Forcado é ferramenta agrícola de grande utilidade para o manejo

Inicio » Agricultura » Forcado é ferramenta agrícola de grande utilidade para o manejo
23/03/2019 Por
Forcado é ferramenta agrícola de grande utilidade para o manejo

Forcado é um instrumento agrícola utilizado na agricultura, horticultura e jardinagem

Nas plantações, utilizam-se diversos instrumentos agrícolas para facilitar e escalar a produção. Dentre eles, temos a enxada, o foice, a pá, o arado e o forcado. Mesmo com a mecanização da agricultura, essas ferramentas continuam sendo largamente utilizadas nas plantações, principalmente as de pequena escala, como é o caso da agricultura de subsistência.

O forcado, como dito, é uma ferramenta muito utilizada por quem produz por métodos tradicionais de cultivo, sendo útil, também, na jardinagem. Mas, afinal, o que é forcado, quais seus tipos e funcionalidades?

Forcado

O que é o forcado?

O forcado, ferramenta também conhecida como forquilha, é um instrumento constituído por um cabo de madeira que possui dois, três ou quatro dentes compridos em sua extremidade. Semelhantes aos de um garfo, esses dentes podem ser feitos pela mesma madeira do cabo ou por metal.

Podendo ser utilizado na agricultura, horticultura e jardinagem, essa ferramenta é utilizada para agrupar, espalhar, revolver e retirar diversos resíduos agrícolas, como:

  • gravetos
  • palha
  • feno
  • folhas
  • erva, etc.

Características do forcado

Você conhece todas as peculiaridades e diferença entre forcados?

Além do forcado simples e com os dentes retos, também é comercializado um outro modelo, o forcado curvo.

O forcado curvo possui a mesma estrutura do reto. A diferença é que a ferramente possui os dentes curvos, como um ângulo de 90° ou o formato de um “L”.

É bem comum encontrar à venda o forcado sem o cabo. Portanto, nesse caso, recomenda-se que você compre um cabo para pá ou cortadeira, para encaixar o garfo e poder utilizá-lo.

Além do cabo reto, também há o cabo curvo, bastante usado em pás para juntar. Entretanto, este modelo também pode ser utilizado em forcados. O benefício é que o cabo curvo impede que a ferramenta venha a girar nas mãos durante o trabalho.

Qualidade do instrumento

No momento de adquirir o seu, vale a pena atentar-se às especificações do produto. Assim, garantirá que irá comprar um forcado da melhor qualidade possível.

Portanto, para adquirir um forcado de boa resistência e que não desgaste muito ao longo do seu uso, é interessante que todo seu corpo seja temperado.

Outro característica interessante é a da pintura eletrostática a pó. Esse tipo de pintura proporciona um belo visual para a ferramenta, bem como garante uma excelente proteção contra oxidação do produto.

Forcado

Outros significados de forcado

Além de ser uma palavra utilizada para denominar o forcado ferramenta agrícola, ela também possui outras definições, como:

  • Escoramento

O forcado, nesse sentido da palavra, denomina uma ferramenta de construção utilizada para escorar lajes.

Portanto, sua função é apoiar as vigas em escoramentos. Assim, garante o nivelamento e apoio das lajes feitas de concreto.

  • Touros

Nesse caso, forcado significa um grupo de homens amadores que entram em uma arena, fazem uma corrida para imobilizar um touro e pegá-lo.

Se você é um agricultor ou jardineiro, basta conhecer as características da ferramenta forcado. Assim, torna-se possível fazer um bom uso dele em sua produção.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo