Fibras insolúveis passam pelo estômago sem sofrer alterações

Inicio » Agronegócio » Fibras insolúveis passam pelo estômago sem sofrer alterações
05/12/2020 Por
Fibras insolúveis passam pelo estômago sem sofrer alterações

As fibras insolúveis não podem ser digeridas, mas trazem benefícios à saúde dos humanos e dos animais. Já é de conhecimento de todos que uma alimentação equilibrada faz bem para a saúde. Por isso, ingerir as quantidades corretas dos nutrientes ajuda a evitar doenças e aumenta o nosso bem-estar. Assim, o consumo de fibras insolúveis deve atingir a recomendação média diária.

Contudo, não são somente os humanos que se beneficiam dos efeitos das fibras solúveis. Os animais, em especial, os suínos, precisam que elas sejam incluídas em sua dieta a fim de melhorar seu bem-estar e produtividade. Confira mais detalhes sobre esse assunto no artigo de hoje. Boa leitura!

Fibras insolúveis

O que são fibras insolúveis?

Fibras insolúveis são carboidratos não digeríveis e que não são solúveis em água. Assim, o sistema digestivo humano e animal não tem capacidade de digerir ou absorver essas fibras, de forma que passam intactas pelo sistema digestório.

As principais fibras insolúveis são a hemicelulose, a celulose e a lignina. Embora não se dissolvam na água, essas fibras têm grande capacidade de absorção de água e atuam no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, retardando ou reduzindo sua absorção.

De fato, grande parte dos alimentos tem mais fibra insolúvel do que solúvel. A grande diferença entre esses tipos de fibras é a forma que elas se comportam no trato intestinal.

Importante ressaltar que, embora nenhuma delas possa ser digerida, a fibra solúvel se transforma em um gel na presença de água e tem ação no metabolismo, enquanto as insolúveis têm ação principalmente mecânica.

Apesar de os tipos de fibras serem essenciais para uma alimentação saudável e igualmente para o bom funcionamento de todo o organismo, as fibras solúveis têm a vantagem de diminuir a absorção de glicose no intestino e reduzir o colesterol.

Fontes de fibras insolúveis

Decerto, grande parte das frutas, verduras, legumes e oleaginosas tem grandes quantidades de fibras insolúveis, em especial na sua casca.

Atualmente, o alimento que contém a maior concentração desse componente é a amêndoa com casca, contendo 8,6 gramas de fibras insolúveis em 100g. Além disso, o amendoim, a azeitona verde e o coco ralado também fornecem um ótimo aporte deste tipo de fibra.

De forma geral, os grãos, pães e massas integrais também são uma excelente fonte de fibras. Ademais, frutas com bagaço costumam ser ricas em fibras insolúveis. Porém, é necessário comê-lo para aproveitarmos seus benefícios.

Fibras insolúveis

Benefícios de incluir fibras na alimentação

As fibras solúveis atuam de maneira puramente mecânica no organismo, ajudando na regulação do funcionamento do intestino. Por terem a capacidade de absorver água, elas aumentam o volume de fezes. Isto, por sua vez, estimula os receptores intestinais e acelera os seus movimentos.

Dessa forma, a ingestão de fibras solúveis evita a constipação, ajuda a eliminar substâncias tóxicas e reduz a pressão do intestino. Assim, uma dieta rica nesse componente pode evitar o câncer de cólon e prevenir a doença diverticular.

Por outro lado, as fibras solúveis são ótimas para quem quer emagrecer, já que elas dão maior saciedade. Isso acontece porque elas produzem volume na dieta e fazem com que mastiguemos mais vezes e de forma mais lenta. Além disso, elas ajudam a manter comida no estômago por mais tempo. Em resultado, a pessoa ingerirá menos calorias, pois se sentirá satisfeita por um período maior.

Contudo, não devemos exagerar no consumo de fibras. De acordo com o Ministério da Saúde, o recomendado é que um adulto consuma cerca de 25g de fibras por dia em sua dieta. No caso das crianças, contudo, a recomendação varia entre 5 e 10 gramas diárias.

Assim como todo alimento, ingerir fibras em excesso pode fazer mal, prejudicando o funcionamento do intestino e dificultando a absorção de nutrientes. Por isso, é importante ter uma alimentação equilibrada e variada. Além disso, para ajudar as fibras a cumprirem o seu papel, é importante tomarmos uma quantidade suficiente de água. Caso contrário, as fibras farão mais mal do que bem.

Fibras insolúveis

Fibras insolúveis na alimentação animal

Como vimos, as fibras insolúveis têm um papel muito importante no organismo. Assim, os animais precisam receber quantidades adequadas de fibras para manutenção fisiológica do intestino, pois elas são essenciais para fatores como saúde intestinal, motilidade e bem-estar animal.

De fato, por possuírem uma boa capacidade de absorção de água, as fibras insolúveis aumentam o volume de fezes, ajudam a evitar diarreias e diminuem a proliferação de bactérias. Além disso, por aumentar a saciedade, as fibras são capazes de ajudar no controle do peso e estresse da fome, bem como resolver distúrbios comportamentais resultantes da falta de fibra.

No caso de matrizes em gestação, fornecer um bom aporte de fibras insolúveis é essencial, já que elas precisam estar com o corpo saudável. Caso contrário, pode haver partos demorados, filhotes esmagados, problemas de locomoção e redução na produção de leite.

Em contrapartida, o excesso de fibras também pode ser prejudicial para os animais, causando a diminuição de digestibilidade e dos níveis de energia. Além disso, deve-se ter cuidado com a origem das fontes de fibras, pois elas podem trazer riscos associados a pureza e qualidade.

Atualmente, os concentrados de fibra bruta derivados de madeira descascada e fresca ou celulose pura são as fontes de fibras insolúveis de maior qualidade do mercado. Devido à sua alta capacidade de ligação com a água, eles ajudam a suprir a recomendação da fibra em alimentos para animais. Contudo, o recomendado é que a sua dieta inclua todos os tipos de fibras.

Por fim, devemos lembrar que o consumo de alimentos ricos em fibras certamente impacta a ingestão de água dos animais. De fato, no caso de fibras solúveis, que têm uma capacidade muito alta de absorção de água, isso pode significar um aumento superior a 20% no volume de líquido a ser ingerido.

Considerações finais

Em resumo, as fibras insolúveis trazem diversos benefícios ao corpo humano e aos animais. Embora não seja um nutriente que será absorvida pelo organismo, ele ajuda na manutenção da saúde e do bem-estar. Gostou das dicas? Fique de olho nos próximos conteúdos do portal Agro 2.0!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo