Le Bife é o restaurante do famoso chef Erick Jacquin

Inicio » Pecuária » Le Bife é o restaurante do famoso chef Erick Jacquin
05/12/2020 Por
Le Bife é o restaurante do famoso chef Erick Jacquin

Le Bife é referência no conceito de bistronomia. Restaurante do chef francês de maior expressão no Brasil, o Le Bife opera em São Paulo, mais precisamente no Itaim Bibi. Assim sendo, é um dos mais famosos restaurantes da cidade, ocupando destaque quando o assunto é culinária.

O Le Bife trabalha com o novo conceito de “bistronomia” ou “bistronomie”, originário da França. Desse modo, o restaurante trabalha especialmente com carnes, fazendo isso de um jeito inovador, com chefs conceituados e preço justo.

Le Bife

O que é Le Bife?

Le Bife é o restaurante criado e idealizado pelo famoso chef francês Erick Jacquin. Assim sendo, o restaurante opera tendo como foco os seus diferentes e inovadores cortes de carne. Como complemento, oferece saladas e molhos especiais, bebidas e guarnição.

O restaurante Le Bife é um dos mais badalados da capital, isso por conta da expressão de seu idealizador. O chef francês que participou do reality show Masterchef Brasil se destacou por sua personalidade forte, visão ampla e vivência no meio culinário.

Erick Jacquin foi também o responsável por trazer a famosa sobremesa francesa petit gateau para o Brasil, e isso ajudou ainda mais para que ganhasse expressão e destaque. Além disso, o chef conta com diversas vivências e experiências, desde falências até seu próprio programa de TV.

O Le Bife Itaim é o segundo restaurante criado pelo chef francês, visto que ele teve o seu primeiro também no Itaim Bibi, chamado La Brasserie, que abriu as suas portas no ano de 2006 e funcionou até 2014. Porém, o restaurante teve de fechar e isso foi um dos insucessos de Jacquin.

Assim sendo, podemos perceber que a carreira do chef Erick Jacquin teve altos e baixos e não foi feita somente de sucessos. No entanto, um profissional excelente e de personalidade e gênio forte jamais se deixaria desanimar por uma batalha perdida.

O menu Le Bife é composto de diversos pratos, tendo como proposta principal os seus cortes de carne. Além disso, conta também com diversos acompanhamentos, saladas, sobremesas, bebidas e principalmente vinhos especiais para harmonizar com a proposta do local.

Le Bife

Erick Jacquin

Nascido na França em 1964, o chef começou desde cedo a vivenciar a culinária, tendo estudado e se especializado ao longo dos anos. Além disso, abandonou a cidade onde vivia e foi para Paris, construir a sua carreira, entrando em contato com diversos grandes chefs de cozinha.

Depois de muito trabalho na capital francesa, Jacquin veio para o Brasil a fim de trabalhar em um restaurante. Dessa forma, começou a ganhar diversos prêmios como o Chef do Ano no restaurante Café Antiqüe, e assim foi se destacando cada vez mais.

Hoje atua como consultor em diversos restaurantes, além de conduzir o seu trabalho no próprio restaurante e nos programas de televisão. Da mesma forma, ganhou diversos prêmios e hoje é considerado um dos maiores nomes da culinária mundial.

Agora vamos listar alguns dos importantes títulos e comendas do chef francês:

  • Maître Cuisinier de France;
  • Membre de L’Ordre des Couteaux de Champanhe;
  • Chevalier de L’Ordre de la Légion d’Honneur;
  • Chevalier Du Mérite Agricole.

Além disso, o Erick Jacquin também apresenta o programa Pesadelo na Cozinha, na rede Bandeirantes, onde ele ajuda restaurantes que estão em condições ruins à se reestabelecerem e alcançarem o sucesso novamente.

O chef usa de sua larga vivência para desenvolver seu trabalho de consultor e oferecer soluções para diferentes públicos e empresários. Por conta disso, sua popularidade cresce e seu nome ganha mais e mais expressão, sendo um dos maiores nomes da atualidade.

O Le Bife e seus produtos

O restaurante Le Bife conta com um vasto cardápio e possui diversos tipos de carnes e sobremesas. Além disso, os preços são justos e não são considerados muito acima da média. Levando em conta os pratos e qualidade oferecida, o custo-benefício vale muito a pena.

Alguns pratos são destacados, como o Steak Tartar de Filet Mignon que acompanha batatas fritas e possui um custo de 55 reais. Da mesma forma, outro destacado prato é o Tartar de Salmão, que custa cerca de 44 reais.

Entretanto, há pratos que variam em uma faixa de preço que vão desde 26 até 72 reais. Tem para todos os gostos e para todos os bolsos. Em suma, os preços são acessíveis e a qualidade possui renome, levando em conta o selo do chef francês Erick Jacquin.

Por conta disso, o restaurante Le Bife se destaca mais ainda entre todas as opções que existem em São Paulo. Isso porque os preços poderiam ter valores mais agregados e, mesmo assim, os preços são mantidos de forma justa e coerente com a realidade do mercado.

Le Bife

Programas de TV com Erick Jacquin

Em decorrência da expressão do importante chef de cozinha, ele possui participação em diversos programas, além daquele apresentado por ele mesmo. Desse modo, tudo começou com a aparição no Masterchef Brasil.

O renomado chef conta com participações como jurado dos programas Masterchef, Masterchef Profissionais e também da edição Júnior do programa. Por conta disso, sua firmeza de personalidade e o vasto conhecimento chamaram a atenção da audiência.

Depois disso, Jacquin começou a aparecer na apresentação de seu próprio programa, chamado Pesadelo na Cozinha. Nesse caso, o apresentador conduz um programa onde visita restaurantes que estão a caminho da falência e, de jeito inusitado, organiza novas ideias para o estabelecimento.

Dessa forma, o apresentador chega como uma solução para ajudar o restaurante, revolucionando tudo, desde o cardápio até o visual do local. O programa também atingiu bons níveis de audiência e fez com que a figura de Erick Jacquin fosse ainda mais conhecida.

Esse programa é uma reprodução do original Ramsay’s Kitchen Nightmares, que era exibido no ano de 2004 pelo chef britânico Gordon Ramsay. Da mesma forma, o então chef do Reino Unido apresentava restaurantes em situações difíceis e os ajudava a ter sucesso novamente.

Assim sendo, podemos perceber que o chef Erick Jacquin possui grande influência na culinária nacional, e que o restaurante Le Bife vem tendo sucesso e ocupando posição de destaque em São Paulo, visto que é bem aceito pela crítica e elogiado pela maior parte de seus clientes.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo