Viveiro de mudas é estrutura para o cultivo de plantas jovens

Inicio » Agricultura » Viveiro de mudas é estrutura para o cultivo de plantas jovens
28/06/2019 Por
Viveiro de mudas é estrutura para o cultivo de plantas jovens

O viveiro de mudas oferece condições controladas para que as plantas cresçam e se desenvolvam

Em um viveiro de mudas é possível ter mais segurança em relação a alguns fatores que afetam a produção, como iluminação, quantidade de chuva, pragas e invasão de ervas daninhas.

O viveiro de mudas pode ter tamanhos variados e dispor de diferentes tecnologias. O importante é que ofereça condições para que os trabalhadores consigam desenvolver as atividades e, assim, as espécies se desenvolvam.

viveiro de mudas

O que é um viveiro de mudas?

Viveiro de mudas é um espaço na qual as plantas são produzidas e criadas até que atinjam a maturidade ideal para que possam ser comercializadas e, portanto, replantadas. Neste ambiente podem ser produzidas diversas espécies. Assim, existem diferentes tipos de viveiros sendo que alguns mais conhecidos são:

Viveiro de mudas ornamentais
Viveiro de mudas frutíferas
Viveiro de mudas hortaliças

Assim como na natureza, em um viveiro a planta também necessita de alguns cuidados especiais. Para que a muda se desenvolva, portanto, é necessário estar atento a alguns fatores como umidade, luz, irrigação, temperatura e tipo do solo.

Cuidados em um viveiro de mudas

Alguns fatores devem ser levados em consideração na hora de se montar um viveiro. Um dos pontos positivos é que a estrutura pode proteger as mudas dos ventos fortes e chuvas em excesso. Contudo, o produtor rural deve estar atento a outros detalhes, como:

  • Adubação
    Embora as plantas sejam cultivadas em ambiente controlado, é importante manter a adubação e a qualidade do solo. Estes são fatores que auxiliam no desenvolvimento das plantas.
  • Controle de pragas
  • Ervas daninhas
    As plantas invasoras podem crescer e se desenvolver em viveiros, embora ocorra de forma mais controlada do que ao ar livre. Ainda assim, é importante fazer o controle das espécies, já que estas competem por nutrientes, luz e espaço com os cultivares.
  • Investir em mão-de-obra especializada

Como montar um viveiro de plantas?

Um ponto que deve ser levado em consideração na hora de montar um viveiro é a quantidade de investimentos a serem realizados. A estrutura do espaço, assim como os serviços oferecidos, irão ajudar a definir os valores do empreendimento.

viveiro de mudas

Conforme informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para iniciar a construção de um viveiro de mudas florestais é necessário um investimento aproximado de R$125 mil reais. O valor varia de acordo com o tamanho e tecnologias da estrutura, entretanto, o produtor deve estar atento aos gastos iniciais.

Vale lembrar que cada espécie de planta possui exigências diferentes em relação à adubação, quantidade de água e luz solar. Por isso é importante analisar o cultivar antes de iniciar o plantio.

Coloque os investimentos na ponta do lápis

Alguns investimentos que devem ser levados em consideração. Eles são os seguintes:

  1. Construção do galpão
  2. Instalação de bancadas para as sementeiras
  3. Instalação de sistema de irrigação
  4. Máquinas, insumos e ferramentas
  5. Preparação do terreno
  6. Despesas com burocracias

viveiro de mudas

É importante que, durante este processo, o produtor conte com a assessoria de técnicos que possam ajudar com a estrutura e instalações.

Através do viveiro de mudas pode-se ampliar as oportunidades de uma propriedade e, assim, oferecer serviços e produtos diferenciados.

One Reply to “Viveiro de mudas é estrutura para o cultivo de plantas jovens”

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo