Truta é espécie de peixe faz sucesso na culinária ao redor do mundo

Inicio » Pecuária » Truta é espécie de peixe faz sucesso na culinária ao redor do mundo
28/06/2019 Por
Truta é espécie de peixe faz sucesso na culinária ao redor do mundo

A truta é um tipo de peixe que gosta de águas correntes, frias e livres de poluição

O peixe truta é bastante conhecido mundialmente. Geralmente ele vive em água doce, porém, algumas espécies têm a capacidade de sobreviver também nos oceanos.

A truta pode chegar a 60 centímetros de comprimento e é muito utilizada em pratos da gastronomia. Contudo, devido à poluição e interferência do homem, o peixe corre riscos de sobrevivência e procriação.

truta

O que é truta?

Truta é um tipo de peixe de água salgada, comprido e com o corpo alongado. O peixe pode pesar até dois quilos e possui escamas esverdeadas, assim como da cor castanha. A espécie, que é parente do salmão, pode ser bastante exigente no que se refere a habitat natural.

Assim, a truta sobrevive somente em águas limpas, oxigenadas e puras. Portanto, o peixe não lida bem com a poluição. Um dos fatores prejudiciais à reprodução da espécie, então, é a interferência do homem na natureza. Os períodos de seca e as represas também prejudicam o seu desenvolvimento, pois afetam a corrente normal dos rios.

As diferentes espécies de truta:

Em seu habitat natural, o peixe é encontrado em algumas espécies diferentes. Assim, os principais tipos de peixe truta já conhecidos, são:

  • Truta arco-íris: é uma das espécies mais conhecidas em todo o mundo, principalmente devido à criação em cativeiro. Elas possuem o corpo com cor amarelada e pintas pretas ao longo do dorso. Algumas, porém, podem possuir uma faixa rosada. O peixe pode chegar até a 45 centímetros de comprimento.
  • Truta marisca: também chamada de truta marrom, é a espécie mais comum que existe. Ela vive boa parte de sua vida nos oceanos. Entretanto, retorna para a água doce quando chega a época de desova.
  • Truta prateada: infelizmente a espécie foi extinta na década de 1950. Acredita-se, então, que a pesca excessiva causou o seu desaparecimento.

truta

Como é feita a criação de trutas no Brasil?

A criação em território nacional teve início na década de 49, principalmente no Sul e Sudeste. Depois que os primeiros ovos chegaram da Dinamarca, os peixes se adaptaram bem às correntes frias dos rios.

As principais regiões onde se montaram as truticulturas, então, foram entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além disso, também abriu campo para o mercado em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Para a criação de trutas, portanto, são importantes algumas características como a água abundante e de boa qualidade. A temperatura ideal deve ser abaixo de 15 graus, para que os peixes de desenvolvam. Além disso, ser água pura, livre de nitratos ou outros poluentes.

truta

Curiosidades sobre a truta

A espécie é carnívora e, assim, livre na natureza se alimenta de outros pequenos peixes ou insetos. Outra curiosidade sobre o peixe é que ela desova no outono e inverno. Sendo assim, neste período ela se desloca para águas mais geladas e límpidas, com fortes correntes.

A fêmea escava um ninho no fundo do rio, geralmente onde possui algum tipo de cascalho. Assim, quando o ninho está pronto a truta libera os ovos, que são fecundados pelo macho.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo