Árvore Junípero é utilizada para o cultivo de bonsai em todo o mundo

Inicio » Meio Ambiente » Árvore Junípero é utilizada para o cultivo de bonsai em todo o mundo
08/04/2021 Por
Árvore Junípero é utilizada para o cultivo de bonsai em todo o mundo

Os ciprestes são árvores famosas pela coloração de folhas sempre verdes, além de serem utilizadas em paisagismo em diferentes lugares do mundo. Uma das mais conhecidas espécies de arbustos da família de árvores ciprestes é o Junípero.

Antes de apresentar as características do Junípero, é importante destacar essa família de árvores peculiares. Estamos falando de árvores que chegam a atingir mais de 20 metros de altura, cuja madeira serve para atividades de carpintaria, confecção de móveis e até artesanato.

Em outras palavras, são árvores que chamam a atenção pela beleza, demorando até 20 anos para atingir a fase adulta da planta. No entanto, quando voltamos ao junípero, nem sempre estamos falando de árvores grandes e volumosas. Ao contrário disso, vamos ao universo das miniaturas.

bonsai junípero com fundo branco

Afinal, o que é junípero?

Essas espécies de árvores são populares no mundo todo por serem cultivadas como Bonsai, ou seja, plantas criadas em miniaturas, mas mantendo as características de árvores grandes.

Duas espécies de junípero se tornaram bastante populares. A primeira delas tem folhagem em formato de escamas, com diversas variações de cores que vão de verdes escuros a verdes amarelados.

A segunda espécie tem como diferencial a folhagem que parece pequenas agulhas. Uma curiosidade dessas duas espécies é que elas não se adaptam a ambientes fechados. Ao contrário disso, são plantas que preferem espaços abertos e com acesso ao sol.

No universo Bonsai, existem juníperos famosos por serem verdadeiras obras de arte vivas. Profissionais de diferentes locais do mundo se dedicam para transformar os bonsais em réplicas de grandes árvores, mas em pequenas proporções que encantam pela técnica e adaptação natural.

Nesse sentido, vale destacar um trabalho mundialmente conhecido do especialista em Bonsai, Luis Vila. Um dos trabalhos de Luis chama a atenção pela composição em cascata, criando uma referência para pessoas que querem aprender a técnica de formação de Bonsai Junípero.

 

junípero de Luis Vilas

Não é incrível?

Óleo essencial de junípero

Essa espécie de árvore também faz parte da produção de óleos essenciais. Os óleos são produzidos a partir de substâncias extraídas das plantas. Além disso, são importantes para diversas atividades, tais como aromaterapia, artesanato e prática de medicina alternativa.

O óleo de junípero é extraído de frutos e folhas, e destilado a vapor. Sobretudo, a utilização do óleo se dá por meio de aromatizadores e inalação. Ainda mais, compressas, massagens e banhos também usam os concentrados.

A indicação do uso do óleo é feita para combater casos reumáticos, eliminando o ácido úrico presente no organismo. Do mesmo modo, também é um composto diurético, com grande capacidade cicatrizante.

Na medicina alternativa, o concentrado também faz parte de tratamentos para combater angústias e confusão mental, bem como promover o combate da melancolia e encorajar atitudes de mudanças.

A importância de preservar e conhecer

Aprender sobre novas espécies de árvores e plantas no geral torna-se uma importante ferramenta de preservação. Quando compreendemos que o cultivo de diferentes espécies só enriquece a diversidade ambiental no mundo todo, construímos uma relação de responsabilidade com a natureza.

Por fim, o junípero, assim como milhares de espécies de árvores, integram ecossistemas importantes para a preservação da riqueza da flora no mundo todo.

Foto: Salvador De Los Reyes

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo