Jirau pode ter vários significados, desde uma grade até uma hidrelétrica

Inicio » Agronegócio » Jirau pode ter vários significados, desde uma grade até uma hidrelétrica
13/09/2019 Por
Jirau pode ter vários significados, desde uma grade até uma hidrelétrica

É comum a confusão do jirau, enquanto peça, com jirau e mezanino de arquitetura

Jirau é uma peça de uso muito antigo e muito associada ao campo. Originalmente foi usado como peça para fins de melhora de acomodações. No entanto, com o tempo passou a ser usado com objetivo decorativo e para exposição ao sol de objetos e flores.

O termo jirau também serve para designar uma área arquitetônica que também é associada a um mezanino. Por isso, é comum ocorrer a confusão entre um e outro em contextos diferentes. Mas o jirau, foco deste artigo, é diferente de mezanino. Para evitar confusão, trataremos de definir cada termo.

Jirau

O que é jirau?

Jirau é um tipo de grade feita de varas que podem ser de materiais diversos. Entretanto, o mais recorrente é o jirau de madeira. Essas varas ficam fixas sobre um suporte no chão, sobre esteios, que também podem ser de materiais diversos, desde que fortes o suficiente para suportar o peso das varas, além do que se irá depositar sobre elas.

O jirau, inicialmente, foi idealizado para ser uma espécie de cama nas casas mais modestas.

Como em tempos antigos o grosso das residências humildes se concentrava no campo, esse tipo de cama passou a ser associado diretamente à cultura camponesa. Era comum cobrir o jirau com palha ou mantas para deixar a peça de descanso mais confortável e quente.

Até pouco tempo, era muito comum nas casas do interior do Brasil. Hoje, nem tanto. Outro uso do objeto é quando ele faz a vez de uma grelha para expor ao sol qualquer tipo de item. Antigamente, usava-se também como um pequeno tablado para se armazenar utensílios domésticos.

Ao ser colocado no lado externo de janelas, donas de casa usavam o jirau para lavar os pratos, pois facilitava o escorrer da água para a rua.

Jirau

Significado de jirau

Mas esses são apenas alguns dos significados de jirau.

O termo pode se referir a uma armação de madeira onde se constrói casas por cima, método eficaz de impedir infiltrações vindas do solo. Também serve para designar uma estrutura de madeira armada ligada a uma árvore grande, mecanismo que serve para facilitar o corte em pequenos pedaços, blocos.

O termo é também aplicado em arquitetura para se referir a uma estrutura intermediária, entre dois pavimentos ou andares, que cobre parte das áreas de um cômodo.

A palavra vem do tupi yu’ra e foi empregada para se referir ao estrado de madeira, à grade.

Outra referência é quanto à Usina Hidrelétrica de Jirau, construída em Rondônia, no Rio Madeira.

Jirau

Confusão com o mezanino

Faz-se confusão com o mezanino porque no mundo da arquitetura ambos servem para designar um mesmo tipo de construção ou, no mínimo, bem parecida.

A definição clássica de mezanino é de uma área aberta no segundo pavimento de um cômodo ou ambiente.

Imagine um grande espaço em que há uma plataforma que divide esse espaço em dois. Uma espécie de primeiro andar de um cômodo, mas com área aberta, ou ao menos parcialmente aberta. Sobre o mezanino é possível visualizar o ambiente em sua totalidade – ou quase –, inclusive o piso. Em departamentos comerciais, é conhecido como sobreloja.

Mencionamos que uma das definições de jirau é uma construção à meia altura cobrindo parte de uma área, certo? É justamente nesse caso que surge a confusão com o mezanino.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo