Arborização é essencial para preservar a natureza em espaços urbanos

Inicio » Meio Ambiente » Arborização é essencial para preservar a natureza em espaços urbanos
05/07/2020 Por
Arborização é essencial para preservar a natureza em espaços urbanos

Arborização ajuda a trazer equilíbrio para o meio ambiente

Os centros urbanos estão cada vez maiores e mais coloridos. Porém, grande parte dessas cores não envolve a arborização. As árvores, como é possível notar, estão cada vez mais escassas em centros urbanos.

O fato é que, mesmo que a construção de prédios seja necessária para abrigar famílias, é indispensável alinhar tudo isso à natureza. Por isso, a arborização é uma prática fundamental para trazer harmonia, beleza e equilíbrio ambiental.

Arborização

O que é arborização?

Arborização é o ato de plantar árvores em áreas urbanas. A importância da arborização é tamanha que é se torna essencial para contribuir com o bem-estar físico e mental dos moradores, além de trazer maior equilíbrio entre a urbanização e a natureza.

Porém, para que ocorra uma arborização urbana correta, é preciso ter características como:

  • Espaço adequado;
  • Solo fértil e apropriado;
  • Fiações elétricas que não atrapalhem.

Logo, esses são os maiores desafios enfrentados na hora de colocar a técnica em prática. Afinal, por conta do crescimento acelerado dos centros urbanos, a implementação de árvores quase nunca é cogitada, o que faz com que os locais sejam construídos sem estrutura para tal.

Além disso, entender o que é arborização pode trazer grandes benefícios para todos os indivíduos. Há vizinhanças, por exemplo, que se movimentam de forma autônoma para plantar árvores, flores e demais plantas que podem contribuir com a estética e harmonia do local.

Importância da arborização urbana

Entender a importância da arborização urbana é fundamental, até mesmo, para aumentar a saúde de pessoas próximas e diminuir a poluição. Afinal, com o crescimento acelerado de centros urbanos e a grande quantidade de gás carbônico liberado na atmosfera, o ar se torna tóxico e nocivo.

Entre os benefícios da arborização urbana, é possível salientar:

  • Diminuição da ansiedade;
  • Redução de gás carbônico;
  • Aumento da imunidade;
  • Preservação de vida animal.

A falta de arborização tem contribuído muito para que determinadas espécies de animais entrem em risco de extinção mais rapidamente. Afinal, com o crescimento de prédios e carros, os animais se veem com pouca opção de moradia.

Por isso, entender o que é arborização urbana e para que serve a arborização tem grande fundamento na sociedade atual, já que é uma forma de aliar beleza e preservação em uma coisa só. Além disso, essa é uma das maiores vantagens da arborização urbana.

Arborização

Arborização e paisagismo

Quando alinha-se arborização e paisagismo, fica muito mais fácil criar um ambiente agradável e de grande utilidade ambiental e urbana. Além disso, quando a arborização é alinhada com o paisagismo, fica muito mais fácil para que as pessoas percebam as vantagens da arborização.

Outrossim, é preciso seguir um planejamento para que fique de forma harmônica com o ambiente. Além disso, quando é incrementada com o paisagismo, é possível reduzir a temperatura do solo e a umidade do ar.

A sombra também é uma vantagem que vem com a técnica. Aliando tudo isso ao paisagismo, é possível realizar plantios de forma estratégica para abranger áreas que precisem de maior redução de calor.

Maiores desafios e plano de arborização

Em regiões em que há um grande fluxo de pessoas, é preciso recorrer à ajuda de um especialista em arborização. Além de ficar mais agradável visualmente, também evita problemas que podem interferir diretamente na estrutura geral do local, já que algumas árvores tendem a ter raízes que crescem de forma expansiva.

É preciso ter em mente que a colocação das árvores é geralmente feita em áreas com grande quantidade de concreto e circulação de carros e pessoas. Logo, um dos maiores desafios em planejar e colocar em prática e arborização é justamente encontrar um espaço para que as árvores tenham um crescimento adequado e seguro.

Além disso, a arborização sofre grandes danos ao longo do tempo, como:

  • Acidentes automobilísticos;
  • Poluição;
  • Fiações elétricas.

O vandalismo também é um grande problema. Isso inclui, por exemplo, os moradores que não possuem noção da importância da preservação das árvores e acabam, de uma forma ou outra, prejudicando-as propositalmente.

Assim, é importante lembrar que muitos municípios proíbem a poda e o corte de árvores sem a autorização da Prefeitura.

Arborização

As árvores mais utilizadas para urbanização

A árvore escolhida para o projeto de urbanização depende do que o especialista desenhou. Em geral, elas devem ser analisadas por:

  • Frutos que produzem;
  • Tempo de desenvolvimento;
  • Tamanho;
  • Diâmetro.

Além disso, são divididas em grupos de porte pequeno, médio e grande. Mediante a isso, é analisado qual espécie é a melhor e qual tamanho atingirá. Lembrando que várias características devem ser consideradas.

É muito interessante dar preferência a espécies nativas do Brasil. Além das espécies brasileiras estarem inclusas nas árvores mais bonitas do mundo, ainda ajudam a dar mais força à identidade do brasileiro.

Nos variados tipos de arborização, estão inclusas árvores como as apresentadas a seguir, dentre outroa.

Pequeno porte:

  • Jacarandá-mimoso;
  • Pata de vaca;
  • Guaçatonga;
  • Araçá;

Médio porte:

  • Ipê rosa ou amarelo;
  • Angelim;
  • Magnólia.

Grande porte:

  • Tipuana;
  • Sibipiruna;
  • Pau-ferro.

Sobre qual local plantar

Quando se trata de arborizar bairros, por exemplo, é possível verificar se a vizinhança é unida o suficiente para não vandalizar as árvores plantadas. Como dito anteriormente, há locais que realizam uma simples arborização de forma autônoma.

Assim, alguns vizinhos conversam entre si, escolhem uma árvore de porte pequeno e plantam em um local onde a árvore não incomodará outros vizinhos. Porém, quando se trata da arborização em centros urbanos, é necessário contar com o auxílio da Prefeitura e de demais profissionais.

Em geral, é a própria Prefeitura quem decide onde realizar a técnica e como planejar. Portanto, para quem reside em regiões centrais, não há grande necessidade de preocupar-se, já que a arborização é implementada de uma forma quase que automática.

De qualquer forma, é necessário muito cuidado por parte de quem vive em regiões que possuem arborização. Afinal, mesmo que a árvore por si só tenha condições de impedir a poluição e trazer bem-estar para os moradores, ter cuidado com as árvores ali plantadas é fundamental para garantir maior preservação e longevidade das mesmas, fazendo com que o ambiente e a saúde das pessoas no entorno sejam preservados.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo