Frutos secos são ótimas opções para quem busca qualidade de vida

Inicio » Agricultura » Frutos secos são ótimas opções para quem busca qualidade de vida
11/04/2019 Por
Frutos secos são ótimas opções para quem busca qualidade de vida

Os frutos secos são ricos em nutrientes capazes de dar equilíbrio ao corpo

Frutos secos são popularmente conhecidos em diferentes partes do mundo. Sua versatilidade permite que esse tipo de alimento esteja na composição de diferentes pratos, desde uma simples salada até o tradicional arroz preparado de maneira mais requintada.

Os frutos secos são acessíveis a diferentes públicos e podem ser facilmente encontrados em mercados de variados tipos e públicos. No Brasil, eles costumam fazer bastante sucesso em épocas comemorativas como o Natal, por exemplo; época em que a “uva passa no arroz” se transforma no medo de muitos e no desejo ansioso de alguns. 

Frutos secos

O que são frutos secos?

Os frutos secos são alimentos conhecidos pela sua textura rústica. Além disso, diferentes das frutas consideradas frescas (como a banana e mamão, por exemplo), eles podem ser consumidos por um longo período de tempo, mesmo sem refrigeração. 

A grande variedade de frutos secos é rica em diferentes vitaminas, tornando-se uma ótima aliada de pessoas que buscam qualidade de vida e saúde. Entre as principais propriedades nutritivas do alimento, podemos citar vitamina B1; ferro; cálcio; e potássio, entre outros.

Em contrapartida, pessoas que têm asma devem atentar-se ao consumo dos frutos secos, uma vez que o dióxido de enxofre está presente no alimento como conservante; e esse elemento pode agravar essa condição específica de saúde. 

Frutos secos considerados orgânicos também são altamente consumidos. Todavia, por conta da ausência dióxido de enxofre, a estética do alimento é mais escura; no entanto, seu sabor permanece intenso.

Com a alta popularização do alimento, ele passou a ser vendido de diferentes formas; e é comumente armazenado em sacos plásticos e em pequena quantidade, como uma espécie de aperitivo.

Tipos de frutos secos

Os frutos secos caracterizam-se em frutos deiscentes e os frutos indeiscentes, cada um com a sua peculiaridade, sendo elas:

  1. Frutos deiscentes:  Essa classe de frutos é conhecida por seu pericarpo – parede do alimento – que se abre durante o processo de amadurecimento. A castanha é um exemplo disso desse tipo de fruto.
  2. Frutos indeiscentes: Ao contrário dos deiscentes, os indeiscentes são conhecidos por conta de o pericarpo não se abrir de forma natural. O girassol faz parte dessa classe.

Frutos secos em uma mesa, prontos para serem consumidos

Frutos secos e a qualidade de vida

Os frutos secos são ótimas alternativas para pessoas que buscam qualidade de vida. Sua riqueza em propriedades permite diferentes dietas balanceadas que podem trazer ótimo equilíbrio ao corpo. Os principais benefícios dos frutos são:

  • Melhora nos níveis de colesterol: O alimento é rico em gorduras consideradas importantes para o corpo, entre elas as insaturadas.
  • Equilibra o organismo: Por conta da alta taxa de fibras, o alimento equilibra o organismo e melhora a digestão.
  • Aumento da energia corporal: É altamente recomendado o consumo de frutos secos para atletas. Suas calorias fazem com que os indivíduos tenham mais disposição antes e depois de praticar exercícios físicos. Além disso, os frutos controlam a massa muscular, de modo que a estrutura corporal permaneça rígida.

No entanto, para obter a qualidade de vida, é importante manter periodicidade do consumo de alimentos ricos em nutrientes. E, para isso, os frutos secos são bastante indicados; já que sua versatilidade permite que sejam combinados com os mais variados tipos de alimentos e dietas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo