Você conhece o Gladíolo? Essa flor chama atenção por suas cores

Inicio » Meio Ambiente » Você conhece o Gladíolo? Essa flor chama atenção por suas cores
29/04/2020 Por
Você conhece o Gladíolo? Essa flor chama atenção por suas cores

Talvez você conheça o gladíolo pelo nome mais comum, palma-de-santa-rita, ou apenas palma. Uma das plantas mais populares no Brasil e muito apreciada por sua beleza espetacular, o gladíolo se apresenta em diversas cores. Mas, provavelmente você não deve conhecer por esse nome, mas sim como palma, ou palma-de-santa-rita.

O florescimento do gladíolo depende da região. No Sul do Brasil por exemplo, onde é muito encontrada e apreciada, sua floração ocorre na primavera.

gladíolo é uma flor mais conhecida como palma

O que é gladíolo?

De nome científico é Gladiolus hortulanus, o gladíolo no Brasil é mais conhecido como palma. É uma planta bulbosa florífera, que produz folhagem que pode medir de 80 a 100 centímetros de altura.

O gladíolo pertence ao gênero Gladiolus, que apresenta aproximadamente 260 espécies, das quais, a maioria é nativa da África do Sul e algumas espécies são nativas da Eurásia.

Características do gladíolo

Por sua beleza e facilidade de cultivo, as palmas estão hoje espalhadas pelo mundo e dando origem a vários cruzamentos, originando outras espécies, desde pequenas até flores enormes, que ficam presas a uma longa haste.

As palmas têm um grande apelo comercial e ornamental, e isso se deve não só a sua beleza, mas também por sua resistência e durabilidade. A planta é muito procurada em algumas datas, como na festa de Iemanjá, e é responsável por ajudar a movimentar o mercado de de flores ornamentais no Brasil.

Mas, o que torna essas flores tão atraentes? sem dúvida são suas cores diversificadas. Encontramos o gladíolo rosa, vermelho, esverdeado, laranja, amarelo, dentre outros tons, inclusive tons mesclados. Juntas, essas flores formam um verdadeiro arco-íris de flores.

Um jardim dessas espécies, em variadas cores, é realmente de encher os olhos, pois são plantas que atingem uma altura significativa, chamando atenção.

Flor gladíolo

Para cultivar essa flor, é preciso plantar o bulbo (parte de algumas plantas perenes que inclui uma parte que corresponde ao caule, de onde partem as raízes), em covas. O solo deve ter boa drenagem e, de preferência, com bastante luz solar.

Os bulbos de gladíolo devem ser plantados entre 5 e 7 centímetros de profundidade, com aproximadamente 15 cm de distância entre eles. O gladíolo pode ser plantado em qualquer época do ano.

Contudo, antes de iniciar o plantio, que pode ser no jardim ou até mesmo em vasos, verifique se área onde vão ficar as plantas é ensolarado e com boa circulação de ar.

Para estimular a floração, é possível adubar a terra com compostos orgânicos e também repetir a adubação quando a flor atingir 20 cm de altura. Do plantio até o florescimento vão se passar cerca de 60 ou 70 dias.

o gladíolo, ou palma, se apresenta em diversas cores

Curiosidades sobre o gladíolo

Algumas referências dizem que os gladíolos eram flores entregues aos gladiadores quando venciam alguma batalha, tornando-se assim, símbolo de vitória.

A referência talvez não seja em vão: a palavra gladíolo poderia ser o diminutivo da palavra latina “gladius”, que significa “espada / lança”. Teria sido atribuído a esta flor justamente pelo seu formato, que é uma longa haste onde, mais para cima, ficam as flores, lembrando uma lança como usavam os gladiadores;

Além disso, o gladíolo sempre teve um simbolismo fortemente ligado à força e energia.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo