Jasmim amarelo é nativo do sul da China e do Vietnã e popular no Brasil

Inicio » Agricultura » Jasmim amarelo é nativo do sul da China e do Vietnã e popular no Brasil
18/10/2019 Por
Jasmim amarelo é nativo do sul da China e do Vietnã e popular no Brasil

Uma planta rústica e com baixa manutenção, a floração do jasmim amarelo anda conquistando consumidores do Brasil todo

Nem apenas de beleza vive a produção e o agronegócio do jasmim amarelo. Ele pode ser cultivado nas condições ideais presentes por aqui. A partir daí, sua beleza encanta e gera renda com uma produção baseada em solos bem irrigados e com matéria orgânica abundante.

Apesar de crescer em locais de sombra parcialmente, o jasmim amarelo adora locais de muito sol. Isso pode favorecer sua produção e ajudar o cultivo a florescer e a se desenvolver melhor, assim como as regiões onde predomina o clima subtropical.

Jasmim amarelo

O que é jasmim amarelo?

Jasmim amarelo é um tipo de arbusto com ramos longos e quase que lenhosos. Apresenta folhagens de flores amarelas e densas. Entretanto, seus ramos costumam ser bem ramificados, arqueados, verdes e próprios para o cultivo pendente.

Por outro lado, um jasmim amarelo pode atingir a altura de três metros, além de ficar lenhoso com o passar do tempo. Suas folhas são compostas por folíolos brilhantes e verde-escuros.

Uma grande característica dele é que suas flores crescem o ano todo, ainda mais nas estações como verão e primavera. Enfim, elas podem semidobradas ou dobradas, com ou sem seu leve perfume e em tons amarelo-limão.

Jasmim amarelo

A decoração a partir da muda de jasmim

A partir de uma muda de jasmim, você pode conquistar um lindo e vistoso arbusto. O jasmim amarelo também é versátil e tem crescimento rápido. Sem contar que ele pode ser cultivado de diversas formas, trazendo ainda mais opções por quem se interessar por seu cultivo.

Apenas com cuidados certos e suportes adequados, sua muda pode crescer na forma de arbusto informal, trepadeira e até mesmo como uma exuberante cerca-viva. Contudo, o jasmim amarelo é muito cultivado nas técnicas pendentes.

Assim, ele ajuda a criar lindas decorações e projetos paisagísticos para coroar jardineiras, sacadas de prédios e muros. Isso porque suas ramas formam uma cascata maravilhosa e colorida.

Além do mais, essa variedade é uma ótima alternativa para você controlar áreas com erosão. O jasmim amarelo também é ótimo para embelezar taludes e até barrancos.

No caso das cercas-vivas, o cultivo de suas mudas apenas exige um suporte de início. Elas precisam de orientação para crescer como uma simples cerca de arame.

Jasmim amarelo

O mercado mundial da flor jasmim

Embora a flor de jasmim marque presença constante nos setores de saúde e beleza, seu amplo cultivo tem muita força em países como o Egito. Nesse local, assim como aqui no Brasil, o clima ajuda os criadores, que realizam as colheitas das suas flores à mão, sem grandes problemas. Tudo isso para ajudar a manter seu aroma sempre próximo ao frescor e intensidade que são marcantes na planta.

Muito usado pela perfumaria mundial, um jasmim ainda é o ponto de partida para inúmeros perfumes renomados e de sucesso mundo afora.

Como curiosidade, saiba que o primeiro perfume de prestígio com o uso de uma flor de jasmim amarelo foi criado no começo do século passado.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo