Germinação é o processo de brota de uma semente

Inicio » Agricultura » Germinação é o processo de brota de uma semente
28/05/2019 Por
Germinação é o processo de brota de uma semente

Germinação é quando uma semente se rompe e dá origem a uma nova plantada

A germinação é a fase inicial de crescimento de uma planta. Ela rompe a película onde a semente está envolvida e surgem as primeiras raízes e folhas do vegetal.

A germinação é um processo natural que ocorre quando a semente encontra condições perfeitas para o seu desenvolvimento.

germinação

O que é germinação?

Germinação é quando a semente de determinada planta começa a brotar, permitindo assim o nascimento e desenvolvimento do vegetal. É, portanto, conhecida como a primeira etapa do crescimento de uma planta. No processo de germinação acontece a ruptura do envoltório que cerca a semente, permitindo assim com que nasçam as raízes e folhas.

Contudo, para que isso ocorra é necessário que a semente esteja sob condições perfeitas. Quantidade de água e oxigênio devem suprir as necessidades da planta, assim como a temperatura e a disponibilidade de luz.

Como ocorre a germinação?

Alguns pontos são importantes para que a planta possa nascer, como foi visto anteriormente. Assim, a somatória destes suprimentos irá permitir o crescimento e rompimento da semente. Como ocorre, então, as etapas da germinação de sementes?

  • As sementes devem estar em contato com o solo, ou um território propício para o seu desenvolvimento.Quando as condições climáticas são favoráveis, elas começam a aumentar o seu tamanho. Neste meio tempo, então, ocorre a absorção de água e oxigênio.
  • O envoltório, ou revestimento que cobre a semente se abre. Neste momento uma raiz começa a nascer da semente. Quase que simultaneamente, também germina uma parte aérea da planta, como uma pequena folha ou início de um caule.
  • Neste momento, então, ocorre o processo de germinação e a primeira fase do crescimento: quando uma semente que antes estava dormente, desperta para o desenvolvimento.

germinação

O processo acontece em todas as culturas?

Todas as sementes devem germinar para que a planta se desenvolva, portanto, a resposta é sim. Um tipo de experimento muito conhecido e realizado com as crianças na escola é a germinação do feijão. Para ensinar os estudantes sobre o crescimento dos vegetais, é bastante comum que as professoras proponham esta experiência. Assim, as sementes de feijão são colocadas sobre um algodão, em um pequeno recipiente.

Este algodão é umedecido de tempos em tempos e exposto à condições favoráveis para o desenvolvimento da semente. Em alguns dias, então, é possível perceber o rompimento da semente e o nascimento da planta.O experimento também pode ser realizado com outras espécies, como a germinação do girassol, por exemplo, ou do milho.

Como saber a probabilidade de uma semente germinar?

Nem todas as sementes plantadas germinam. Algumas simplesmente permanecem em estágio de dormência por muito tempo. Ou, ainda, quando não se desenvolvem podem servir de alimento para alguns animais.Porém, é possível imaginar se uma semente irá se desenvolver ou não, conforme as suas características.

germinação

Quando uma semente é nova e foi produzida a pouco tempo pela planta, ela possui alguns nutrientes que suprem suas necessidades durante determinado tempo. É a energia que ela precisa para se manter até que encontre condições adequadas para o nascimento.

Contudo, se uma semente permanece inativa por muito tempo, as probabilidades de ela germinar vão caindo.

Então, de maneira geral, quanto mais tempo ela leva para sua germinação, menores são as chances que isso ocorra com sucesso. Quando elas estão murchas, ou são muito pequenas, também pode ser um indicativo que não irão brotar.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo