Limão caviar recebe este nome pela sua semelhança com o caviar

Inicio » Agricultura » Limão caviar recebe este nome pela sua semelhança com o caviar
21/04/2020 Por
Limão caviar recebe este nome pela sua semelhança com o caviar

Limão caviar é uma variedade da fruta que vem conquistando paladares ao redor do mundo

Uma cultivar de limão com características peculiares e únicas, originária da Austrália, vêm conquistando diferentes paladares ao redor do mundo. Estamos falando do limão caviar, que atravessou oceanos e agora faz parte de uma variedade de pratos em restaurantes brasileiros.

O limão caviar é assim denominado porque as pequenas bolinhas que o compõem são semelhantes ao caviar. Outra curiosidade dessa fruta é que estes pequenos gomos dão a sensação de “estourar” entre os dentes quando consumidos; provocando uma explosão de sabor para o paladar.

limão caviar

O que é limão caviar?

O limão caviar é um fruto de origem australiana que, inclusive, recebe outras nomeações. São elas caviar cítrico, uma vez que refere a um alimento cítrico; e finger lime, que em tradução literal, significa dedo limão, fazendo uma comparação do fruto – bem mais alongado que as demais variedades – com um dedo humano.

O pé de limão caviar é caracterizado por apresentar um tamanho que varia entre 2 e 7 metros de altura. Suas folhas, no entanto, são pequenas – tanto em largura quanto em comprimento. Além disso, as flores deste fruto são belas e apresentam uma coloração esbranquiçada.

Existe outra característica que chama a atenção nesta variedade de limão. Ele pode ser encontrado em diferentes cores como, por exemplo, rosa, verde, vermelho e até marrom. A coloração diferente pode ser vista tanto na sua casca quanto nas bolinhas ácidas encontradas no seu interior.

limão caviar

Onde encontrar esta variedade?

Encontrar uma muda de limão caviar para cultivar pode ser um pouco complicado. Isso porque, apesar de estar conquistando diferentes paladares, o preço dessa cultivar não é barato.

A título de curiosidade, um quilo da fruta chega a custar em torno de 350 euros, o que equivale a mais de 1600 reais. Apesar do preço elevado, o fruto pode ser encontrado em alguns sites na internet. Inclusive, existe um site brasileiro que comercializa a fruta in natura para todo o país.

Além disso, no Brasil, no interior do Rio de Janeiro, é possível encontrar uma plantação desta variedade destinada ao comércio. Os limões caviar são cultivados na Vila Mandaçaia, em Visconde de Mauá. O local se caracteriza como o maior cultivo comercial do fruto na América Latina.

limão caviar

O sucesso da variedade

O limão caviar tem conquistado até mesmo os mais requintados paladares. Isso se deve, principalmente, ao seu gosto suave e cítrico ao mesmo tempo. Logo, acaba sendo um acompanhamento ideal para pratos feitos com frutos do mar.

A variedade também pode ser utilizada na preparação de outras receitas de doces e salgados. Além do que já citamos, os gominhos que compõem a fruta promovem uma verdadeira explosão de sabor nas receitas das quais faz parte.

Por isso, acaba sendo uma experiência gastronômica única experimentar qualquer criação que tenha essa variedade de limão na composição.

Enquanto alguns chefs brasileiros optam pela utilização do limão caviar na decoração dos pratos, também é possível encontrar restaurantes que apostam na fruta em receitas de tartar de atum e até sobremesas variadas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo