Hambúrguer vegano imita o original em textura e sabores

Inicio » Agronegócio » Hambúrguer vegano imita o original em textura e sabores
12/10/2020 Por
Hambúrguer vegano imita o original em textura e sabores

O hambúrguer vegano, apesar de não ser feito com carne, é tão saboroso quanto o produto de origem animal e pode ser feito de diversas maneiras. A textura do hambúrguer feito com carne de gado pode ser reproduzida pelo hambúrguer vegano, o qual utiliza alguns grãos que são fonte de proteínas como o feijão e a lentilha. Também podem ser utilizadas a batata, tofu e farinhas ricas em ácido fólico.

Desta forma, o hambúrguer vegano, além de ser muito saboroso, é uma opção saudável para substituir a carne. Há, na culinária vegana, diversas receitas que são capazes de substituir a carne, o leite e os ovos, os quais são as maiores fontes de proteína, energia necessária ao organismo.

Hambúrguer vegano

O que é hamburguer vegano?

Hambúrguer vegano é uma iguaria feita livre de ingredientes de origem animal, ou seja, de acordo com a dieta vegana. A receita surgiu como substituição ao hambúrguer presente nos lanches das principais redes de fast food, o qual é feito principalmente com carne.

Os sanduíches vegetarianos podem conter o hambúrguer feito com carne de soja ou até mesmo com outros ingredientes como a batata. O hambúrguer vegano prova que é possível reproduzir a textura e sabor da carne com outros ingredientes que não são de origem animal.

Agora que sabemos o que é hamburguer vegano, temos mais uma opção para incluir em uma alimentação saudável e saborosa. Vamos saber mais sobre o veganismo?

O que é veganismo?

O mercado vegano tem crescido no Brasil. Para entender o que é veganismo e suas diferenças com o vegetarianismo, temos que compreender que o veganismo não se resume a uma dieta alimentar. No caso do vegetariano, ao optar por uma alimentação baseada apenas em vegetais, legumes e grãos, sem produtos de origem animal, é uma escolha diretamente relacionada à sua alimentação.

Para o vegano, qualquer processo que ofereça sofrimento animal não deve ser apoiado, portanto, não é modificada apenas a alimentação, como também o estilo de vida e consumo.

Isso significa que uma pessoa vegana não utiliza couro de animais, produtos fabricados com pele de animais, produtos cosméticos testados em animais, entre outros que podem oferecer algum tipo de sofrimento animal. Logo, toda pessoa praticante do veganismo é vegetariana, no entanto, nem todo vegetariano é praticante do veganismo.

Quais as dificuldades de uma dieta vegana?

As proteínas de origem animal são fonte de aminoácidos essenciais que precisamos para o bom funcionamento do organismo. A maioria desses aminoácidos pode ser encontrada em uma dieta rica em alimentos proteicos como feijão, proteína de soja, lentilhas, brócolis, aveia, castanhas, ervilhas, espinafre, grão de bico e tofu, principalmente.

Além disso, devemos complementar a dieta com outros alimentos que sejam fonte de vitaminas do complexo D, ferro, cálcio e ômega 3.

O que acontece é que a dieta vegana pode ser uma dieta muito nutritiva, porém, as quantidades de alimentos fontes de proteína que devem ser ingeridas são muito maiores do que em uma alimentação à base de produtos animais. Sendo assim, muitas vezes a pessoa se vê diante da situação de ter que incrementar a sua dieta com suplementos vitamínicos.

Hambúrguer vegano

Receitas veganas

Muitas receitas veganas são deliciosas e podem fazer você mergulhar em um mundo novo de sabores. Assim, ao consumir mais frutas, verduras e grãos, você modifica o seu metabolismo. Ao mesmo tempo, fornece fibras e carboidratos que podem ajudar a acelerar as funções, renovando suas energias e dando outro ritmo para sua vida.

O veganismo é contra qualquer tipo de atividade que prejudique os animais, logo, ser vegano inclui preservar meio ambiente e espécies, consumir produtos orgânicos e livre de defensivos agrícolas e também evitar comprar produtos industrializados. Sendo assim, a dieta é feita de forma mais natural sempre que possível.

As receitas veganas, em sua maioria, são fáceis de preparar e proporcionam uma alimentação equilibrada. Também podem ser feitas com ingredientes simples. Desta forma, vejamos algumas receitas de como preparar hambúrguer vegano e com quais ingredientes é possível fazê-lo.

Veja a seguir uma simples receita de hambúrguer vegano.

Hambúrguer vegano de feijão

O hambúrguer vegano de feijão é feito com o feijão preto, o qual deve ser cozido para o preparo. Você pode utilizar, para temperar, salsinha, alho, orégano, cebola, e sal. Você também vai precisar de aveia em flocos e farinha de trigo.

Após cozinhar, você deve passar os grãos de feijão no processador ou liquidificador a fim de amassa-los. Depois, basta adicionar os temperos, aveia em flocos e utilizar aos poucos a farinha de trigo para chegar ao ponto firme do hambúrguer. Com a mistura pronta, basta fritar e saborear.

Hambúrguer vegano

Outros tipos de hambúrguer veganos

Você também pode fazer, deste mesmo modo, substituindo o feijão por outros ingredientes:

  • Hambúrguer vegano de grão de bico;
  • Hambúrguer vegano de lentilha.

Também pode encontrar em supermercados o hambúrguer vegano de soja pronto para ser preparado e consumido. Antes de consumir fast foods, você deve pesquisar se eles oferecem a opção vegana.

Por ser um estilo de vida que está crescendo no país, os locais mais diversos já oferecem esta opção, porém, nem todos os estabelecimentos estão preparados para atender ao público vegano.

Um nome que se destaca no preparo de hambúrguer artesanal para veganos é o Madero, onde você pode apreciar o famoso hambúrguer vegano Madero, o qual não possui nenhum tipo de produto de origem animal.

Para saber onde comprar hambúrguer vegano na sua cidade, pesquise por locais que tenham produtos naturais à venda e que ofereçam produtos para a culinária alternativa. É importante para uma alimentação vegana que os produtos não sejam industrializados, até porque isso faria com que a sua dieta fosse menos saudável.

Apesar de o veganismo possibilitar uma dieta mais saudável, há muitas pessoas veganas acima do peso ou com obesidade por consumirem muitos produtos gordurosos e que não são saudáveis – como a batata frita, por exemplo.

O hambúrguer vegano é um exemplo de alimento que, por ser frito, deve ser consumido com responsabilidade. No entanto, é sempre possível buscar alternativas como as fritadeiras elétricas ou o próprio forno para preparar seus alimentos. Quanto menos óleo, melhor.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo