Lençol freático é conhecido por ser uma camada próxima a superfície do solo, permitindo a extração de água
O lençol freático é conhecido por ser uma espécie de nascente de água que fica logo após a superfície do solo. Além disso, o lençol freático é permeável, assim sendo útil para o fim de extração.
O lençol freático se forma por conta de absorver toda a água chuvosa que cai sobre o solo. Essa água chega ao subterrâneo e vai se adequando, até atingir a camada impermeável; onde termina o lençol.
O que é lençol freático?
Lençol freático é uma parte próxima ao solo que se forma pelo acúmulo de água natural. Assim, toda água que entra na terra é filtrada pela própria natureza e volta para as nascentes. Os lençóis freáticos geralmente está a aproximadamente 1 km da superfície do solo. Passando dessa distância, seu nome muda para lençol artesiano.
Lençol artesiano
Portanto, o lençol artesiano é conhecido por estar numa camada inacessível sem o uso de equipamentos. A extração de sua água é mais delicada e exige paciência. A vantagem é que, por ser uma camada mais profunda que a do lençol freático, a probabilidade de se deparar com água contaminada é menor.
Desse modo, o lençol artesiano se tornou popular entre empresas especializadas em extração de água. Isso porque, por ter menos riscos de conter água contaminada, não é preciso investir em processos de biorremediação.
Lençol freáticos e aquífero
Ainda que os lençóis freáticos e os artesianos sejam extremamente populares no Brasil, outros tipos de aquíferos também chamam a atenção por toda a gama de variedade que possuem. Dentre eles:
- Fratura: Esta camada de solo tem um processo extremamente delicado para extração, uma vez que a água faz buracos nas rochas subterrâneas e acabam se dividindo em espaços de difícil acesso.
- Poroso: Assim como o de fratura, o aquífero poroso faz grandes fraturas nas rochas subterrâneas. Porém, por conta da grande pressão de água eminente no local, ele faz a fissura por um todo, assim aumentando a proporção de todo o local e ainda mantendo a água no mesmo ambiente. São conhecidos por formar grandes rios subterrâneos que chegam a atravessar a fronteira do país, como no caso do Guarani.
- Cárstico: Assim como o poroso, sua quantidade de água é incalculável e o subterrâneo é formado por grande espaço, que forma um grande confinamento de água para extração.
Se deparar com um lençol freático no campo não é algo raro. Por isso, é comum que fazendeiros contratem equipes especializadas em checar se o local possui o subsolo com água. Caso haja, é necessário um processo de rebaixamento do lençol, para assim poder introduzir atividades pecuárias no local.
Construir por cima de nascentes poderá trazer sérios prejuízos, uma vez que o solo não possui estrutura suficiente para receber construções.
Em suma, o lençol freático é importante em todas as suas proporções. E ajuda desde grandes cidades a se manterem em todos os setores por conta do uso de água, até pequenas locais onde o acesso de água é menor. Além disso, as nascentes ajudam a fertilidade do solo e a melhorar o ecossistema.