O que são implementos agrícolas e como beneficiam a agricultura

Inicio » Agricultura » O que são implementos agrícolas e como beneficiam a agricultura
18/03/2019 Por
O que são implementos agrícolas e como beneficiam a agricultura

Implementos agrícolas precisam ser bem dimensionados e escolhidos, e são essenciais para o sucesso do manejo das culturas. Com o avanço da agricultura moderna, os implementos agrícolas tornam possível o que parecia um desafio: atender ao aumento da demanda produzindo mais.

Além de facilitarem o trabalho no campo, os implementos agrícolas elevam significativamente os resultados na produção.

  1. O que são implementos agrícolas?
  2. Tipos de implementos agrícolas
  3. Benefícios do maquinário agrícola
  4. Futuro dos implementos agrícolas
  5. Vantagens dos implementos agrícolas
  6. Evolução dos implementos agrícolas
  7. Maquinário agrícola moderno
  8. Softwares combinados aos implementos agrícolas
  9. Maquinário agrícola e IoT
  10. Desafios dos implementos agrícolas
  11. Como escolher os implementos agrícolas?
  12. Como cuidar dos implementos agrícolas?

implementos agrícolas

O que são implementos agrícolas?

São chamados de implementos agrícolas os equipamentos acoplados a um sistema de tração, como tratores, otimizando a atividade agrícola. Desde o preparo do solo à colheita, permitem a realização de muito mais tarefas do que no passado e em melhor qualidade.

Vale lembrar que, nos primórdios da agricultura, já existiam implementos agrícolas manuais como pedra, madeira e, posteriormente, ferro. As primeiras matérias-primas utilizadas pelo produtor rural para aumentar a produtividade no campo. Mas não eram tão modernas quanto hoje: a força de tração vinha de animais e carroças.

Mas, percebendo que o uso dessas ferramentas ajudava a elevar os resultados na produção, o homem reconheceu a importância de usar tais implementos. Assim, passou a produzir máquinas específicas para beneficiar a agricultura em 1850.

Com o aumento da demanda por alimentos, a partir da Revolução Industrial, os processos da produção agrícola, entretanto, também evoluíram. Assim, foram criadas novas tecnologias capazes de otimizar diferentes etapas produtivas como adubação, plantio e colheita.

Tipos de implementos agrícolas

Com o avanço da tecnologia aplicada à agricultura, hoje existe uma infinidade de facilitadores da produção. Isto é, ferramentas que podem auxiliar o produtor a aprimorar resultados no cultivo.

Conheça os principais implementos agrícolas, a seguir:

  • Adubadoras
    São responsáveis por colocar no solo adubos e sementes de acordo com sua densidade, espaçamento e profundidade.
  • Arados
    Usados no preparo periódico primário do solo, ajudam a romper camadas compactas para que entre a luz solar e nutrientes. Podem ser de discos ou de aiveca.Arados de discos são ideais para solos secos, duros e pegajosos. Já os arados de aiveca, produzem a inversão do solo e nem sempre podem ser usados em solos com pedras e tocos.
  • Ceifadeiras
    É utilizada para retirar partes de arbustos, árvores e plantas.
  • Enxadas rotativas
    Também chamadas de rotocultivadores, realizam cortes poucos profundos no solo e têm sua pulverização como característica de preparo.
  • Escarificadores
    Com hastes robustas e pontiagudas, os escarificadores são implementos agrícolas para o preparo do solo. Reduzem riscos de erosão do solo e podem substituir arados.
  • Plantadoras
    Realiza o plantio de culturas.
  • Semeadoras
    Como o próprio nome indica, introduz sementes no solo.
  • Subsoladores
    São usados para romper camadas compactadas a maiores profundidades, exigindo alto consumo de energia.

implementos agrícolas

Benefícios do maquinário agrícola

A mecanização do trabalho agrícola contribui para todas as etapas da produção, tornando os processos mais rápidos e eficientes.

Confira as principais vantagens obtidas com o uso de implementos agrícolas:

  • o aumento da produtividade em relação à quantidade, qualidade, tempo e custo;
  • o aumento da vantagem competitiva do produtor;
  • o atendimento a prazos cada vez mais apertados e calendários de safras;
  • a diminuição de desperdícios entre as etapas da produção;
  • a redução de custos de mão-de-obra, de falhas e do impacto ambiental;
  • e melhor qualidade de vida para o trabalhador rural, que ganha condições de trabalho mais satisfatórias.

Por outro lado, a única desvantagem é a dependência desses implementos. Afinal, caso aconteça alguma paralisação de máquinas e implementos agrícolas, as operações podem ter grandes prejuízos.

Futuro dos implementos agrícolas

Os implementos agrícolas demonstram a cada dia mais inovações e crescimento para o segmento. Como são grandemente utilizados dentro do agronegócio para as mais diversas finalidades, realizar adaptações foi necessário.

Por conta disso, muitos começaram a receber tecnologias diferenciadas. Ou seja, o que antes já surgiu como uma forma de auxiliar no trabalho dos produtores, agora está ainda melhor. Até mesmo porque, há a opção de implementos agrícolas com tecnologias diferenciadas para auxiliar na rotina de trabalho dos campos.

Os tipos de implementos agrícolas acabaram se mostrando abertos a mudanças realmente atrativas para todos os indivíduos que buscam, a cada dia mais, evoluir dentro do segmento. Logo, é possível notar um grande aumento da tecnologia para com os maquinários.

Vantagens dos implementos agrícolas?

Além dos ótimos benefícios que eles oferecem, grande parte dos empreendimentos presentes dentro do agronegócio mostra muito mais sucesso a partir do momento que utiliza materiais de trabalho adequado para tal.

Portanto, se há capital disponível para investir, oferecer uma estrutura de trabalho adequada é fundamental. Essa estrutura, obviamente, envolve os diversos tipos de implementos agrícolas. Aliás, eles servem como uma ótima forma de acelerar o processo produtivo e fazer com que seja possível obter mais lucros.

Além disso, um erro muito grande que produtores cometem é pensar que somente grandes empreendimentos podem investir nesse tipo de produto. A verdade é que, independente do tamanho da empresa, plantio e demais fatores, é muito importante pensar no futuro e visar um crescimento satisfatório.

Ademais, é do conhecimento de muitas pessoas que o trabalho no campo pode ser algo desgastante e que nem sempre surte o retorno necessário e esperado por parte dos produtores. Por isso, para evitar decepções, é preciso, sim, investir em implementos agrícolas.

Os tipos de implementos agrícolas colaboram para que a empresa esteja sempre um passo a frente dos concorrentes, mostrando que se importa com inovações e diferenciais. Isso faz com que seja vista de maneira diferente, não somente pelos concorrentes, mas também por parte dos consumidores.

Afinal, produtores que investem em tipos de implementos agrícolas demonstram interesse em aumentar cada vez mais a qualidade de seus serviços e produtos.

Evolução dos implementos agrícolas

A partir do momento que passam ser utilizados, é comum que o indivíduo sinta todas as vantagens oferecidas pelos implementos agrícolas. Além disso, após entender o que são implementos agrícolas e quais os principais tipos de implementos agrícolas, é comum querer saber quais as mudanças que o mercado oferece a eles.

Atualmente, os implementos agrícolas apresentam uma forte ligação com a tecnologia. Para auxiliar o agricultor nas atividades rurais, além de saber como escolher um implemento agrícola, também é importante agregar praticidade e, assim, melhorar o desempenho e a produção a cada dia.

Por conta disso, existe uma interação muito interessante entre os implementos e os dispositivos tecnológicos e sistemas. Por exemplo, é possível encontrar implementos que conseguem gerenciar a aplicação de insumos, analisar as condições do tempo, monitorar a qualidade do solo, etc.

implementos agrícolas

Maquinário agrícola moderno

Os equipamentos citados anteriormente, como as semeadoras, colheitadeiras, adubadoras, tratores, entre outros, estão apresentando opções mais modernas de comandos e que auxiliam nas etapas do processo produtivo.

Dessa maneira, o que antes já garantia maior agilidade e eficiência, consegue aumentar a potencialidade dos benefícios através de sistemas automatizados e muito mais modernos. Atualmente, estuda-se preparar esses veículos para que operem de maneira autônoma.

Ou seja, há uma grande expectativa para que os implementos agrícolas não necessitem mais de operadores para que seja feito todo o trabalho necessário. Essa tendência refletirá provavelmente no quesito de custo-benefício.

Isso porque, com veículos autônomos, não será necessário um gasto tão grande com mãos de obra. Ainda que talvez seja necessário manter colaboradores trabalhando na produção e no campo, ao menos eles podem direcionar a atenção para outros departamentos que também precisam de cuidados.

Softwares combinados aos implementos agrícolas

Independente do modelo apresentado junto aos tipos de implementos agrícolas, o empreendedor tem a ótima opção de utilizá-los junto a softwares. Como as máquinas já oferecem ótimos benefícios para quem as utiliza, aliar isso tudo aos aplicativos e softwares é uma ótima forma de potencializar os resultados.

Além disso, para os produtores e empreendedores que estão começando agora dentro do agronegócio e não possuem, ainda, o capital necessário para investir em implementos agrícolas de última geração, os softwares são ótimas formas de aumentar a qualidade do maquinário e fazer com que trabalhem de forma muito mais eficaz.

Ou seja, eles oferecem planilhas, controles, monitoramento e demais sistemas que permitem que as informações do dia a dia possam ser armazenadas na nuvem, por exemplo. Além do mais, também colaboram para que o empreendedor se saia melhor na hora de planejar o seu dia.

Um dos benefícios de aliar os implementos agrícolas junto aos softwares, é justamente organizar a rotina de trabalho, aumentar os ganhos e utilizar os equipamentos somente para aquilo que realmente é necessário.

Maquinário agrícola e IoT

Iot, ou Internet das Coisas, como também é conhecido, vem se tornando uma tendência entre empreendedores agro. O motivo é que essa tecnologia permite que todos os implementos nele conectados, consigam coletar informações de suma importância.

Ou seja, os implementos agrícolas que estiverem conectados à rede IoT poderão permitir a coleta de informações sobre a temperatura, a força do vento e sua direção, pragas, emissão de alertas, intervenções, condição das plantas, etc.

Algo que comumente ocorre ocorre no do dia a dia dos produtores em geral é errar algum processo simples por não saber quais as condições reais e atuais do momento. Isso faz com que seja muito mais difícil obter sucesso nos resultados.

implementos agrícolas

Desafios dos implementos agrícolas

Mesmo que os implementos agrícolas ofereçam uma série de benefícios, alguns desafios ainda podem ser vistos pelo caminho, principalmente no que diz respeito à sua evolução. Um desses desafios é o fato de que muitas marcas ainda não oferecem a possibilidade de integração de seus produtos.

Isso significa que, muitas vezes, por mais benéfico, vantajoso, moderno e diferenciado que seja o implemento agrícola, ele ainda assim não permite que outras tecnologias sejam integradas a ele.

Outro grande desafio que vem passando por dificuldades na hora de ser ultrapassado é o fato de ser online. Obviamente, hoje em dia, tudo basicamente é online. Mas isso também significa que é preciso ter acesso à internet para que tal processe possa funcionar.

Como muitos locais de produção são localizados em zonas rurais, é difícil obter o sinal adequado e desejado para que seja possível trabalhar, mesmo sabendo o que são implementos agrícolas e seus benefícios.

Como escolher os implementos agrícolas?

Após a utilização, muitos anos atrás, dos implementos agrícolas manuais, os implementos agrícolas para trator também tomaram a cena como uma ótima forma de auxiliar o trabalho de muitos produtores.

Porém, com as vastas opções presentes no mercado atualmente, se torna um pouco mais complicado de escolher. Afinal, há uma série de marcas, modelos e funcionalidades que podem até mesmo confundir o empreendedor.

Porém, é preciso ter em mente que, para escolher o implemento agrícola mais indicado, é preciso conhecer as suas maiores dificuldades e desafios em relação ao seu trabalho. Aliás, é muito importante saber também quais objetivos deseja atingir com a utilização dos implementos.

Defina os objetivos

Entender o que são implementos agrícolas também envolve definir objetivos. No entanto, definir os objetivos vai muito além de um produtor querer um carro novo ou casa nova a partir dos seus lucros dentro do negócio agro. Na verdade, os objetivos estão muito mais ligados em relação ao que se espera alcançar dentro do trabalho.

Por exemplo: a intenção do empreendedor é que a sua produção seja ágil. Ou, então, ele busca algo que possa estimular a saúde da terra e deixá-la melhor preparada para o plantio. Isso é definir um objetivo dentro do empreendimento agro.

Dessa forma, é muito mais fácil buscar um implemento agrícola com as características exatas para conseguir os resultados desejados.

Observe a realidade do empreendimento

Um suicídio financeiro que ocorre entre empresas dos mais diversos segmentos é justamente querer investir mais dinheiro do que se tem. Isso, de certa forma, é possível. Porém, assim como é possível, é extremamente prejudicial.

Portanto, uma das dicas de como escolher entre os variados tipos de implementos agrícolas, é observar qual a realidade pela qual o negócio passa no momento. Isso inclui se perguntar:

  • Meu capital permite essa aquisição?
  • É algo urgente?
  • Suprirá todas as minhas necessidades?
  • Terei como arcar com as despesas?

Responder com sinceridade todas essas perguntas, sem dúvida, faz com que seja muito mais fácil decidir qual equipamento escolher e se realmente é necessário adquiri-lo nesse exato momento.

Escolha para qual finalidade ele será utilizado

Entre os tipos de implementos agrícolas, é possível encontrar maquinários que se adéquam a uma grande quantidade de funções. Entretanto, para escolher o ideal, é preciso saber para qual finalidade ele será utilizado.

Como cuidar dos implementos agrícolas?

De nada adianta adquirir um ótimo implemento agrícola, mas não cuidar da forma adequada. Um erro que muitos produtores cometem é o fato de adquirirem o material, porém não prestar o devido cuidado.

Isso faz com que os maquinários tenham um tempo de vida útil muito menor. Isso, naturalmente, baixa a produtividade que seria adequada e aumenta a quantidade de gastos, já que obriga haver a substituição de implementos.

implementos agrícolas

Faça anotações

Uma das formas de preservar a vida útil dos implementos agrícolas é realizando anotações. Gerir as atividades, custos de manutenção, combustível e demais fatores, torna muito mais fácil saber se é necessário trocar de maquinário, consertar ou se está tudo acontecendo conforme o planejado.

Além disso, essa é uma ótima forma de manter o controle sobre todas as atividades que são desempenhadas com determinado implemento e conferir se ela é cabível para o seu porte e função estabelecida.

Utilize de forma consciente

Mesmo sabendo que se tratam de maquinários fortes e de grande resistência, é preciso ter consciência na hora de utilizá-los. Submetê-los a algo que não está especificado no manual de uso, pode ser algo prejudicial.

Logo, é preciso evitar colocar um peso maior do que o indicado, sobrecarregar o motor, entre outros fatores que são prejudiciais para o bom funcionamento.

Confira o manual do fabricante

Uma das melhores formas de cuidar dos implementos agrícolas é sempre ler o manual da empresa que o criou. As indicações podem ser encontradas direto no site da marca, com o vendedor ou com a própria empresa.

É importante frisar que, para que os maquinários trabalhem da forma desejada, o manual precisa ser seguido de forma correta.

Manutenções preventivas

Dependendo dos tipos de implementos agrícolas, é possível realizar manutenções preventivas. As manutenções preventivas são ótimas para garantir que algum problema não ocorra. Portanto, elas mantêm os equipamentos sempre funcionando de forma adequada.

Mudanças climáticas

Como dito anteriormente, é óbvio que os diversos tipos de implementos agrícolas são resistentes e possuem a força necessária para executar o trabalho para o qual foram desenvolvidos. Porém, é preciso estar atento também a outras questões importantes.

Por exemplo, as mudanças climáticas que rondam o local. Dependendo do implemento, seu método de funcionamento, marca e mais uma infinidade de fatores, ele pode ter sua vida útil e funcionamento prejudicados a partir do momento em que passa muito tempo em locais inadequados.

Alguns podem apresentar problemas quando se mantêm na chuva por muito tempo, por exemplo. Assim como um carro precisa de cuidados, os implementos agrícolas também. Por isso, as opções mais indicadas, são:

  • Ter um local adequado para guardá-los;
  • Evitar exposição desnecessária.

Dessa maneira, é possível fazer com que eles tenham um tempo de uso muito maior que o normal.

Cuidado com peças frágeis

Algumas peças presentes nos tipos de implementos agrícolas podem estragar com facilidade. Entre elas, é possível citar as correias, por exemplo. Uma forma de evitar problemas é sempre ter por perto as peças com maior probabilidade de estragar.

Dessa maneira, é possível fazer com que os implementos agrícolas tenham uma vida útil muito maior, bem como garantam lucros espetaculares para os empreendedores e ofereçam um local de trabalho adequado para as mãos de obras, se houver.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo