Jasmim dos poetas floresce no outono e inverno e é de fácil cultivo

Inicio » Agricultura » Jasmim dos poetas floresce no outono e inverno e é de fácil cultivo
18/10/2019 Por
Jasmim dos poetas floresce no outono e inverno e é de fácil cultivo

Arbusto útil em projetos paisagísticos, o jasmim dos poetas é um tipo de trepadeira muito empregado nas cercas vivas decorativas

Ideal para o enfeite de pergolados e cercas, o jasmim dos poetas é muito utilizado dentro do paisagismo. Sem contar sua função de tela de fundo para uso de treliças, dando mais privacidade e estilo a espaços privados e públicos.

Contudo, o jasmim dos poetas ainda apresenta ótima produtividade e beleza em países mais quentes, como o Brasil. A partir de cultivos domésticos ou comerciais, ele apenas precisa de solo com matéria orgânica para render muita beleza.

Jasmim dos poetas

O que é jasmim dos poetas?

Jasmim dos poetas é um arbusto que pode passar dos quatro metros de altura. Apesar de ter tamanho indefinido e ser tipo cipó, ele costuma ser ramificado na forma de touceiras densas.

Com crescimento circular, esse jasmim ainda costuma ficar enrolado em colunas e arcos. Seus ramos também fornecem ampla cobertura pela intensidade. Para isso, no começo de seu desenvolvimento, sua rega precisa ser realizada todos os dias.

Enfim, assim que ele se adapta à região, sua hidratação pode ficar menor. Entretanto, a adubação precisa ser feita de quatro em quatro meses, visando seu total fortalecimento.

A flor de jasmim dos poetas

Uma flor de jasmim como essa tem como caraterísticas básicas ser campanulada, perfumada e branca. Como aspecto, ela costuma estar disposta na axila das folhas e pontas dos ramos mais flexíveis.

Interessante é notar que ainda fechada ela tem tons rosados, dando mais efeito para a ornamentação de ambientes. No caso das folhas, elas são compostas de folíolos ovais e em tons verde-escuro.

Contudo, apesar de serem sempre em números ímpares, elas estão dispostas contrariamente aos ramos. Esses, ainda assim, quando secos, precisam ser removidos para uma manutenção adequada do crescimento do jasmim.

Jasmim dos poetas

Lidando com a muda de jasmim dos poetas

Para melhor cultivo e comercialização desse jasmim, saiba que sua floração tem início de outono a inverno. Assim, podemos dizer que ele tem boa produção nas regiões Sul e Sudeste, devido ao clima mais ameno.

Assim, para você tirar melhor proveito da muda de jasmim desse tipo, primeiro remova os ramos em períodos fora de floradas, ou seja, depois da primavera, que é seu período de crescimento.

Então, corte estacas com média de vinte centímetros de comprimento, mas retire as folhas localizadas na sua base antes de enterrá-las. Aposte ainda no uso de substratos leves.

A seguir, coloque a muda em sacos de cultivo ou caixotes, enterrando a muda cerca de cinco centímetros. Lembre-se de que a umidade precisa ser boa para um enraizamento ideal, assim como uma cobertura plástica para proteger seus ciclos.

Jasmim dos poetas

Tipos de jasmim e sua propagação comercial

Para muitos profissionais de paisagismo e floricultura, quase todos os tipos de jasmim têm rentabilidade garantida para diversos setores. Entretanto, como no caso desse jasmim, é o uso de hormônios que pode determinar a qualidade das mudas.

É a partir do seu enraizamento que podemos determinar a quantidade e uniformidade das mudas que serão propagadas comercialmente. Após notar que seu cultivo de jasmim dos poetas está crescendo normalmente, retire o plástico.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo