Frango com quiabo é receita mineira apreciada no Brasil inteiro

Inicio » Agronegócio » Frango com quiabo é receita mineira apreciada no Brasil inteiro
20/10/2020 Por
Frango com quiabo é receita mineira apreciada no Brasil inteiro

Frango com quiabo é nutritivo e gostoso. Frango com quiabo é um prato bastante popular no estado mineiro, no entanto, a receita é popular e faz sucesso no país inteiro. Sem dúvida, a combinação dos ingredientes é excelente, visto que funciona muito bem em conjunto, além de ser muito saudável e nutritiva.

As variedades de frango com quiabo são muitas. Afinal de contas, conta com ingredientes diferentes no preparo do prato como, por exemplo, bacon, angu e legumes. Assim sendo, o prato faz sucesso com todos os paladares.

Ele também é delicioso devido ao seu cardápio variado de acompanhamentos, como é o caso da versão que acompanha polenta. Para conhecer essa e outras ideias para incrementar sua receita, confira as ideias que preparamos desse tradicional prato mineiro.

Frango com quiabo

O que é frango com quiabo?

Frango com quiabo é um prato tradicional de Minas Gerais. Como o nome adianta, a receita leva, como ingredientes principais, o quiabo e o frango, ambos muito apreciados na região.

Como fazer frango com quiabo?

Se você sempre quis saber como fazer frango com quiabo, confira a seguir um compilado de receitas deliciosas que selecionamos. Então, aprenda como variar e sair da rotina com esse delicioso prato mineiro.

Receita de frango com quiabo

Frango e quiabo com polenta

A versão com polenta é uma receita nutritiva e com aquele sabor caseiro que todo mundo adora. Assim sendo, essa é a receita ideal para preparar naquele almoço em família no final de semana.

Além disso, a receita é econômica e seus ingredientes conquistam todos os paladares. Rica em sabor e nutrientes, essa receita é super indicada para todos que procuram um acompanhamento para seu convencional frango com quiabo.

Frango com quiabo simples

Se você está se arriscando na cozinha com esse prato pela primeira vez e procura uma receita simples, vale a pena investir na versão deliciosa e clássica de preparo. Frango com quiabo tradicional é feito com peito de frango em cubinhos, quiabo e cebola.

O que confere um toque especial é o modo de tempero que leva suco de limão, pimenta, alho e açafrão. Mas, para servir esse prato, a dica é enfeitar com cheirinho verde picado e salpicado por cima.

Além de ser super perfumada e saborosa, essa receita também é prática. Afinal, basta unir todos os ingredientes em uma panela e cozinhá-los juntos.

Frango com quiabo

Frango com cebolinha e quiabo

Essa alternativa é preparada através da combinação da carne com cebolinha e o legume. Prepare a proteína na fritura em óleo, enquanto o quiabo é refogado em uma panela. Uma vez que ambos os ingredientes estejam prontos, estes são misturados e cozidos por alguns minutos.

No quesito tempero, é possível adicionar, além de cebolinha, sal e alho a gosto. Essa receita, sem dúvida, é um sucesso na sua cozinha, devido à sua praticidade e sabor.

Frango caipira com angu e quiabo

Esse prato, ao invés do tradicional frango, leva o seu primo caipira, dando um toque gourmet à receita clássica.

A carne é preparada na panela de pressão com pimenta-do-reino, salsinha, alho, cenoura e cebola. Em contrapartida, o quiabo deve ser salteado em uma frigideira. Enquanto isso, o frango é feito com manteiga, água, queijo meia-cura e fubá de milho.

O resultado dessa mistura é um prato de sabores complexos, que deixará seus convidados surpreendidos e cheios de água na boca!

Frango com couve, jiló, angu e quiabo

Nessa receita, sele o frango e, em seguida, o transfira para uma panela com quiabo, colorau, pimenta, sal, alho e cebola. Cozinhe todos os ingredientes juntamente por cerca de meia hora e, na sequência, os sirva com couve cozida, jiló e angu de fubá.

O diferencial desse prato é sua variedade e seu teor nutritivo. Isso porque ele conta com acompanhamentos saudáveis e que combinam muito bem entre si.

Frango com angu de milho verde e quiabos em chips

Essa receita também utiliza do frango caipira para conferir mais sabor e complexidade à receita. A carne é temperada com ingredientes mais incomuns, como pimenta bode e vinho branco. Além disso, para acentuar o sabor, leva os clássicos salsinha, sal, manteiga, alho e cebola.

Uma vez temperado, leve o frango até o forno para assar. Paralelamente à isso, prepare na frigideira os quiabos em chips fininhos. Para complementar o acompanhamento do prato, prepare o angu com sal, manteiga e milho verde em um mixer.

Essa versão é bastante completa e funciona muito bem para ocasiões especiais, uma vez que demanda pouco trabalho em comparativo ao seu sabor intenso.

Frango com quiabo

Frango ensopado com amendoim e quiabo

Nessa variedade, o frango é marinado com quiabo cortado em rodelas, sal, salsão e cenoura. Após deixar os ingredientes descansar por um tempo, leve o frango a uma frigideira com óleo e adicione os demais ingredientes.

A dica para essa receita é servir o prato com um arroz soltinho, sendo uma pedida e tanto para quem gosta de preparos suculentos.

Frango com bacon e legumes

Essa receita é um pouco mais calórica. Isso porque, além do frango caipira, leva bacon em seu preparo. Coloque o frango no forno com o bacon, a pimenta, o suco de laranja, o tomate, o alho, a cebola e o pimentão. Em seguida, frite o quiabo  até ficar douradinho e transfira a carne, depois de assada, para uma panela junto do quiabo frito.

Nessa panela, são acrescentados dois ingredientes: água e caldo de vinho seco e branco. O preparo dessa receita é uma explosão na boca. E pode ser servida em ocasiões especiais para impressionar os convidados.

Após aprender todas essas receitas de frango com quiabo, é difícil não ficar com água na boca e curioso para testar elas na cozinha. O que todos esses pratos têm em comum é o seu sabor marcante e o seu preparo simples e prático. Além disso, você pode ainda misturar os acompanhamentos sugeridos para cada receita.  Se quiser, também pode inovar com ingredientes de sua preferência. Não deixe de anotar esses preparos equilibrados e deliciosos no seu cardápio e aproveite o resultado na sua dieta.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo