Óleo de cedro é muito utilizado por sua ação calmante

Inicio » Agronegócio » Óleo de cedro é muito utilizado por sua ação calmante
16/10/2020 Por
Óleo de cedro é muito utilizado por sua ação calmante

Além da ação como óleo essencial, um tipo de óleo de cedro pode ser aplicado na madeira. O óleo de cedro é utilizado há bastante tempo, remontando ao antigo Egito, onde servia para embalsamar os mortos – prática muito comum entre alguns povos – e também como mistura entre ingredientes para afastar os mosquitos.

O óleo de cedro é extraído pelo processo de destilação com vapor de pedaços da árvore de cedro, da espécie Cedrus atlantica, ou cedro-do-atlas. A nomenclatura vem da origem dessa árvore, nativa das montanhas do Atlas, na Argélia e do Marrocos, apesar de existirem outras espécies de cedro.

óleo de cedro

O que é óleo de cedro?

Com um aroma amadeirado e ao mesmo tempo adocicado, o óleo de cedro é bastante agradável e muito utilizado na aromaterapia. Porém, em casa, este óleo também pode ser utilizado para aromatizar ambientes e como relaxante.

Para que serve o óleo de cedro?

As propriedades do óleo de cedro são muito aproveitadas por suas funções calmante e relaxante, além de estimular a circulação e ajudar na regeneração de células.
Dentre alguns benefícios que levam à procura pelo óleo de cedro, podemos destacar:

  • ação revitalizante, agindo como estimulante para renovar a energia;
  • ação calmante e reconfortante, podendo ser utilizado, inclusive, em momentos de meditação;
  • auxilia no bom funcionamento do aparelho respiratório, por conter propriedades expectorantes. Assim, ajuda aliviar os incômodos causados pro bronquite, tosse e catarro acumulado;
  • também pode amenizar incômodos de problemas como cistite e nos rins;
  • na pele, pode auxiliar com suas propriedades adstringentes e antissépticas, principalmente sob a pele oleosa, pois ajuda no combate a acne. Contudo, também ajuda na eliminação de dermatite, além de ser considerado um tônico capilar, combatendo a caspa. Ainda sobre seu uso na pele, para deixar a pele macia ainda pode ser misturado ao cipreste e olíbano.

Ademais, se utilizado com óleo de citronela, a mistura pode ser um ótimo repelente contra os insetos e até ratos.

O óleo de cedro, assim como os demais óleos essenciais devem ser usados com cuidado, sem exageros, podendo ser diluídos em água, pois são substâncias concentradas.
Assim, podem ser usados como aromatizador, banhos, compressas, inalação, massagem, dentre outros tantos usos.

óleo de cedro

Óleo de cedro para madeira

Existe também uma formulação desse óleo que pode ser utilizado para lustrar e dar brilho aos móveis e pisos feitos de madeira. Pode ser aplicado, por exemplo, em janelas, portas, assoalhos e até artefatos de madeira e pisos de cerâmica. Além de dar brilho, também deixam um aroma suave no ambiente. Porém, em pisos cerâmicos é preciso diluir umas gotas em água antes de aplicar.

Assim, nas demais superfícies de madeira, para aplicar o óleo na madeira, primeiro é preciso limpar a superfície para remover o pó e, em seguida, aplicar algumas gotas e passar com um pano para lustrar.

Assim, esse óleo pode ser utilizado de diversas formas e para diversos fins, dependendo do objetivo que você busca ao utilizar. Dessa maneira, o óleo de cedro pode ser utilizado em forma de creme, aromatizante, medicamento fitoterápico e até como perfume.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo