Leite semidesnatado tem menos gordura que o integral

Inicio » Agronegócio » Leite semidesnatado tem menos gordura que o integral
02/12/2020 Por
Leite semidesnatado tem menos gordura que o integral

O leite semidesnatado é uma boa opção para dietas de emagrecimento. Para quem procura alimentos com menor índice de gorduras sem perder o sabor, esse leite pode atender uma série de necessidades. Dessa forma, é possível consumir um produto mais leve e bem mais próximo do sabor original do que o leite desnatado.

O leite semidesnatado é um intermediário entre o integral e o desnatado, e isso faz com que ele seja procurado por pessoas que estão em processo de emagrecimento ou pacientes com problemas cardíacos. Além disso, pode ser consumido por qualquer pessoa, substituindo o integral.

Leite semidesnatado

O que é leite semidesnatado?

Leite semidesnatado é o leite de vaca que passa por um processo de remoção parcial das gorduras naturais do produto. Desse modo, ele fica com uma taxa de gordura que varia entre 0,6% e 2,9%. É o produto intermediário entre o integral e o desnatado.

Entre os tipos de leite, podemos afirmar que o leite integral não por esse processo. Ou seja, o integral possui a sua composição original, sem que seja removida a gordura, ou parte dela. Deve ser consumido com cautela ou substituído pelos outros tipos em caso de sobrepeso.

Já o leite desnatado passa pelo processo de remoção completo de gorduras, ficando assim com taxas ínfimas em sua composição. Entretanto, ele mantém os níveis originais de vitamina A e vitamina D, além de ser fonte natural de cálcio e proteínas.

Entre os principais benefícios do leite semidesnatado, podemos citar os seguintes:

  • Baixo teor de gorduras;
  • Sabor próximo ao leite tradicional (integral);
  • Fonte de vitaminas e minerais;
  • Opção para dietas e cuidados com sistema circulatório.

Vale lembrar que o leite desnatado é mais saudável, quando se trata de níveis de gorduras. No entanto, possui um sabor bem diferente do integral, sendo necessário utilizar uma quantidade maior no café para obter o mesmo resultado. O semidesnatado é uma alternativa a isso.

Dessa forma, consumir o semidesnatado pode trazer maior equilíbrio quando se trata de gordura e sabor, e esse é o principal ponto positivo desse tipo de alimento. Por conta disso, fica fácil de compreender o que é leite semidesnatado.

Leite semidesnatado

Os nutrientes do leite semidesnatado

A grande diferença entre todos os tipos de produtos no mercado é justamente a sua composição e os valores nutricionais. Desse modo, é possível afirmar que existem diferenças nas calorias do leite semidesnatado em relação aos leites integral e desnatado.

Assim sendo, o conteúdo de um copo (200ml) de leite desnatado possui cerca de 100 calorias. Já o leite integral conta com 115 calorias em um copo, e o desnatado possui a metade desse valor, sendo uma média de 60 calorias.

O leite semidesnatado em pó pode ser encontrado em diversos supermercados, sendo uma boa opção para quem deseja consumir o produto sem a necessidade de resfriamento. Além disso, o produto oferece maior vida útil e é encontrado pelo preço médio de 12 reais por 300 gramas.

Muitas pessoas se perguntam se o leite semidesnatado engorda. Em suma, esse produto possui exatamente os mesmos nutrientes, vitaminas e minerais que o tradicional, porém conta com um índice de gordura inferior.

Por conta disso, é um produto mais leve, e para afirmar se ele engorda ou não é necessário avaliar todas as variáveis. Se consumido moderadamente, ele é mais saudável que o leite integral, entretanto, se for consumido em excesso certamente contribuirá para o aumento de peso.

Para isso, é necessário o acompanhamento de um nutricionista, principalmente se o produto for incluído em uma dieta de emagrecimento ou empregado na alimentação de pacientes com problemas cardíacos ou de circulação.

O preço do leite semidesnatado pode variar de acordo com o local de venda e principalmente com o fabricante. Dessa maneira, é possível encontrar esse produto em um preço médio de 4 reais por unidades de um litro. O preço pode baixar em promoções ou em compras de maior quantidade.

O mercado e o leite semidesnatado

Esse tipo de leite está tendo uma procura crescente no mercado, visto que as pessoas desejam se alimentar de forma saudável, mas sem perder o paladar. Por conta disso, a demanda desse produto cresceu, já que ele é o intermediário entre o leite integral e o desnatado.

O consumo do leite integral, desde que moderado, não representa inicialmente riscos à saúde. No entanto, o consumo constante de outros alimentos ricos em gorduras saturadas como o queijo, a carne vermelha e o ovo podem criar um problema.

Pensando em balancear isso, os leites semidesnatado e desnatado se tornaram opções, principalmente em casos de regimes de emagrecimento. Porém, vale lembrar que a sensação de saciedade é menor quando consumimos leites com menos gordura.

Isso faz com que o consumidor queira consumir uma quantidade maior do produto, e assim se perde todos os benefícios possíveis de se ganhar. Dessa maneira, é imprescindível o acompanhamento médico ou nutricionista, além de ser necessário disciplina por parte do consumidor.

Outo fator que está contribuindo para o aumento da demanda do leite semidesnatado é o consumo em dietas de pacientes com problemas circulatórios. Assim sendo, reduz-se o risco de doenças cardíacas e até mesmo infartos.

Leite semidesnatado

O uso do leite semidesnatado em dietas

Conforme já mencionamos anteriormente, o uso do leite semidesnatado em dietas de emagrecimento, ou até mesmo processos de tratamento médico, devem ser acompanhados por profissionais da área da saúde. Isso evita surpresas desagradáveis e problemas de saúde.

Fazer uma alteração brusca na dieta alimentar sem uma análise profissional pode acarretar muitos problemas, inclusive menor absorção de vitaminas. Dessa forma, consumir leite semidesnatado ou desnatado pode prejudicar a absorção das vitaminas, além de impactar nos minerais.

Isso porque o leite semidesnatado possui a mesma quantidade de vitaminas e minerais que o integral, mas possui menos gordura. Assim sendo, a gordura contribui para que o corpo consiga absorver as vitaminas A e D, já que essas são lipossolúveis.

Entretanto, consumindo um volume maior de leite semidesnatado para suprir a absorção de vitaminas e gerar a saciedade diminuída pelo menor índice de gorduras desse tipo de leite, é possível que o organismo absorva em excesso minerais como o cálcio, o potássio, o sódio, entre outros.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo