Os 8 principais tipos de flores e as suas características

Inicio » Agricultura » Os 8 principais tipos de flores e as suas características
14/08/2019 Por
Os 8 principais tipos de flores e as suas características

Existem mais de 400 mil tipos de flores no nosso planeta e algumas são populares por sua fragrância ou beleza única. Se somarmos as espécies de abelhas, pássaros e borboletas, não chegaremos perto dos diferentes tipos de flores que existem no mundo. Muitas flores crescem na natureza em florestas, pastos, desertos e cavernas, enquanto outras tantas são cultivadas em jardins.

As flores também fazem parte das ocasiões mais importantes de nossas vidas. Isso porque elas são visivelmente presentes em aniversários, funerais, formaturas, casamentos e outras ocasiões, formando parte integrante de nossas vidas. Descubra um pouco mais sobre essa grande diversidade e conheça alguns tipos de flores a seguir.

  1. O que são flores?
  2. Principais tipos de flores
  3. Características dos principais tipos de flores
  4. Rosa
  5. Cravo
  6. Tulipa
  7. Margarida
  8. Girassol
  9. Gerbera
  10. Narciso
  11. Orquídeas
  12. Cuidados com jardim de flores
  13. Principais benefícios das flores
  14. Melhores tipos de flores para decoração
  15. Características dos melhores tipos de flores para decoração
  16. Como cuidar de diferentes tipos de flores?
  17. Tipos de flores para comércio

tipos de flores

O que são flores?

Uma flor é a estrutura reprodutiva encontrada em plantas com flores. A estrutura da flor contém os órgãos reprodutivos da planta e sua função é produzir sementes através da reprodução. Para as plantas superiores, as sementes são a próxima geração e servem como o principal meio pelo qual os indivíduos de uma espécie se dispersam pela paisagem.

Após a fertilização, partes da flor se transformam em uma fruta contendo as sementes. Muitas flores na natureza evoluíram para atrair animais para polinizar a flor. Os movimentos do agente polinizador contribuem para a oportunidade de recombinação genética dentro de uma população de plantas dispersas.

Principais tipos de flores

Certamente todas as flores encontradas na natureza são lindas e algumas são muito populares por sua beleza ou fragrância. A rosa, certamente, é a flor mais popular do mundo, seguida por outras flores como girassóis e orquídeas.

Conheça, a seguir, algumas das espécies de flores mais conhecidas e importantes e, na sequência, algumas de suas características específicas.

  1. Rosa
  2. Cravo
  3. Tulipa
  4. Margarida
  5. Girassol
  6. Gerbera
  7. Narciso
  8. Orquídeas

Características dos principais tipos de flores

  • Rosa

Não há dúvida sobre isso: a rosa é a flor mais popular e aclamada do mundo. Disponível em uma variedade de tamanhos, formas e cores, as rosas simbolizam afeição e ternura. As pessoas oferecem buquês em ocasiões como aniversário, casamento e eventos especiais, já que essa flor é verdadeiramente inspiradora.

As rosas também denotam beleza, inocência, política e guerra, e hoje em dia é comum cultivar rosas em casas e jardins. As flores têm o cheiro mais fresco e, além disso, são de aparência incrivelmente delicada.

Além de todas as cores naturais de vermelho e branco, hoje é possível encontrar rosas em diversos tipos de combinações de cores, incluindo azul e preto, por exemplo.

  • Cravo

Os cravos datam de mais de 2.000 anos. Eles são ricos em mitologia, simbolismo e até debate, principalmente por causa do nome.

Alguns dizem que vem da Grécia Antiga, enquanto outros argumentam que é derivado de carnis, uma palavra latina que significa carne, trazendo assim a tonalidade rosa original da flor que está relacionada à encarnação.

Cravos são flores extremamente comuns que simbolizam fascínio, distinção e amor. Eles podem ser encontrados em uma variedade de tons e combinações de cores, começando pelos clássicos vermelho e rosa e passando por combinações incomuns de amarelo e azul, roxo e muito mais.

  • Tulipa

As tulipas tornaram-se populares no século XVII quando começaram a invadir a Europa, em particular a Holanda. Essas encantadoras flores em forma de sino desencadearam uma tendência conhecida como “tulipomania”, sendo colecionadas por diversas pessoas.

Ampla em toda a Europa na primavera, a tulipa se encontra em diversas cores, começando do vermelho e do amarelo, até tons mais incomuns de azul claro e roxo.

  • Margarida

Embora tenham o design mais simples, as margaridas são flores incrivelmente bonitas. Elas transmitem muita exuberância e alegria. É um dos mais comuns tipos de flores para jardim. Ela pode ser cultivada em qualquer lugar, desde que você forneça água suficiente.

Quanto ao seu significado, os botânicos argumentam que as margaridas simbolizam pureza e inocência. A flor com folhas perenes tem pétalas finas e brancas, além de um centro amarelado.

  • Girassol

Também conhecido como Helianthus, seu nome científico, o girassol é uma das flores mais marcantes do mundo. Seu nome vem das palavras gregas helios, que significa sol, e anthos, que significa flor.

Com 67 espécies, o girassol tem sua origem na América do Norte, com duas delas pertencentes a América do Sul.

Hoje em dia, é distribuído em todo o mundo e até cultivado pelas suas sementes. Os girassóis podem atingir mais de 1 metro de diâmetro e a flor real tem pétalas amarelas profundas e centro marrom e decadente. Além disso, o girassol é conhecido por “seguir o sol” na sua fase de crescimento.

tipos de flores

  • Gerbera

Esse tipo de flor faz parte da família do girassol, simbolizando sinceridade e castidade. Elas estão disponíveis em uma riqueza de cores, sendo um dos mais comuns tipos de flores para decoração.

  • Narciso

Narcisos são flores excepcionais que simbolizam a amizade. Apresentando uma estrutura em forma de trompete colocada contra um fundo na forma de uma estrela, narcisos têm cor amarelo profundo.

Eles florescem na primavera, em cachos. Nativas na região do Mediterrâneo, estas lindas flores também podem ser encontradas em tons de amarelo e laranja, branco e laranja, limão e verde, rosa e muito mais.

  • Orquídeas

A orquídea é uma das flores mais graciosas do mundo. É uma planta ornamental disponível em belos tons de rosa, branco, roxo, vermelho púrpura e muitas outras.

Em síntese, orquídeas simbolizam força, beleza e luxo. No entanto, na Grécia antiga eram mais relacionadas à virilidade.

Cuidados com jardim de flores

Flores para decoração de seu jardim deixarão o seu quintal mais belo e colorido. Assim, alguns cuidados devem ser tomados quando resolver iniciar sua plantação, já que tipos de flores diferentes requerem tipos de terras diferentes para crescerem bem.

Veja algumas importantes dicas em seguida:

  1. Remova a grama ou outra vegetação existente com uma pá e depois use um herbicida no local;
  2. É muito importante fazer bem esse trabalho, certificando-se, assim, de que você não tenha grama ou ervas daninhas crescendo no local que pretende plantar;
  3. Se estiver usando um herbicida do tipo glifosato, espere uma semana antes de limpar ou lavar o local. As plantas que você pulverizou devem ficar amarelas;
  4. Espalhe um pouco de matéria orgânica, esterco bem apodrecido, bolor (folhas compostadas) ou composto sobre o local desejado;
  5. Por fim, faça um buraco com profundidade de 20 centímetros, com a ajuda de uma pá de jardim, acrescentando a terra correta para a flor escolhida.

Diante de tanta variedade, fica difícil escolher uma só, não é mesmo? Sendo assim, é possível selecionar vários tipos de flores para plantar e deixar seu jardim muito mais lindo e agradável.

Sem dúvida, a variedade de flores que é possível encontrar é gigantesca. Alguns tipos de flores, inclusive, nem mesmo foram descobertos. Logo, estima-se que exista uma quantidade muito maior de flores do Brasil e também no restante do mundo.

Independente dos tipos de flores para vasos ou para decoração em geral, cada uma delas possui uma beleza muito única e diferente. Dessa maneira, facilmente são vistas muito comumente em jardins e decorações internas.

Entre as plantas mais populares para essa finalidade, estão a rosa e a tulipa. Entretanto, as orquídeas e os girassóis também são muito comuns. Sem dúvidas, é correto afirmar que um jardim de flores pode oferecer uma série de benefícios para os moradores do local.

Principais benefícios das flores

As flores podem ser plantadas a partir das mudas de flores e, assim, cuidadas para que floresçam. No entanto, independente das espécies de flores escolhidas, é comprovado que elas afetam positivamente o ambiente onde se encontram.

  • Renovam o ar

As flores são conhecidas por auxiliar qualquer ambiente a renovar o ar e manter a sua qualidade. Afinal, são consideradas umidificadores naturais. Logo, purificam o ambiente, liberam oxigênio e auxiliam sempre para a troca do mesmo.

Além disso, muitas delas também funcionam como aromatizantes naturais de ambiente. Logo, basta escolher a espécie favorita de flores para decoração e assim utilizá-las no local, seja residência, escritório, etc.

tipos de flores

  • Estimulam a criatividade

Uma das maiores vantagens que diversos tipos de flores possuem é justamente a ajuda que oferecem para construir um ambiente energético e saudável. Afinal, estimulam a criatividade e fazem com que muitas pessoas se sintam mais inspiradas que o normal.

Dessa maneira, como impulsionam a criatividade, também colaboram para o dia a dia das pessoas que desejam agregar uma energia positiva no ambiente e fazer com que todos se sintam bem quando estão perto das flores.

  • Contribuem para uma alimentação saudável

Dentre as curiosidades que muitas pessoas desconhecem, está o fato de que as flores inspiram o indivíduo a obter uma alimentação saudável. Isso ocorre a partir do momento em que agregam belas cores no ambiente.

Porém, mais do que isso, as flores também podem ser comestíveis. Algumas espécies apresentam um alto índice vitamínico, além de apresentar uma série de fibras, proteínas, aminoácidos e demais componentes que agregam enorme saciedade ao paladar.

  • Aumentam a alegria

Um ambiente colorido já é o suficiente para causar determinados sentimentos, mesmo que inconscientes, em quem por ali se encontra. As flores colaboram muito para estimular a alegria de quem está próximo a elas.

Já que podemos encontrar facilmente diversas espécies e colorações diferenciadas, os tipos de flores são ótimos para oferecer um sentimento positivo de alegria, bem como manter o ambiente bonito e agradável para todos que por ali passam.

  • Reduzem o estresse e depressão

Consideradas um ótimo auxílio para quem sofre de depressão e estresse, as flores podem aliviar os sintomas de ambos os sentimentos; ou seja, fazer com que a pessoa se sinta levemente melhor. Como alegram o ambiente e inspiram novos sentimentos, ajudam a transmutar os pensamentos negativos e fazer com que a pessoa sinta-se mais inspirada e tranquila.

Logicamente, todas as flores possuem esse efeito, mas ele pode ser mais facilmente sentido a partir do momento em que elas são coloridas, assim como o girassol, tulipa, rosas, flores do campo, etc.

Melhores tipos de flores para decoração

Existem flores mais populares que outras flores para decoração. Porém, muitas espécies podem ser utilizadas com a intenção de garantir um efeito diferenciado no ambiente. Porém, é importante sempre ressaltar que algumas delas ficam melhores que outras em determinados ambientes.

As orquídeas, por exemplo, são mais facilmente encontradas – e, de fato, combinam melhor – com ambientes externos, como os jardins. Não necessariamente as flores para decoração necessitam estar dentro de casa, mas precisam realmente combinar com o local em que serão colocadas.

É importante que as flores na decoração estejam colocadas de maneira harmônica com o ambiente em que se encontram. Afinal, possuem estilos diferentes e suas cores precisam ser harmônicas. Dependendo da espécie, por exemplo, as mudas de flores podem ser plantadas e cultivadas desde tenros momentos.

Por outro lado, indica-se já adquiri-las adultas para decorar o local em que se encontram. De qualquer maneira, confira quais os melhores tipos de flores para decoração:

  1. Agapanto
  2. Alisso
  3. Astromélia
  4. Amor perfeito
  5. Antúrio
  6. Azaleia

Características dos melhores tipos de flores para decoração

  • Agapanto

Conhecida também como Flor do Amor, a Agapanto costuma possuir flores brancas. Logicamente isso depende muito da variedade e do tipo encontrado, mas sua característica mais tradicional é essa. Caso suas flores não sejam brancas, ainda podem ser encontradas nos tons de lilás ou azul.

Assim, sua aparência é caracterizada por possuir hastes alongadas. Isso a torna perfeita para decorar arranjos florais. Em suma, uma de suas maiores vantagens é que ela suporta uma série de solos e consegue se desenvolver muito bem na meia sombra.

Logo, está entre as flores mais populares e, se alguém possui dúvidas de como cuidar de flores, saiba que ela não é tão sensível e dependente de cuidados intensivos.

  • Alisso

Extremamente perfumada, a planta Alisso é muito utilizada como forração ou em vasos. Além disso, em determinadas regiões é vista como uma ótima flor para casamentos, já que agrega um aroma muito agradável que pode se espalhar por todo o ar.

Dentre as variedades de flores, ela é um pouco mais difícil de ser encontrada em algumas regiões do Brasil. Ainda assim, é considerada uma das flores mais populares para decoração. Também pode ser encontrada em formato de mudas de flores.

  • Astromélia

A Astromélia é mais comum do que muitas pessoas pensam. Afinal, muitos, com certeza, já a viram, somente não sabem o seu nome. Esse tipo de flor é muito procurada por ser um dos melhores tipos de flores para vasos.

Considerada também um dos principais tipos de flores, muitas vezes é tão comum quanto orquídeas e mais vistas nas cidades do que os girassóis. Entre as flores para usar na decoração, ela nunca decepciona e sempre oferece um ambiente vívido e alegre.

Em suma, seu ciclo de vida é perene e ela é muito procurada por abelhas, já que são adaptadas à polinização. Ademais, suas flores são muito semelhantes ao Lírio, sendo também conhecidas como Lírios em miniatura.

tipos de flores

  • Amor perfeito

O Amor Perfeito é um dos tipos de flores muito comuns em praças, calçadas, jardins e demais locais externos. Infelizmente, mesmo que seja uma das flores mais populares, o seu cuidado pode ser algo um pouco difícil para quem não sabe como cuidar de flores.

De qualquer forma, chamam a atenção por serem vistosas ao extremo e sempre possuirem um detalhe em preto. Entre suas principais colorações, é possível citar:

  • Amarelo;
  • Roxo;
  • Azul;
  • Branco;
  • Rosa;
  • Marrom;
  • Negra.

A flor Amor Perfeito negra é um pouco mais difícil de ser encontrada. Ainda assim, encanta a todos aqueles que a veem.

Na intenção de aprender como plantar flores, muitas pessoas acabam machucando essa flor ou matando-a. Logo, é importante frisar que ela deve ser cultivada em solos que são, de fato, muito ricos em matéria orgânica e regados com grande frequência. Como são versáteis, podem ser um dos melhores tipos de flores para vasos e tipos de flores para jardim.

  • Antúrio

O Antúrio também é outra flor que, com certeza, é muito avistada, mas nem todos sabem o seu nome. Isso ocorre pois é um dos tipos de flores com nomes menos difundidos.

Muito utilizada para fins decorativos, é comumente vista em canteiros e jardins. Além disso, dependendo do tipo de festa, elas também estão presentes.

Uma das maiores vantagens é que, para aqueles que não sabem como cuidar de flores, o Antúrio não exige uma grande quantidade de luz; ou seja, é uma espécie de flor coringa para todos os locais, sejam eles muito iluminados ou não.

Afinal, essa espécie tem uma facilidade enorme em nascer nos lugares menos prováveis.

  • Azaleia

As Azaleias são as flores que mais remetem leveza. Afinal, sua aparência é indescritivelmente bela. Em suma, suas flores apresentam uma forma simples e reta ou dobrada. Ademais, suas cores se diversificam entre o branco, rosa, vermelho ou mesclada.

Dependendo do cuidado que recebem, também podem apresentar determinadas mudanças em seu tamanho, fazendo com que sejam ótimas para servirem como cercas vivas. É considerada um dos tipos de flores mais comuns e procuradas para fazer a prática do Bonsai.

Além disso, uma curiosidade é que elas gostam do frio. Assim sendo, são boas flores para serem plantadas na parte Sul do Brasil, já que o frio é algo mais abundante. Porém, isso não significa que elas devam ser expostas a temperaturas extremamente baixas.

Como cuidar de diferentes tipos de flores?

É comum encontrar uma série de indivíduos que amam flores, mas não sabem exatamente como cuidá-las. Dessa forma, as plantas acabam morrendo ou suas flores acabam não vingando. Esse, logicamente, pode ser um efeito de algum erro cometido na hora do plantio ou na hora de demais cuidados.

  • Como cuidar de flores plantadas

Primeiramente, as flores plantadas são mais indicadas para os indivíduos que possuem tempo de sobra para se dedicar a elas. Afinal, quanto mais bem cuidadas forem, mais facilmente podem florescer.

Porém, é muito importante destacar que grande parte dos tipos de flores de vasos, ou plantadas, necessitam de zelos específicos e diferentes. Logo, mesmo que a base de cuidado seja semelhante, pode não ser igual de uma para outra. De qualquer forma, é necessário ter três cuidados básicos:

  • Rega;
  • Iluminação;
  • Crescimento.

A rega é o momento de regar a planta. Logo, é preciso sempre prestar o máximo de atenção a esse detalhe. Afinal, quando a rega é escassa, a flor pode morrer. Entretanto, quando a rega é exacerbada, a flor também pode morrer. Por isso, é muito importante verificar o quanto de água cada espécie suporta. Isso porque algumas podem receber a rega um dia sim e outro não.

Já em relação à iluminação, é necessário também saber o que cada espécie precisa. Independente de ganhar ou comprar uma flor já plantada, é imprescindível saber o seu nome para garantir os cuidados adequados. Isso porque algumas podem precisar de luz em abundância, já outras não.

Ainda em relação à luz, os girassóis, por exemplo, são plantas que adoram o clima quente do Brasil e por isso precisam de locais onde recebam uma dose boa de sol.

Por fim, o crescimento também é algo que chama atenção ao cuidar das plantas de vasos. É indispensável saber a quantas anda o seu crescimento para saber se estão seguindo o caminho correto de evolução. Quando há brotos e raízes, sinal de que tudo vai bem.

tipos de flores

  • Como cuidar de flores de corte (decoração)

As flores de corte são ótimas para decorar a casa. Porém, elas também precisam de cuidados que devem ser seguidos com uma grande dose de especificidade. Afinal, mesmo que as flores de corte não permitam um novo florescimento, é possível prolongar seu tempo de vida. Assim, dois cuidados básicos também são exigidos:

  • Retirar flores murchas;
  • Fazer o corte correto do caule.

De uma forma geral, independente dos tipos de flores de corte, é muito importante que as flores murchas sejam retiradas sempre que começarem a surgir. Afinal, além da água estar sempre limpa, a limpeza dos arranjos também é necessária.

Além disso, é muito importante não deixar nenhuma folha do caule entrar em contato com a água. Tudo isso influencia na saúde da flor e no tempo em que ela viverá.

Já em relação aos cortes corretos, é sempre indicado realizá-los na diagonal. Dentre tais orientações, uma das principais é sempre evitar de machucar a planta. Mas, para isso, indica-se utilizar uma tesoura específica para cortar flores.

Mesmo que pareça algo insignificante, cortar o caule na diagonal faz com que a planta absorva a água de maneira mais assídua, fazendo com que seu tempo de vida seja maior.

Tipos de flores para comércio

O comércio de flores pode ser algo realmente lucrativo. No entanto, é muito importante saber como levá-lo adiante de acordo com cada um dos tipos de flores existentes no mercado. Para isso, indica-se um profundo conhecimento sobre o significado de cada flor, bem como elas devem ser plantadas, cultivadas e cuidadas durante todo o processo. Dessa maneira, é possível obter ótimos rendimentos ao comercializá-las, já que podem ser adquiridas tanto como mudas de flores para cuidado ou também já prontas para enfeitar a casa.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo