Hambúrguer tem grande potencial de venda e muitas variedades

Inicio » Agronegócio » Hambúrguer tem grande potencial de venda e muitas variedades
08/06/2020 Por
Hambúrguer tem grande potencial de venda e muitas variedades

Hambúrguer é uma tendência alimentar mundial nos dias de hoje

A carne do hambúrguer, normalmente, é a carne bovina, mas o produto também pode ser encontrado com carne de frango ou carne suína. Além disso, há opção até sem carne, o famoso hambúrguer vegetariano ou vegano. Essas alternativas estão cada vez mais comuns nos dias de hoje e já foram incorporadas aos cardápios dos principais estabelecimentos no Brasil e ao redor do mundo.

De modo geral, esse alimento é trazido até o consumidor com um sanduíche no seu conceito consagrado. O hambúrguer pode ter a companhia de condimentos e outros ingredientes também inseridos dentro dos pães, tais como a cebola, o tomate, os picles, a alface, queijos diferenciados, molhos e muito mais.

Hambúrguer

O que é hambúrguer?

Hambúrguer é um alimento muito ligado à cultura norte-americana que desembarcou por lá devido à influência dos imigrantes da Alemanha oriundos da região de Hamburgo.

Nos dias de hoje, o hambúrguer é uma das referências da gastronomia dos Estados Unidos. Na década de 1830, o hambúrguer recebeu o status de iguaria pela primeira vez em um restaurante de Nova Iorque, já tendo a forma de sanduíche.

Já a chegada no território nacional possui uma história bastante curiosa. Essa introdução ocorreu por conta de um atleta da modalidade de tênis com dupla nacionalidade. Robert Falkenburg era estadunidense-brasileiro e foi campeão de um campeonato em Wimbledon em dois anos seguidos.

Em 1952, ele resolveu abri uma lanchonete com o hambúrguer como um dos pratos em destaque. Dificilmente você deve ter ouvido falar da carreira de Robert nas quadras. Mas, é provável que já tenha entrado e experimentado um hambúrguer em sua rede de lanchonetes. Afinal, quem não conhece o Bob’s?

Além disso, o estabelecimento também teve total responsabilidade por trazer outros dois integrantes da gastronomia americana para o território nacional. Estamos falando do milk shake e do sundae.

A partir daí, o restaurante conquistou status a nível nacional, recebendo celebridades e artistas da época. O sanduíche com duas fatias de pães se transformou em uma sensação mundial, se adaptando e dando água na boca em variadas culturas.

Nos dias de hoje, a possibilidade de dizer o que é hambúrguer se torna uma tarefa complicada. Isto porque a receita tradicional foi se ajustando para ser aceita nos mais diversos países a fim de não ferir os costumes regionais. Por exemplo, os indianos colocam carne de carneiro no lugar da carne bovina, pois a vaca é um animal sagrado na Índia.

Hambúrguer

O crescimento das hamburguerias

Agora que você já conhece a história do prato, é possível dizer que Robert Falkenburg foi o dono da primeira hamburgueria no Brasil. Afinal, esse é um estilo de lanchonete que vende vários estilos, desde fast food até lanches artesanais e orgânicos.

O segmento das hamburguerias está crescendo dia após dia. Isso porque os clientes estão buscando excelência na preparação do alimento, além de um recinto confortável e agradável. Outro diferencial se refere às receitas dos hambúrgueres que já não se limitam àquela tradição.

Por exemplo, os hambúrgueres gourmet são feitos de modo artesanal com fatias de carne muito bem definidas, molhos e pães especiais. Por isso, o mercado nacional está se abrindo consideravelmente com espaço para hamburguerias artesanais e que não dependem da chancela das marcas mais conhecidas do planeta.

Tipos de hambúrguer

Como citado anteriormente, a receita consagrada foi sendo moldada ao longo do tempo para se adequar aos conceitos locais, bem como às novas tendências da gastronomia nacional. Por isso, há tipos de hambúrguer para agradar aos mais exigentes paladares.

Hoje em dia, o consumidor pode saborear hambúrguer de picanha, hambúrguer de calabresa, de carne moída, hambúrguer de frango, de lentilha, hambúrguer de porco e, inclusive, os mais inusitados: de planta e de soja.

A seguir, você vai saber mais detalhes sobre algumas versões deste alimento tão saboroso.

Hambúrguer bovino

O hambúrguer bovino é o estilo do sanduíche mais consumido no planeta desde a sua popularização. A receita tende a ser ligeiramente diferente de um local para outro, mas conserva a maioria dos ingredientes nos estabelecimentos das grandes redes.

Hambúrguer artesanal

Em compensação, o hambúrguer artesanal está conquistando um espaço cada vez maior devido à grande variedade de sabores. O preparo do alimento ocorre de forma muito mais artesanal, com itens de alta qualidade e frescos. A utilização apropriada de cada ingrediente pode gerar uma verdadeira explosão de sabores.

Hambúrguer gourmet

O tipo gourmet também se transformou em uma febre nos últimos anos, mas se diferencia da linha do artesanal. Isso seve a uma pegada mais sofisticada em comparação com a produção artesanal ou caseira.

Esse tipo é feito com cortes de carnes nobres, além de queijos diferenciados, alta gastronomia. Por consequência, o preço de mercado também é mais caro.

Hambúrguer industrializado

O tipo industrializado do produto é autoexplicativo. A sua produção é oriunda de um procedimento artificial com sódio, aromatizantes e até conservantes.

Esses são produtos encontrados em mercados, lojas de conveniência e outros estabelecimentos similares. Esse é o famoso lanche rápido.

Hambúrguer vegano

Na mesma linha, o tipo vegano foge à tendência tradicional por não contar com a inclusão de carne. No entanto, a carne não é o único ingrediente que deixa de ser incluído nesse alimento.

A cozinha vegana não comporta produtos de origem animal, como o ovo ou o leite. Assim, na fabricação desse tipo de hambúrguer, nenhum desses produtos é utilizado.

Hambúrguer

Hambúrguer caseiro

Provavelmente, você já deve ter experimentado ou feito um hambúrguer caseiro. Afinal, esse é um alimento que cai muito bem nas principais refeições do dia e pode variar conforme a preferência de quem está preparando.

Sendo assim, a receita desse tipo de sanduíche com pães demanda da criatividade de quem está no comando da cozinha.

Hambúrguer de carne moída

De fato, a versão feita de carne moída é considerada suculenta e faz o devido sucesso com pessoas que preferem uma alternativa mais leve ao corte da carne tradicional. Com carne moída, esse é um lanche muito delicioso e recebe o acréscimo de alguns temperos.

Hambúrguer de soja

A versão de soja é uma boa opção para as pessoas que abriram mão da carne no dia a dia. Com os itens e os temperos adequados, dá para fazer um sanduíche sem carne tão saboroso quanto o tradicional para agradar a todos.

As possibilidades desse hambúrguer são muitas, podendo colocar cogumelos, creme de cebola e variados temperos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo