Formiga cortadeira pode causar severas desfolhas em mudas

Inicio » Meio Ambiente » Formiga cortadeira pode causar severas desfolhas em mudas
24/06/2020 Por
Formiga cortadeira pode causar severas desfolhas em mudas

Formiga cortadeira é uma das formigas mastigadoras

A formiga cortadeira, de fato, é considerada uma das piores pragas dentro do agronegócio. Isso porque possui o hábito de mastigar todas as plantas e, caso perca o controle, pode facilmente exterminar uma plantação.

Assim, a forma de se livrar efetivamente da formiga cortadeira é altamente procurada. Além disso, são insetos fortes e muito inteligentes, que podem facilmente construir sociedades e ninhos subterrâneos.

Formiga cortadeira

O que é formiga cortadeira?

Formiga cortadeira é uma espécie de formiga que mastiga o seu alimento que é, no caso, as lavouras e demais plantações feitas por agricultores e profissionais do campo. Entretanto, não se resume em somente um tipo de formiga.

Isso porque elas são pertencentes aos gêneros Atta e Acromyrmex. Cada um desses gêneros simboliza uma formiga:

  • Atta: Saúvas;
  • Acromyrmex: Quenquéns.

Logo, esse tipo de inseto também pode ser chamado de formiga cortadeira saúva.

São espécies tropicais e fúngicas que são naturais da América do Sul, América Central e México. Além disso, existem também na parte sul dos Estados Unidos, mas com menor frequência nas outras regiões citadas.

Assim como outras espécies, a formiga tem a capacidade de carregar até vinte vezes todo o seu peso corporal. Além disso, ela corta e processa todas as folhas, flores, gramíneas e demais vegetações para servir como nutriente em seus ninhos e cultivos de fungos.

Inclusive, essa formiga também é capaz de cortar a pele humana, o que pode ser bem dolorido e, dependendo da idade e condições físicas do afetado, pode se tornar um corte difícil de cicatrizar.

Como controlar

A formiga cortadeira é melhor combatida quando há a utilização de produtos químicos. Essa é a melhor forma de como controlar a formiga cortadeira. É preciso, porém, estar atento ao tempo de vida de cada formiga, afinal, somente as formigas cortadeiras jovens podem ser destruídas mecanicamente.

Além disso, os seus ninhos não são tão facilmente descobertos. Como dito anteriormente, são formigas que possuem um nível de inteligência diferente das demais, por isso, seus ninhos já são construídos de formas estratégicas para evitar o aniquilamento.

Formiga cortadeira

Formiga cortadeira: combate natural

Para realizar um controle da formiga cortadeira via combate natural, é indicado não utilizar o vinagre, já que elas possuem olfato sensível e a acidez do vinagre será o suficiente para afastá-las. As formas mais eficazes do controle natural de formiga cortadeira é passar borra de café nos locais onde elas estão atacando.

Além disso, o sabão de coco e o fumo-de-corda também são indicados. Para isso, basta misturar, aproximadamente, 10 gramas de sabão de coco e 5 centímetros do fumo-de-corda em um litro de água. Essa é uma forma fácil de eliminar até mesmo a formiga cortadeira noturna.

Deixe descansando por um dia e coe. Com um borrifador, espalhe nas plantas, terra e demais locais afetados. Afinal, o borrifador tem a grande vantagem de ser um item ágil e eficiente para espalhar determinados líquidos, ainda mais quando convém a proteção de plantas, flores e alimentos.

Dessa forma, fica mais fácil evitar que a formiga cortadeira e carregadeira afetem o plantio e a alimentação de humanos e animais. Além disso, também é uma opção para se livrar de sua presença de forma natural, sem agredir os alimentos, pessoas e animais próximos.

Inclusive, somente quem passou por uma infestação desse animal sabe como é o desespero em procurar meios de como acabar com formiga cortadeira.

Há, ainda, um método que consiste em elaborar uma espécie de armadilha para que ela seja morta. Logo, a isca para formiga cortadeira consiste em um atrativo que possui princípio tóxico.

Essas iscas podem ser colocadas já na preparação do terreno, na colheita ou após a colheita, como é o caso dos reflorestamentos. A quantidade das iscas devem ser calculadas conforme orientação da embalagem.

Formiga cortadeira preta

A formiga cortadeira preta possui seus ninhos formados no solo e costuma, também, coletar folhas, vegetais e transportar para o interior do ninho. Mesmo que a sua coloração seja preta, pode variar para o castanho escuro, dependendo da espécie e colônia na qual vive.

Essa formiga possui a picada um pouco mais dolorida que as demais, já que também tem a possibilidade de rasgar a pele humana e animal.

Formiga rainha

Independente de ser preta ou não, ela possui uma líder que é conhecida como formiga cortadeira rainha. A rainha é a maior de todas e, dependendo da espécie, pode apresentar asas.

Logo, a rainha é a responsável por coordenar toda a sociedade e comandar as outras formigas. Elas costumam ser extremamente férteis e são, literalmente, a mãe de toda a sociedade de formigas que comanda dentro do formigueiro.

Formiga cortadeira

Além disso, a rainha é originada através de larvas que são criadas especificamente para essa função de procriação. Por isso, são sexualmente maduras e é possível ver até dez rainhas dentro de uma só sociedade de formigas.

A rainha está sempre escondida muito bem dentro do formigueiro para evitar que seja morta. De certa forma, ela é protegida pelas formigas operárias e encontrá-las é uma tarefa muito difícil, já que um formigueiro possui uma infinidade de túneis e passagens.

Formiga cortadeira: veneno

Caso não haja tempo o suficiente para realizar os preparos naturais de inseticidas para o extermínio dessa formiga, é possível encontrar em lojas de agropecuárias produtos nocivos para a formiga cortadeira.

Dentre eles, é possível encontrar as iscas, faladas anteriormente. Além disso, os venenos são uma forma de combate em que as formigas não estranham o cheiro e nem ativam o seu modo de defesa, já que são animais muito desconfiados e fogem facilmente de cheiros desconhecidos.

Assim, o controle dessa praga fica mais fácil e a mesma pode ser eliminada com maior eficácia. A grande maioria desses venenos pode ser colocada no momento do plantio, através de pulverizadores e diversos outros métodos.

Logo, é possível encontrar diversos tipos de venenos que se adéquam melhor à época, animais e pessoas próximas ao local, além de serem eficazes para diversas espécies de pragas, principalmente para a formiga cortadeira. Assim, esteja sempre atento para que esse inseto não destrua seu trabalho.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo