Leite vegano pode ser feito de arroz, aveia, banana e muito mais

Inicio » Agronegócio » Leite vegano pode ser feito de arroz, aveia, banana e muito mais
09/12/2020 Por
Leite vegano pode ser feito de arroz, aveia, banana e muito mais

O consumo de bebidas vegetais como o leite vegano tem apresentado crescimento significativo no mercado de bebidas no Brasil. Ele é uma opção para as pessoas que seguem o princípio de não consumir qualquer tipo de produto ou alimento que se origine da exploração animal. No entanto, também se mostra como uma opção viável para pessoas intolerantes à lactose ou ao glúten, caso dos celíacos.

Certamente, no Brasil, o tipo de leite mais presente nos lares é o originado das glândulas mamárias de vacas, mas vem sendo cada vez mais crescente o consumo de leites vegetais, como é o caso do leite vegano, com destaque para o leite de soja.

Leite vegano

O que é leite vegano?

Leite vegano é um extrato vegetal de frutos, raízes, grãos, farelos, entre outros vegetais, um soro com aspecto de leite, usado para substituir o consumo do tipo mais usual, derivado da vaca.

Portanto, o leite vegano também pode ser chamado ou classificado como “leite vegetal”.

Esse tipo de bebida certamente é uma alternativa ao público que não concorda em consumir alimentos derivados da exploração direta de outro ser vivo e aos que sofrem restrição de consumo de determinados nutrientes por serem intolerantes, por isso, suscetíveis a reações alérgicas graves.

A causa de ser uma alternativa é o fato de ser um líquido que não tem origem animal, sem glúten, menos gorduroso, menos calórico e mais leve.

No entanto, ser uma alternativa de consumo a públicos específicos não é a única qualidade desse tipo de leite, pois o tratamento que frutos e cereais recebem para produção do soro consegue manter ao menos uma fração das qualidades nutricionais desses alimentos enquanto em estado natural.

Isso, sem dúvida, é uma grande vantagem para os consumidores, pois ingerem líquido muito nutritivo e que repõe ou substitui em grande parte os valores nutritivos do leite de vaca.

Contudo, o leite vegano sofre de uma deficiência que torna inviável a total substituição do leite de origem animal, ou ao menos a substituição sem se preocupar com um reforço na alimentação: a falta de cálcio.

Na verdade, o leite vegano tem cálcio, mas em quantidade menor do que o verificado no de origem animal. Isso é um problema para ser levado a sério principalmente se o consumidor é criança ou adolescente, pois esse público necessita de cálcio para se desenvolver bem e plenamente.

É possível substituir o leite de vaca pelo vegano?

A mera substituição, a troca de um tipo pelo outro, sem alteração na alimentação, não é recomendada pela questão do cálcio.

Esse tipo de leite, entretanto, até recebe o chamado enriquecimento de cálcio, mas não se trata de uma substância natural, portanto, ela pode desencadear reações e o organismo não absorver completamente seus nutrientes.

Assim, a substituição envolvendo o planejamento de uma dieta alimentar que consiga reforçar o consumo de alimentos ricos em cálcio é a mais adequada e segura.

Se a pessoa não é intolerante à lactose ou glúten, bem como menor de idade, recomenda-se não fazer a substituição até atingir a plenitude de seu desenvolvimento físico.

Para adultos que não tenham intolerância, o ideal é alternar o consumo, substituir o leite de vaca no preparo de alguns alimentos, como sucos e vitaminas, e mantê-los em outros, como seu consumo pela manhã, misturado no café, achocolatados, etc.

Leite vegano

Como fazer leite vegano?

E como fazer leite vegano? É complicado? É bem simples e, dependendo da opção, de baixo custo.

Os ingredientes necessários para fazer leite vegano:

  • Uma (01) xícara de água morna;
  • Duas (02) colheres de sopa de manteiga de coco ou de oleaginosas.

Para preparar, bata os ingredientes em um liquidificador (ou com um mixer) e depois sirva na sequência. Você pode ainda acrescentar granolas e frutas. O leite vegano harmoniza bem com outras bebidas e receitas.

Leite condensado vegano

Achou estranho? Existe leite condensado vegano? Sim, sem dúvida, seria importante haver uma alternativa para esse tipo de leite, que é tão comum em uma série de receitas de sobremesas.

Novamente, é uma produção que não envolve uso de leite derivado de vaca ou de qualquer outro animal. Promove a mistura de extrato vegetal com açúcar e outros ingredientes.

Quer saber quais são esses outros ingredientes do leite condensado vegano?

Veja abaixo a receita com todos os ingredientes e passo a passo.

  • Meia (1/2) xícara de água quente;
  • Uma (01) xícara de leite vegetal em pó (pode ser de coco, de soja ou de arroz);
  • Um quarto (1/4) de colher (chá) de sal;
  • Três quartos (3/4) de xícara de açúcar demerara;
  • Duas (02) colheres (chá) de óleo de coco derretido.

Veja o modo de preparo:

  1. No liquidificador, coloque o leite vegetal em pó e o açúcar demerara e bata até que fique uma mistura homogênea. É importante que o açúcar fique totalmente dissolvido, pulverizado;
  2. Adicione os outros ingredientes e bata por mais dois minutos. Novamente, a mistura deve ficar homogênea e também cremosa.

Pronto, você tem seu leite condenado vegano!

Você pode armazená-lo em um recipiente fechado e guardar na geladeira por até uma semana. Contudo, o mais indicado é consumi-lo de imediato.

Ele pode ser consumido puro como se faz com o leite condensado convencional, entretanto, é mais recomendável usá-lo como um simples substituto da versão comum em receitas de doces.

Leite vegano

Mercado de bebidas vegetais no Brasil

O Brasil e o mundo estão constatando uma alta expressiva do aumento de consumo de bebidas vegetais. Muito provável que seja um reflexo da maior conscientização da geração atual sobre as nocividades de uma alimentação pobre em nutrientes e rica em açúcares.

A questão da obesidade como limitador da qualidade de vida também vem crescendo muito no debate público e gerando alternativas para sanar a questão.

Essa mudança de comportamento do consumidor pode ser vista nos números. Em 2018, o mercado de bebidas vegetais cresceu 51,5% no país.

Bebidas à base de soja representam 90% desse mercado, movimentando 490 milhões de reais do total de 545 milhões de reais que o setor movimentou no ano em questão.

Outros tipos de leite vegano, sem soja na composição, movimentam mais de 36 milhões de reais.

Tipos de leite

Os tipos de leite vegano se diferenciam pela matéria-prima. O mais comum é o de soja que, evidentemente, se baseia nessa leguminosa para produzir o extrato.

Outras versões populares de leite vegano são as baseadas em coco, amêndoas, aveia e arroz.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo