Gás carbônico é importante para manutenção da vida na Terra

Inicio » Meio Ambiente » Gás carbônico é importante para manutenção da vida na Terra
25/03/2019 Por
Gás carbônico é importante para manutenção da vida na Terra

O gás carbônico existe naturalmente na atmosfera e é proveniente, principalmente, da respiração de seres humanos e animais

Uma das preocupações atuais é sobre a interferência que o gás carbônico causa nas questões ambientais, principalmente no aumento do efeito estufa. Apesar do efeito trazer benefícios para o planeta, o aumento da temperatura terrestre causa problemas para animais, vegetais e humanos.

O gás carbônico é emitido na natureza através da queimada de alguns produtos, como combustíveis fósseis ou materiais orgânicos. Ele é importante, ainda, para que as plantas possam realizar a fotossíntese.

Gás carbônico

O que é gás carbônico?

Gás carbônico é um composto químico formado por dois átomos de oxigênio e um de carbono. Sua forma química, portanto, é representada por CO2. Também chamado de dióxido de carbono ou anidrido carbônico, ele existe na atmosfera principalmente por causa da respiração. Calcula-se, inclusive, que cerca de 79% do gás emitido na atmosfera é proveniente da respiração, tanto se seres humanos como animais.

Entretanto, ele também pode ter origem na queima de produtos como materiais orgânicos, combustível fóssil ou óleos, álcool, etc.

Outro fator importante sobre ele, ainda, é que as plantas o utilizam para a produção de fotossíntese.

Para que serve o gás carbônico?

Além da queima de produtos, o gás também pode ter origem em atividades vulcânicas, ou, quando o solo é muito rico em materiais orgânicos. Um exemplo, portanto, seriam os pântanos que viabilizam a produção do dióxido.

O gás carbônico representa um papel importante para a manutenção da vida no planeta. Além da fotossíntese das plantas, que transforma o gás em energia para sua sobrevivência, ele serve para ser utilizado em diversas formas ou produtos:

  • Bebidas: pode dar efervescência aos drinques
  • Extintores: ele isola o oxigênio do fogo ou materiais combustíveis
  • Anestesias: utilizado em uma concentração com oxigênio, causa efeito anestésico em animais.
  • Entretenimento: o jogo paintball utiliza cilindros em suas competições. O gás, então, é usado nestes cilindros.

Sua importância para o planeta

Naturalmente, o gás carbônico que existe na Terra é benéfico e traz pontos positivos para o planeta e seus habitantes. Junto com outros gases como o vapor de água, metano, ozônio e óxido nitroso, por exemplo, ele forma uma camada transparente ao redor da crosta.

Esses gases, então, compõem um fenômeno fazendo com que o planeta permaneça aquecido durante a noite, mesmo quando não recebe mais a radiação solar. Em função disso, portanto, a média da temperatura global se mantém suficiente para a sobrevivência.

Sendo assim, até certo ponto o efeito estufa é benéfico ao planeta.

Gás carbônico

Qual o problema do efeito estufa?

O problema, porém, são as consequências do aumento desse efeito na Terra. Com o acúmulo dos gases, o planeta “aprisiona” mais o calor, e não tem capacidade para dissipá-lo. A radiação, então, fica mais concentrada e causa danos.

A quantidade de gás carbônico têm aumentado na atmosfera, por isso a preocupação de diversas instituições em controlar esta emissão.

Conforme os estudiosos, inclusive, depois de emitido o gás carbônico tem o tempo de vida de até 200 anos. Por isso observar a concentração e a produção deste gás é fundamental para manter a temperatura terrestre.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo