IBGE é o maior provedor de informações geográficas e estatísticas do país

Inicio » Agronegócio » IBGE é o maior provedor de informações geográficas e estatísticas do país
21/09/2019 Por
IBGE é o maior provedor de informações geográficas e estatísticas do país

O Censo Demográfico realizado pelo IBGE é fundamental para definição de políticas públicas

O IBGE faz parte do dia a dia de grande parte das pessoas em todas as partes do país, afinal, esse nome é fretado com frequência nos meios de comunicação.

As informações que o IBGE reúne têm um impacto direto em diversos projetos e no cotidiano da população.

IBGE

O que é IBGE?

IBGE é um órgão responsável por fazer o levantamento e estudos de dados qualitativos e quantitativos sobre elementos como a população e a produção brasileira.

Desde sua criação, o IBGE vem contribuindo de maneira importante para o desenvolvimento de um conjunto de informações úteis sobre o perfil do país sob diversos aspectos.

Qual é o significado de IBGE?

O significado de IBGE é Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Como surgiu o IBGE?

O IBGE foi criado ainda na primeira metade do século XX, durante o governo de Getúlio Vargas. Sua data oficial de criação é o ano de 1936, mas a importância de levantar e analisar esse tipo de dado já existia desde o regime imperial.

Assim, enquanto Dom Pedro II governou o país era a Diretoria Geral de Estatísticas o órgão responsável por esse tipo de estudo.

No entanto, com o regime republicano em vigor, o governo procurou melhorar os processos de pesquisa e estatística.

Assim, outros órgãos com a mesma finalidade surgiram ao longo dos anos, até que se chegasse ao IBGE da maneira que conhecemos atualmente.

Para que serve o IBGE?

Apesar de ser amplamente conhecido por ser o órgão que realiza o Censo Demográfico, o trabalho do IBGE inclui muitas outras atividades.

Assim, a fim de entender para que serve o IBGE, é interessante conhecer suas principais atividades:

  • Levantamento e divulgação de dados sobre o meio ambiente do Brasil;
  • Estar a frente da produção de mapas, gráficos e outros materiais sobre o território brasileiro;
  • Levantamento e análise de dados sobre população, renda e emprego, por exemplo;
  • Realização, a cada 10 anos, do Censo Demográfico.

Além disso, o IBGE também realiza importantes pesquisas. Destacamos algumas delas em seguida:

  • Orçamentos familiares;
  • Dados da produção mensal da indústria;
  • Pesquisa industrial de emprego e salário;
  • Perfil do trabalhador doméstico;
  • Pesquisa nacional de saúde.

IBGE

Como é feito o Censo?

O Censo Demográfico brasileiro é um levantamento que busca apresentar um retrato atual sobre vários aspectos do Brasil. Por isso, o Censo inclui perguntas sobre renda familiar, emprego, formação, cor da pele, bens, eletrodomésticos e casamento.

Assim, com essas respostas, é possível medir tanto a densidade populacional do país, quanto analisar aspectos socioeconômicos e culturais da população.

Essas perguntas, e muitas outras, são feitas pelos funcionários do IBGE, também conhecidos como agentes censitários ou recenseadores. Eles percorrem todas as ruas, vielas e becos do país para conseguir coletar o maior número possível de informações.

Inclusive, muitos desses agentes se deslocam até comunidades indígenas distantes para poder incluir essas pessoas no Censo Demográfico.

No entanto, muitas pessoas ficam receosas de receber um recenseador, com medo de que suas informações sejam utilizadas para outros fins. Com isso, o resultado do censo pode não refletir exatamente a situação atual da população.

Vale lembrar que as informações coletadas são utilizadas apenas para produção do Censo, e não são utilizadas em outras pesquisas.

Qual é a diferença entre agente censitário e recenseador?

Existe uma diferença pequena, mas importante, nas funções desses dois profissionais.

O recenseador é o profissional responsável por aplicar a pesquisa em campo. Ou seja, é ele que entra na casa das pessoas para conseguir as respostas necessárias para que o Censo seja o mais fiel possível à realidade.

Já o agente censitário é o responsável pela organização e gerenciamento do posto de coleta sob sua responsabilidade durante toda a realização do Censo.

Há também o supervisor censitário, que é o profissional responsável por organizar e dar todo o suporte necessário para que os recenseadores possam realizar seu trabalho da melhor maneira possível.

O IBGE é responsável pelo IPCA?

Sim, esse é um indicador econômico formado através de uma pesquisa mensal realizada pelo IBGE.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo tem como principal objetivo analisar a variação de preços que ocorre do comércio para os consumidores finais.

Esse índice analisa os preços de nove itens:

  • Vestuário;
  • Transporte;
  • Educação
  • Moradia;
  • Alimentação;
  • Despesas pessoais e bebidas;
  • Produtos residenciais;
  • Saúde;
  • Comunicação.

Com isso, o Banco Central pode utilizar essas informações como medida para a inflação no país.

Importância dos dados do IBGE para políticas públicas

O trabalho do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas é extremamente importante também para o planejamento de várias políticas públicas.

Um exemplo dessa importância são ações públicas que visam diminuir o número de pessoas abaixo da linha da pobreza em todo o país. Da mesma forma, governos municipais e estaduais também podem se utilizar desses dados para definir metas e traçar objetivos.

Isso pode fazer com que a distribuição de recursos de uma prefeitura, por exemplo, seja mais adequada às necessidades reais da população.

IBGE

Esses dados também são preciosos para definição de projetos e programas como a Reforma da Previdência, por exemplo. No caso da reforma, os números do IBGE foram determinantes para que o projeto ganhasse mais força e apoio de parte da população.

Isso porque o Censo Demográfico mostra que, ao longo dos anos, a população brasileira vem envelhecendo numa velocidade maior do que a taxa de nascimentos dos últimos anos.

Com isso, a expectativa de vida do brasileiro fica cada vez maior, impactando diretamente nos gastos do governo com aposentadorias e pensões.

Qual é a abrangência do IBGE?

Por realizar levantamentos e atividades que abrangem todo o território nacional, o IBGE precisa ser igualmente abrangente. Para isso, o instituto está sediado em todos os 26 estados brasileiros. Também marca presença no Distrito Federal.

Em cada um desses estados há diversas agências do IBGE. Estas, no total, somam mais de 580 unidades. Dessa forma, é possível organizar as informações obtidas de maneira muito mais adequada, de modo a tornar a consolidação desses dados mais fácil e ágil, bem como benéfica para toda a população.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo