hortas, permitindo que toda a sua estrutura seja feita de maneira maleável. Com isso, se ganha a vantagem de uma probabilidade mínima de prejuízos em casos de mudança de tempo ou ventanias que possam afetar estruturas mais rígidas, por exemplo.

Fibra de vidro na construção civil

O uso da fibra de vidro na construção civil é amplo, pois o material se apresenta como um ótimo substituto do aço. Isso porque ele torna mais leve a estrutura do local construído; garantindo a segurança sem que ela tenha o seu peso sobrecarregado.

No longo prazo, o material também traz a vantagem de não ser corroído facilmente com o tempo ( como é o caso do aço) – evitando que obras frequentes de restauração precise ser executadas. Por isso, o seu uso é cada vez mais comum na estruturação de prédios, por exemplo; aparecendo em formato de grade para que fique totalmente preso ao cimento e garanta a firmeza da base.

O uso da fibra de vidro ajuda no corte de gastos, abrindo margem para investimentos em outras atividades dentro da própria construção.

Fibra de vidro

Vantagens da fibra de vidro

Além do que já foi citado anteriormente em relação às vantagens que a fibra de vidro pode oferecer, também há outros sentidos em que este material pode ser bastante vantajoso.

  • Não é inflamável: em caso de incêndio, a fibra não propaga a chama e nem emite fumaças tóxicas.
  • Higiene: é um material que pode ser facilmente higienizado, evitando a propagação de diferentes bactérias.
  • Versátil: na construção civil, a fibra pode ser usada tanto para a parte estrutural quanto para os acabamentos. Alguns gessos de teto, por exemplo, são compostos pela fibra; sendo considerados mais estáveis e e resistentes a trincados por conta de trepidações.

Desvantagens da fibra de vidro

O cuidado durante a produção da fibra de vidro deve ser grande, pois a liberação de resinas que acontece nesse processo pode ser prejudicial. Além de causar problemas no aparelho respiratório, a inalação desse tipo de substância também pode ocasionar o desenvolvimento de doenças como o câncer.

industria produzindo fibra de vidro

Por isso, na hora de trabalhar com o material é indispensável o uso de acessórios protetores. Alguns bons exemplos desse tipo de proteção são máscaras, luvas e roupas que evitem o contato com a pele.

Além disso, o descarte incorreto da fibra também pode ser prejudicial ao meio ambiente. Quando ele passa pela produção, recebe o chamado cromo, que é nocivo para a saúde do planeta e humana. Despejar a fibra de forma líquida ou sólida nas margens dos rios ou mares faz com que parte do ecossistema seja afetado. Com isso, perdas irreparáveis podem ser desencadeadas; incluindo a extinção de animais, por exemplo.

Mercado da fibra de vidro

O mercado da fibra de vidro ainda não é consolidado, mas caminha para isso. No Brasil, em construções recentes, ele tem sido muito procurado pois, além de cortar gastos, faz com que as obras sejam concluídas dentro de um espaço mais curto de tempo.

A fibra de vidro é um produto com ótimo valor de mercado e que tem suma importância ao desenvolvimento da indústria e novas atividades de mercado. Cada vez mais reconhecido por sua versatilidade, o material une a leveza de seu peso com a total garantia de segurança; que é necessária nos mais diversos tipos de estruturação.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo