Cenibra fabrica celulose e movimenta economia no interior do Brasil

Inicio » Agronegócio » Cenibra fabrica celulose e movimenta economia no interior do Brasil
30/08/2019 Por
Cenibra fabrica celulose e movimenta economia no interior do Brasil

A Cenibra foi fundada há mais de 45 anos e hoje atua em 54 municípios espalhados por Minas Gerais

A Cenibra se preocupa com a qualidade do produto e, para isso, investiu na certificação em diversos setores de seu trabalho. Um deles é o certificado de Cadeia de Custódia, um diferencial de mercado que garante um produto de origem responsável.

A Cenibra também atua em projetos sociais, com foco no desenvolvimento da economia, cultura e sustentabilidade das comunidades onde está inserida. A empresa, portanto, é incentivadora de atividades esportivas, assim como teatros, oficinas de cinema e artes.

Cenibra

Empresa Cenibra

Cenibra, na realidade, é uma abreviação para o nome Celulose Nipo-Brasileira, uma indústria produtora de celulose. A organização fica na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e fabrica celulose à base de fibra curta de eucalipto.

A empresa Cenibra foi fundada em 1973, quando a companhia Vale do Rio Doce se uniu à Japan Brasil Paper and Pulp Resources Development. Também chamada de JBP, a empresa faz parte de um conglomerado de organizações japonesas.

Desde sua fundação, portanto, a Cenibra expandiu e hoje se encontra em mais de 50 municípios de Minas Gerais. A sua produção, então, ultrapassa um milhão de toneladas de celulose por ano.

Cenibra

Conhecendo as características da Cenibra

A organização ultrapassou fronteiras, investiu em mão de obra qualificada assim como na certificação de seus produtos. Sendo assim, pode ser vista como uma empresa diferenciada. Vamos conhecer alguns pontos importantes sobre sua trajetória:

  • Atualmente a empresa é responsável por mais de 250 mil hectares de terras.
  • 52% desta área, então, ocorre a plantação de eucalipto.
  • 41% das terras da empresa são Áreas de Preservação Permanente, também chamadas de APP. Também possui espaços de floresta legal e floresta nativa.
  • Mais de 90% da produção é comercializada no mercado externo.
  • Os principais países que compram da empresa são: Japão, Estados Unidos, países da Europa, Ásia e América Latina.
  • Seus espaços de mata nativa correspondem a aproximadamente 103 mil hectares.
  • Nestas áreas, foram identificadas e protegidas mais de 4.500 nascentes.
  • Entre os animais preservados nas terras da empresa estão as aves, assim como os mamíferos de pequeno, médio e grande porte.

Atividades desenvolvidas no Instituto Cenibra

O Instituto Cenibra é uma área social da empresa, que desde 2002 atua diante à comunidade. O objetivo do grupo, então, é fomentar o desenvolvimento e a cidadania onde a empresa está inserida.

Cenibra

Conforme o ponto de vista da organização, todas as empresas deveriam atuar na comunidade onde estão inseridas. Desta forma, portanto, poderiam auxiliar em questões sociais e econômicas dos municípios.

Assim, o instituto promove atividades que ajudem a aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), assim como promover a cultura e os esportes. Dentre os projetos culturais, então, a empresa desenvolve oficinas de teatro, apresentações de música, investimentos na literatura, assim como o incentivo ao cordel e as culturais regionais.

Já dentro dos esportes, as ações propostas pela Cenibra vão desde doações de material esportivo até projetos que incentivem a inclusão social através das atividades em campo. Esportes como vôlei, futsal e judô são alguns exemplos que fazem parte da lista de atividades desenvolvidas pela empresa.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo