Talvez você conheça o gladíolo pelo nome mais comum, palma-de-santa-rita, ou apenas palma. Uma das plantas mais populares no Brasil e muito apreciada por sua beleza espetacular, o gladíolo se apresenta em diversas cores. Mas, provavelmente você não deve conhecer por esse nome, mas sim como palma, ou palma-de-santa-rita.
O florescimento do gladíolo depende da região. No Sul do Brasil por exemplo, onde é muito encontrada e apreciada, sua floração ocorre na primavera.
O que é gladíolo?
De nome científico é Gladiolus hortulanus, o gladíolo no Brasil é mais conhecido como palma. É uma planta bulbosa florífera, que produz folhagem que pode medir de 80 a 100 centímetros de altura.
O gladíolo pertence ao gênero Gladiolus, que apresenta aproximadamente 260 espécies, das quais, a maioria é nativa da África do Sul e algumas espécies são nativas da Eurásia.
Características do gladíolo
Por sua beleza e facilidade de cultivo, as palmas estão hoje espalhadas pelo mundo e dando origem a vários cruzamentos, originando outras espécies, desde pequenas até flores enormes, que ficam presas a uma longa haste.
As palmas têm um grande apelo comercial e ornamental, e isso se deve não só a sua beleza, mas também por sua resistência e durabilidade. A planta é muito procurada em algumas datas, como na festa de Iemanjá, e é responsável por ajudar a movimentar o mercado de de flores ornamentais no Brasil.
Mas, o que torna essas flores tão atraentes? sem dúvida são suas cores diversificadas. Encontramos o gladíolo rosa, vermelho, esverdeado, laranja, amarelo, dentre outros tons, inclusive tons mesclados. Juntas, essas flores formam um verdadeiro arco-íris de flores.
Um jardim dessas espécies, em variadas cores, é realmente de encher os olhos, pois são plantas que atingem uma altura significativa, chamando atenção.
Flor gladíolo
Para cultivar essa flor, é preciso plantar o bulbo (parte de algumas plantas perenes que inclui uma parte que corresponde ao caule, de onde partem as raízes), em covas. O solo deve ter boa drenagem e, de preferência, com bastante luz solar.
Os bulbos de gladíolo devem ser plantados entre 5 e 7 centímetros de profundidade, com aproximadamente 15 cm de distância entre eles. O gladíolo pode ser plantado em qualquer época do ano.
Contudo, antes de iniciar o plantio, que pode ser no jardim ou até mesmo em vasos, verifique se área onde vão ficar as plantas é ensolarado e com boa circulação de ar.
Para estimular a floração, é possível adubar a terra com compostos orgânicos e também repetir a adubação quando a flor atingir 20 cm de altura. Do plantio até o florescimento vão se passar cerca de 60 ou 70 dias.
Curiosidades sobre o gladíolo
Algumas referências dizem que os gladíolos eram flores entregues aos gladiadores quando venciam alguma batalha, tornando-se assim, símbolo de vitória.
A referência talvez não seja em vão: a palavra gladíolo poderia ser o diminutivo da palavra latina “gladius”, que significa “espada / lança”. Teria sido atribuído a esta flor justamente pelo seu formato, que é uma longa haste onde, mais para cima, ficam as flores, lembrando uma lança como usavam os gladiadores;
Além disso, o gladíolo sempre teve um simbolismo fortemente ligado à força e energia.