A geopolítica faz do seu aspecto central a relação entre as nações

Inicio » Agronegócio » A geopolítica faz do seu aspecto central a relação entre as nações
18/04/2019 Por
A geopolítica faz do seu aspecto central a relação entre as nações

A ação da geopolítica e relação entre as nações

A geopolítica está totalmente preocupada em entender relações de poder entre os Estados. É notório que sua ação é considerar as vias militares e as vias diplomáticas das nações. Por isso é que sua inserção fez-se tão importante, tanto no contexto atual quanto nos acontecimentos passados.

As ações da geopolítica podem ser observadas nos inúmeros conflitos e tensões espalhados pela mundo. Ela realiza a mediação das relações entre os países, administração e organização dos aspectos que envolvem cada um. Assim, faz uso de outras ciências para que seu objetivo seja alcançado.

Geopolítica: nações

O que é geopolítica?

O conceito de geopolítica diz respeito à uma área pertencente à Geografia com o intuito de realizar a interpretação dos fatos atuais e do progresso político das nações. Para que isso seja feito, ela utiliza como principais parâmetros as informações geográficas. Em outras palavras, essa ciência envolve as análises geográficas, históricas e científicas-sociais ligadas à teoria política em graus, tanto do Estado quanto em nível internacional-mundial.

Entretanto, é normal que a geopolítica seja entendida como os acontecimentos da atualidade. Ela faz associação de assuntos envolvidos com relações internacionais, acordos diplomáticos e qualquer tipo de conflitos entre culturas, nações ou que envolva disputas por territórios.

Origem da geopolítica

O termo Geopolítica foi criado no início do século XX, pelo cientista político Rudolf Kjellén, baseado na obra do alemão Friedrich Ratzel, chamada de “Politische Geographie” (Geografia Política).

As questões territoriais ganharam um novo rumo e abordagem para os Estados durante a ascensão do fascismo europeu, também chamado de nazismo. Os países já enxergavam seus territórios como fonte primordial e básica de recursos.

No entanto, com a repercussão do nazismo este entendimento avançou mais ainda. A visão que eles tinham sobre os territórios passou de ser apenas a de organizar recursos internos e conquistar outras terras estrangeiras.

Foi durante o nazismo que Friedrich Ratzel criou os termos ‘determinismo geográfico’ e a ‘teoria do espaço vital’. Este último era usado para designar os territórios que não pertenciam à Alemanha, mas que poderiam ser essenciais no processo do seu desenvolvimento.

Esses territórios incluíam todo o leste europeu, como a Ucrânia, a Polônia e outros países que deveriam ser conquistados. Assim, todo esse movimento do pensamento econômico e político nazista deu início a chamada Geopolítica.

Durante o período da Guerra Fria (1947 – 1991) foram expressos muitos dos princípios e conceitos da geopolítica. Isso foi possível porque acontecia uma grande disputa ideológica e territorial entre a União Soviética (Rússia) e os Estados Unidos. O Estado teve grande relevância no que diz respeito às decisões estratégicas da guerra e no estabelecimento de padrões e valores sociais.

No entanto, quando a Guerra Fria chegou ao fim, as discussões geopolíticas voltaram a focar no combate ao terrorismo, as redefinições de fronteiras nos países africanos e do Oriente Médio, aos problemas sociais e à questão nuclear.

Objetivo da Geopolítica

Em resumo, pode-se dizer que os principais objetivos da Geopolítica englobam compreender e explicar os conflitos internacionais da atualidade e os principais aspectos políticos da sociedade atual.

Geopolítica Mundial

A geopolítica mundial evoluiu ao longo dos anos. Atualmente, ela engloba dinâmicas econômicas e populacionais dentro de todo o âmbito político internacional. Ela chega a envolver a Organização das Nações Unidas (ONU) como palco principal entre as relações de poder dos países. No entanto, há outras divisões que incluem conflitos e tensões diversas.

Geopolítica: mapa da Síria

Um exemplo de conflitos e tensões é a guerra na Síria. Ela envolve muitas potências de caráter militar, engloba diversas questões sociais e econômicas que impactam o restante do mundo diretamente. No entanto, o foco principal da geopolítica está onde a guerra é localizada, o Oriente Médio.

Os principais temas que estão relacionados com esta guerra são, por exemplo:

  • Herança política da Guerra Fria;
  • Conflitos entre judeus, cristãos e muçulmanos;
  • Imigração e refugiados de guerra;
  • Disputa pela influência política na região;
  • Disputa pelo controle das reservas de petróleo e gás natural.

Cada um dos assuntos abordados compõe um cenário amplo, cada um com um impacto específico no progresso da guerra. Assim, a geopolítica age estabelecendo todas as relações para entender os aspectos envolvidos.

No entanto, há muitos outros conflitos e tensões que a geopolítica também abrange. Podemos citar alguns principais, como, por exemplo:

  • Segunda Guerra Mundial
  • Descolonização da Ásia e da África;
  • Guerra do Iraque;
  • Guerra do Vietnã;
  • Guerra do Golfo;
  • Guerra da Coreia;
  • Guerra do Afeganistão;
  • Fim da União Soviética (URSS);
  • Queda do Muro de Berlim;
  • Imperialismo;
  • Blocos Econômicos;
  • Globalização, entre outros.

Geopolítica no Brasil

A geopolítica brasileira se faz presente pois o país possui características e situações que precisam de seu envolvimento. Isso acontece de acordo com as características sociais e econômicas das diferentes regiões do Brasil. Além disso, também está incluso o desenvolvimento sustentável, as tensões no que diz respeito ao progresso agrário e populacional; além dos biomas nativos na zona rural e o crescimento da zona urbana.

A geopolítica do Brasil está diretamente associada à geopolítica da América do Sul, pois inclui a inserção do país na economia internacional e a negociação entre blocos econômicos e formação de entidades; como, por exemplo, o UNASUL e o Mercosul.

Geopolítica: Rio de Janeiro, Brasil

Litoral com intensas reservas de petróleo, pré-sal nacional, Rio da Prata, ecossistema do Pantanal mato grossense e a Floresta Amazônica são algumas das áreas importantes que envolvem os aspectos geopolíticos no Brasil.

Pode-se dizer que os principais objetivos da geopolítica no Brasil são abordar questões geológicas, geográficas, questões da terra como a reforma agrária e os estudos de planejamento das cidades urbanas – além das relações entre Estado e sociedade e entre governo Federal e as regiões, no que diz respeito à organização ambiental das áreas naturais.

Uma área que passou a ser englobada recentemente na geopolítica é a rede de comunicação como a internet, na chamada geopolítica do ciberespaço.

Há muitos outros temas abordados dentro da geopolítica brasileira, desde reservas e recursos naturais, tensões nas fronteiras até questões relacionadas à infraestrutura. Então, pode-se também dizer que os principais temas abordados no Brasil sobre geopolítica são, por exemplo:

Portanto, é notório que nos dias atuais todos os estudos que a geopolítica engloba estão tendenciando à observar e fazer administração crítica das relações globais entre todas as nações.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo