Granito é uma rocha com utilidades ímpares
O granito é um tipo de rocha bastante conhecido, usado em diversas situações, desde construções a esculturas. Sua existência é remetida de milhares de longínquos anos, sendo considerado não só um símbolo de força, mas também de status e durabilidade.
Independentemente de ser um geólogo do tipo amador, um mero curioso ou alguém que procura por materiais para novas bancadas de granito, o assunto é realmente interessante. Sendo assim, seja qual for o motivo, as pessoas sempre ficarão surpresas com as diversas variedades de granitos, bem como de suas particularidades.
O que é granito?
Granito é uma forma de rocha ígnea com grãos grandes o suficiente para serem visíveis a olho nu. Ele se forma a partir da lenta cristalização do magma abaixo da superfície da Terra.
Essa rocha é composta principalmente de quartzo, mas também de feldspato com quantidades pequenas de anfibólios, mica e outros minerais. Essa composição geralmente dá as cores do granito, como:
- Granito vermelho;
- Granito preto;
- Granito rosa;
- Granito branco.
Mineralogia
O granito é classificado de acordo com o diagrama QAPF para rochas plutônicas de granulação grossa. É denominado conforme a porcentagem de:
- Feldspato alcalino (ortoclásio, sanidina ou microclinal);
- Quartzo;
- Feldspato plagioclásio.
O verdadeiro granito – de acordo com a moderna convenção petrológica – contém tanto plagioclásio como feldspatos alcalinos. Quando um granitoide é desprovido ou quase desprovido de plagioclásio, a rocha é referida como granito de feldspato alcalino.
Quando um granitoide contém menos de 10% de ortoclase, é chamado tonalita. Por conseguinte, piroxena e anfibólio são comuns em tonalita.
Usos do granito
O granito é a rocha mais frequentemente extraída como uma “pedra de dimensão”. É um material rochoso natural que foi cortado em blocos ou lajes de comprimento, largura e espessura específicos.
Entre as principais características do granito, estão:
- Ser duro o suficiente para resistir à abrasão;
- Ser forte o suficiente para suportar peso significativo;
- Ser inerte o suficiente para resistir ao intemperismo;
- Aceitar um polimento brilhante.
Estas características fazem dela uma pedra de dimensão muito desejável e útil.
O granito é utilizado há milhares de anos em aplicações internas e externas. Sendo cortado e polido, pode ser visto em edifícios, pontes, pavimentação, monumentos, mas também em muitos outros projetos.
No interior, lajes de granito polido e azulejos são usados em:
- Bancadas;
- Pisos de azulejo;
- Degraus de escadas;
- E muitas outras características práticas e decorativas.
O preço alto frequentemente reduz a popularidade deste material de construção, mas não o faz menos requisitado. Geralmente ele custa muito mais do que outros materiais feitos pelo homem na maioria dos projetos.
No entanto, o granito é comumente selecionado, pois traz prestígio ao ser acrescido em determinados projetos. Isso produz impressões de elegância, durabilidade e qualidade inconfundíveis.
O granito também é usado como pedra britada ou agregada. Nesta forma, é tido como material de base em locais de construção, tais como:
- Um agregado na construção de estradas;
- Lastro ferroviário;
- Fundações;
- E em qualquer lugar onde uma pedra britada é útil como aterro.
Granito na crosta continental
A maioria dos manuais de geologia introdutórios relata que o granito é a rocha mais abundante na crosta continental. Contudo, na superfície, ele é exposto nos núcleos de muitas cadeias de montanhas.
Isso ocorre dentro de grandes áreas conhecidas como “batólitos” e nas áreas centrais dos continentes conhecidas como “escudos”.
Os grandes cristais minerais em granito são evidências de que ele resfriou lentamente do material da rocha derretida. Esse resfriamento lento deveria ter ocorrido abaixo da superfície da Terra. Entretanto, foi-se requerido um longo período para ocorrer.
Por conseguinte, se eles estiverem expostos hoje na superfície, a única maneira disso acontecer é se as rochas forem erguidas e as rochas sedimentares sobrepostas forem erodidas.
Tipos de granito
Há vários tipos de pedra de granito que estão disponíveis para comercialização no mercado. Tem-se uma gama ampla de pigmentações e cores, mas sempre com particularidades. Algumas delas até mesmo formam desenhos em forma geométrica que agregam detalhes de grande valor à decoração.
Entretanto, as características encontradas nas pedras podem variar de acordo com as regiões em que as pedras são obtidas. Por exemplo, granitos da Bahia, em geral, têm colorações mais azuladas, enquanto os de Minas Gerais apresentam grafismos que não possuem padrão.
Veja, a seguir, os granitos mais populares utilizados no Brasil:
- Amarelo Florença;
- Amarelo Colonial;
- Amarelo Icaraí;
- Amarelo Ouro Brasil;
- Amarelo Ornamental;
- Amarelo Ouro Deserto;
- Aquarela;
- Amarelo Santa Cecília BMG;
- Blue Night;
- Branco Cristal;
- Branco Ceará;
- Branco Esmeralda;
- Branco Dallas;
- Branco Itaúnas;
- Branco Marfim;
- Branco Macaúbas;
- Branco Piracema;
- Café Imperial;
- Branco Siena;
- Callacata;
- Cinza Andorinha;
- Chocolate Imperial;
- Cinza Corumbá;
- Cinza Itabira;
- Cinza Corumbazinho;
- Cinza Santa Rosa;
- Ella Green;
- Dourado Carioca;
- Exodus;
- Hawaii;
- Golden Macaúbas;
- Ice Blue;
- Marrom Bahia;
- Marrom Absoluto;
- Ouro Negro;
- Preto São Gabriel;
- Preto Absoluto;
- Raísa;
- Verde Bahia;
- Red Verona;
- Vermelho Brasília;
- Verde Candeias.
Um material especial para decorações
As bancadas são o uso mais popular para o granito, uma vez que ele é forte, resistente à água e ao calor e fácil de limpar.
Ilhas de granito valorizam significativamente qualquer cooktop. Esta pedra natural pode ser usada em designs contemporâneos, mas também tradicionais.
Como bancadas de cozinha, uma pia do tipo é um material ideal para banheiros, uma vez que se mostra bastante resistente ao mofo e à água. Ficará ótimo em banheiros grandes, mas também em pequenos, dando uma sensação de elegância.
Os azulejos do material são perfeitos para adicionar um toque de requinte, pois apresentam brilho único para paredes interiores. Eles também melhoram a aparência natural da casa e ajudam a conectar espaços internos e externos.
Um quarto ou uma cozinha nesse estilo mudarão completamente a visão geral da residência. Pode-se dizer que é graças ao granito polido que dá um efeito de espelho e sensações naturais.
É possível também utilizar a pedra como um piso para seus espaços não só interiores, mas também exteriores. Neste caso, é preciso escolher o acabamento correto para garantir um piso antiderrapante.
Acabamentos cinzelados, inflamados ou jateados são adequados para pavimentos. Banheiros, salas de estar ou corredores são perfeitos para pisos, pois são dotados de grande resistência à abrasão e baixa porosidade.
Uma rocha de grande valor, mas também esteticamente incrível. O granito tem um preço demasiado alto, mas pode ser considerado o material ideal para os lares.