Leite sem lactose é alternativa saborosa para quem tem intolerância ou é alérgico

Inicio » Pecuária » Leite sem lactose é alternativa saborosa para quem tem intolerância ou é alérgico
03/06/2019 Por
Leite sem lactose é alternativa saborosa para quem tem intolerância ou é alérgico

Leite sem lactose vegano é saudável e delicioso

O leite sem lactose se tornou tema recorrente para quem busca um estilo de vida mais leve e saudável. Nos últimos anos, o leite de vaca foi alçado a inimigo da boa forma e da plena saúde. No entanto, para quem sofre com intolerância a lactose ou alergia, a questão vai além de estilo de vida.

O leite sem lactose industrial e as opções veganas existentes hoje no mercado não só facilitam o cotidiano de quem optou por abandonar o tradicional como aparecem como opção para quem deseja apenas variar nas receitas. O leite sem lactose pode ser de origem vegetal, como por exemplo o leite de coco e o leite de amêndoas, ou de origem animal. Neste caso, ele é modificado com o intuito de extrair a lactose de sua fórmula.

Leite sem lactose

O que é leite sem lactose?

Os selos “sem lactose” ou “zero lactose” designam a ausência da substância no leite. Neste produto, a indústria adiciona lactase ao leite e, dessa forma, acontece a hidrólise (quebra) da lactose em glicose e galactose.

Lactase é justamente a substância necessária para melhorar a digestão de laticínios. Quem tem intolerância a lactose não produz lactase ou produz em quantidade insuficiente. Por isto, a molécula não é digerida, provocando uma série de sintomas.

Atualmente, há muitas formas de viver sem o leite de vaca sem abrir mão do sabor dos alimentos. Canais especializados e programas de culinária, por exemplo, disponibilizam diversas receitas criativas e deliciosas com esse tipo de leite.

Como é o leite sem lactose

O processo de quebra da molécula da lactose não exclui nenhum nutriente do leite. Todas as qualidades do produto continuam preservadas. O sabor, no entanto, torna-se mais doce, devido à glicose mais evidente.

A intolerância à lactose pode ser  provocada pelo envelhecimento, por uma doença ou ferimento. Além disso, pode ser resultado de uma condição congênita. Porém, ser intolerante à lactose é completamente diferente de ser alérgico. Pessoas alérgicas não podem ter contato com nenhum laticínio.

Como é feito o leite sem lactose

Para produzir o leite sem lactose, utiliza-se uma reação química que altera a estrutura da molécula. Como a lactose já é quebrada antes da ingestão, o sistema digestivo assimila a substância mais facilmente. Dessa forma, evita-se problemas intestinais.

Os sintomas de intolerância à lactose são diversos. Os sinais começam a se manifestar de trinta minutos a duas horas depois da ingestão de lactose. Entre as consequências, estão diarreia, náusea, vômito, dores abdominais e inchaço.

Já a alergia à lactose é uma reação imunológica adversa às proteínas do leite. A manifestação ocorre após a ingestão de uma porção de leite ou derivados. A mais comum é a alergia ao leite de vaca, que pode provocar alterações no intestino, na pele e até no sistema respiratório.

Neste processo alérgico, há uma reação do sistema imunológico às substâncias do leite.

Tipos de leite sem lactose

Além do leite sem lactose, há diversas alternativas que substituem o leite tradicional. As opções veganas são as ideais para quem tem alergia. Conheça todos os tipos de leites sem lactose.

  • Leite comum sem lactose – É o único sem lactose não-vegano, já que se trata do leite normal de vaca sem a presença do açúcar lactose.
  • Leite de amêndoas – A textura do leite de amêndoas é a mais parecida com a do leite de vaca, apesar de sua coloração bege. O ponto negativo é a pouca quantidade de proteína.
  • Leite de arroz – Produzido a partir de grãos processados de arroz. É disponibilizado na versão neutra ou saborizada de baunilha ou chocolate.
  • Leite de soja – O ideal é ser feito a partir de soja orgânica, já que a transgênica pode ser prejudicial à nossa saúde. A vantagem do leite de soja e a presença de potássio, flavonoides e estrogênio.
  • Leite de coco – raramente é utilizado no dia-a-dia e, sim, para uma receita mais elaborada. No entanto, contém diversos nutrientes.

Onde encontrar leite sem lactose

Leites sem lactose podem ser encontrados em qualquer prateleira de supermercados ou até estabelecimentos de menor porte. Mas as receitas veganas são perfeitamente produzidas em casa ou adquiridas em casas especializadas.

Leite de soja

O leite de soja é rico em proteínas e pode ser utilizado por pessoas que sofrem com intolerância a lactose. Seu teor de gordura saturada é baixo, o que o coloca como uma boa alternativa para quem tem problemas de colesterol.Uma porção de 100 ml de leite de soja contém 42 calorias.

A quantidade de cálcio é do leite de soja é pequena, mas há produtos no mercado com adição do produto. Porém, este produto não pode ser administrado por quem sofre com hipotireoidismo.

Leite sem lactose

Leite de arroz

Um copo de 100 ml de leite de arroz apresenta em média 45,5 calorias. A bebida traz mais carboidratos que o leite tradicional, não tem proteínas e apresenta um baixo teor de gorduras.

Na versão industrializada do produto, pode ocorrer a adição de cálcio para equilibrar o leite nutricionalmente. Porém, alguns exemplares também podem receber a inserção de açúcar na composição.

O leite de arroz pode ser preparado em casa. É feito a partir e 2 litros de água fervida e duas xícaras de arroz não lavadas. Acrescenta-se ½ colher de sal e ½ fava de baunilha cortada ao meio durante 15 minutos.Bata o arroz e a água do cozimento no liquidificador para quebrar os grãos e peneire para obter o líquido.

Alimentos com lactose

Quem é intolerante e, principalmente, quem tem alergia à lactose deve estar atento a composição dos alimentos. Além do leite e derivados, há outros alimentos com a substância que não são óbvios. A lista contém sorvetes, alimentos pré-cozidos, margarina, maionese, molhos e bolachas e até remédios. Também estão vetados:

  • Bolos e doces
  • Frutas de conserva
  • Batatas fritas comerciais
  • Sopas instantâneas
  • Embutidos
  • Xaropes e antibióticos líquidos
  • Preparados vitamínicos e minerais

Benefícios do leite sem lactose

O leite sem lactose também pode trazer benefícios enormes para quem não sofre intolerância. Entre as vantagens, estão evitar inchaços e mal-estar. Outro benefício é a absorção de nutrientes naturais do leite, como minerais, cálcio, fósforo, zinco, potássio e vitaminas A e C.

No leite sem lactose, há a presença de vitamina A e C, muito benéficas também para a pele. Enquanto a vitamina A é essencial para a hidratação, a vitamina C ajuda na regeneração celular.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo