Vapor é o estado gasoso de determinada substância

Inicio » Meio Ambiente » Vapor é o estado gasoso de determinada substância
07/05/2019 Por
Vapor é o estado gasoso de determinada substância

O vapor de água faz parte da composição da superfície da Terra e exerce um papel importante no controle de temperatura do planeta.

O vapor é o estado gasoso de uma matéria. Ele pode ser alcançado, por exemplo, através de alterações na temperatura e pressão de uma substância.

O vapor tem algumas características específicas que o diferenciam dos outros estados físicos, como o líquido e o sólido. Assim, geralmente ele é incolor, inodoro e não pode ser visto.

Vapor

O que é vapor?

Vapor é o estado gasoso na qual uma determinada substância se encontra. A temperatura para alcançar esta fase, portanto, varia conforme o tipo de substância. O vapor pode ser descrito, então, como uma fase transitória entre o líquido ou o sólido.

Assim, o vapor d´água é o nome que se dá quando o líquido alcança seu estado gasoso. Ele possui algumas características, por exemplo, é incolor e inodoro. Ele também não pode ser facilmente visto.

O vapor de água pode ser encontrado nas camadas mais baixas da atmosfera e exerce um papel importante no planeta: auxilia no controle de temperatura e ajuda a regular a radiação de raios infravermelhos.

A origem da palavra vapor

O termo tem origem latina, da palavra vapore. O significado de vapor, portanto, é a mudança de um  produto em estado líquido para a forma de gás.

Tipos de vapor

Quando a água passa de seu estado líquido para o gasoso, é um exemplo de vapor. Entretanto, apesar de possuir características semelhantes, nem todos eles são iguais. Confira alguns tipos:

  • Saturado: acontece sob condições de temperatura e pressão onde o gasoso e o líquido conseguem coexistir. Portanto, esta forma acontece quando a taxa de vaporização e condensação da água são as mesmas
  • Úmido: este é um exemplo encontrado nas plantas. Ele ocorre quando gotículas de água são levadas e distribuídas para dentro da névoa. Em relação às caldeiras que produzem vapor, é normal que elas descarreguem até 5% de umidade dentro do estado gasoso.
  • Superaquecido: é criado sobre o vapor úmido, através de um aquecimento extra. Desta forma, acaba-se produzindo um gás com temperatura mais alta e densidade menor. Ele é utilizado principalmente na propulsão de turbinas e atividades de movimento.

O que é vaporização?

Se vapor é o resultado de um líquido em seu estado gasoso, o nome desta transformação é vaporização. Para que isso ocorra é necessário que as moléculas do líquido sejam afastadas de seus aglomerados.

Este processo demanda energia e, assim, essa quantidade de energia se chama calor de transformação.

Vapor

Curiosidades sobre o vapor

Existem algumas características que distinguem o estado gasoso dos demais. O líquido e o sólido, por exemplo, possuem peso e volume. O gás, entretanto, é diferente. Ele não possui volume constante e, consequentemente, pode tomar forma do recipiente no qual está inserido.

São as variações de temperatura que provocam variações no seu volume e pressão. Assim, uma substância em vapor pode retornar ao seu estado de líquido ou sólido conforme o aumento de sua pressão sem que, para isso, seja necessário alterar a sua temperatura.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo