As flores e sua função na natureza, além de inspirar beleza e decoração
Você vai concordar conosco sobre a beleza especial que as flores têm. Sua natureza efêmera, o grande número de formas e cores e, claro, seus diversos aromas.
As flores sempre foram tidas como um importante símbolo romântico, mas a verdade é que o significado delas vai muito além. Neste artigo, queremos enfatizar a grande função que elas cumprem. Vamos explicar por que essas maravilhas são importantes na natureza, e não apenas como objetos decorativos.
O que são flores?
Flores são seres vivos do tipo planta, cuja principal função é fabricar sementes que serão responsáveis por dar origem a novas plantas. A composição da flor conta com três partes de grande importância, cada uma com uma função específica:
- Cálice;
- Corola;
- Estame.
Sua função é baseada na produção de sementes através da reprodução sexual. As sementes são descendentes de plantas da mesma espécie, pois através delas é que se espalha pela terra e se reproduz.
Uma única flor é responsável pela produção do óvulo e espermatozoide, para que todo o processo de fertilização ocorra dentro dela própria. Essa mesma flor é a que produz o fruto, portanto, as sementes.
Mas as flores não apenas têm a missão de cuidar da reprodução da planta, mas também tem um papel muito importante na polinização. A flor, graças ao seu perfume e suas cores coloridas, atrai:
- Animais;
- Pássaros;
- Insetos.
Todos eles são responsáveis pela transmissão do pólen em todos os lugares.
Note-se também que uma flor pode ser classificada de acordo com seu número e tipo de pétalas, bem como o tempo que ela leva para florescer.
Tipos de flores
Existem milhares de tipos de flores espalhados pelo mundo. Entretanto, alguns deles se destacam por vários motivos. Entre eles, estão:
- Lírio africano: do gênero Agapanthus, esta planta com flores longas é muito tolerante ao sol e ao calor, não precisando ser regada com frequência;
- Begônia: do gênero Begoniaceae, as begônias são as favoritas dos paisagistas, porque esta planta de baixa manutenção cresce bem na sombra e floresce em recipientes;
- Camélia: do gênero Camélia, essas flores dramáticas vêm em tons de vermelho, branco, rosa e até amarelo;
- Crisântemo: do gênero Crisântemo, a flor geralmente floresce no outono, em tons de laranja profundo;
- Dália: do gênero Dahlia, essa flor vibrante adiciona encantadoras explosões de cores ao seu jardim.
Flores para decoração
Existem algumas flores para decoração que são de uso comum em determinadas comemorações ou para enfeitar os lares.
Um local lindamente decorado e florido aprimora a celebração e dá a sensação de algo especial. Nada é mais deslumbrante que um mundo de cores e cheiros dessas plantas.
- Rosa: é o símbolo do amor e também é a flor popular do casamento. Está disponível em diversas cores, tais como branca, rosa, vermelha, entre outras;
- Margarida: a margarida é ótima para compor as decorações mais simplórias, como as de casas do campo, por exemplo. Ficam bem com tons amarelos complementando o ambiente;
- Cravo: essas flores são o complemento perfeito para grandes eventos da vida, pois ficam bem com todas as decorações. Ou seja, podem ser usadas em diversos tipos de eventos;
- Hortênsia: esse tipo de flor é excelente para buquês, bem como peças centrais em mesas em salas de jantar ou outros locais da casa;
- Orquídea: esta flor representa um charme e beleza únicos. Pode ser usada em decorações tradicionais ou modernas. Também fica linda em vasos de vidro.
As flores ornamentais
A beleza das flores ornamentais as torna uma ótima opção para enfeitar um jardim. Às vezes são difíceis de manter, à medida que crescem em climas e locais muito específicos. Entretanto, as recompensas por gerenciar adequadamente um jardim de flores ornamentais valem a pena.
Apenas certifique-se de escolher uma flor que funcione bem para seus objetivos. Não importa que seja para uso em projetos de artesanato ou simplesmente para mostrar suas habilidades de jardinagem.
Como plantar flores
As plantas são tão divertidas de cultivar quanto de desfrutar. Mas, antes de cavar, leia algumas instruções sobre como plantar flores e ter um belo jardim colorido.
- Etapa 1: escolha. A flor anual específica ou flor perene que você deseja cultivar prefere sol, sombra ou uma combinação de ambos? Comece descobrindo do que as florezinhas gostam.
- Etapa 2: cave. Belos jardins começam com um bom solo. Em geral, a maioria das flores se sai melhor em solos de jardins soltos e bem drenados. Também precisa ter muito material orgânico como parte da composição.
- Etapa 3: plante. Se você estiver plantando sementes, siga as instruções no pacote para saber a profundidade e a distância.
- Etapa 4: regue. Molhe completamente o solo em torno de suas flores recém plantadas. Evite manter o solo encharcado para que as raízes das plantas com flores não apodreçam.
O que é floricultura?
Existem duas designações para definir floricultura, sendo que a primeira envolve o cultivo das plantas.
Esse tipo de cultura é da competência do profissional Engenheiro Agrônomo, que faz:
- Implantações dos projetos;
- Manejo de doenças e pragas;
- Correções dos solos.
Já o Arquiteto trata da elaboração dos projetos paisagísticos.
Quanto ao segundo significado de floricultura, está relacionado ao comércio. É o local onde se vende variados tipos de:
- Corte;
- Flores;
- Plantas com ou sem raízes;
- Vasos;
- Substratos;
- Entre outros produtos relacionados.
Também é parte das rotinas da floricultura as confecções de buquês e arranjos, onde são feitas montagens com flores, no intuito de presentear alguém. Atualmente, o comércio tomou novos rumos. O local é amplamente usado para comercializar outras variações de presentes, como cesta para café da manhã.
Com a internet, a maioria das floriculturas se uniu, formando redes comerciais grandes. Estas proporcionam aquisições de plantas, assim como de flores diversas nas regiões próximas.
O cultivo de flores no Brasil
São Paulo é tido como o principal exportador e produtor de flores no nosso país. Em 2018, o estado exportou cerca de US$ 8,41 milhões. Isso representa 62,3% do total dos produtos exportados pelo Brasil.
A floricultura rendeu R$ 5,67 bilhões no ano passado, o que representa 70% do faturamento nacional com a atividade. Aproximadamente 5 mil produtores exercem atividades nesse mercado. A cadeia produtiva gera mais de 125 mil vagas de empregos anuais.
Holambra e Atibaia são as principais cidades produtoras paulistas. Elas têm, respectivamente, áreas para produção de 891,5/397,1 hectares.
Entre as plantações mais populares estão as de flores de corte, bem como as flores ornamentais, floricultura de vaso, crisântemo e rosa.