Limão é importante no cotidiano e na economia brasileira

Inicio » Agricultura » Limão é importante no cotidiano e na economia brasileira
06/06/2019 Por
Limão é importante no cotidiano e na economia brasileira

Limão beneficia a saúde e é usado para a confecção de cosméticos e até higiene

O limão é uma das frutas mais populares do país e mais consumidas em todo o mundo. Há diversos tipos de limão, mas a matéria-prima da caipirinha, bebida símbolo do Brasil, é o limão-taiti. O país é um dos maiores produtores mundiais e sobretudo o maior exportador deste tipo de limão à União Europeia.

O limão é importante para a economia e indispensável não só na culinária. Afinal, ele tem diversas utilidades. Fonte de vitamina C, ajuda a combater resfriado, é anti-inflamatório e auxilia até na limpeza.

Limão

O que é limão?

O limão é fonte de fibras e vitamina C, além de conter tiamina, riboflavinae minerais (fósforo, silício, cálcio e ferro). O nome científico é Citrus Limonium.

Com mais de 70 variedades, é uma fruta amplamente consumida no mundo todo. No Brasil, os tipos mais conhecidos, além do taiti, são o limão brahma, limão galego, limão rosa, limão siciliano, limão branco, limão bravo, limão caviar e limão cravo.

A origem do limão

A origem do limão seria da Ásia, de regiões compreendidas entre a Índia e o sudeste do Himalaia. Existem diferentes versões sobre a forma como o produto tornou-se conhecido na Europa. Há teses de que os muçulmanos que apresentaram a fruta, entre os séculos VII e IX.

No entanto, outras pesquisas aponta que os romanos já conheciam a fruta, usando-o como medicamento.

Nas Américas, chegou junto com os colonizadores e rapidamente caiu no gosto dos brasileiros, que fizeram dele um símbolo ao inventar a caipirinha. O drink brasileiro é apreciado no mundo todo, mesmo o tipo taiti não sendo considerado um limão verdadeiro.

Benefícios do limão

Grande parte dos enormes benefícios do limão está vinculado a uma substância presente na casca, chamada d-limoneno (rica em flavonoides). Por isto, os flavonoides apresentam ação antioxidante que previne a ação dos radicais livres.

Conheça alguns dos benefícios da fruta:

  • Ajuda a digestão: o limão atua na eliminação de toxinas graças à sua composição, que é parecida com a saliva e com os fluidos  digestivos. Seus componentes também ajudam o fígado a produzir bílis, ácido importante no processo digestivo das gorduras.
  • Reduz o risco de câncer de esôfago: Contém níveis fisiológicos significativos de flavonas, substância associada à diminuição do risco de câncer de esôfago.
  • Reduz a ansiedade: A fruta possui ansiolítico, uma substância que atenua a ansiedade.
  • Ajuda a manter o peso: Os polifenóis, presente na casca da fruta, são aliados contra a obesidade. Também são ricos em fibra pectina,  que ajuda a combater a compulsão alimentar.
  • Fortalece o sistema imunológico: a vitamina C e o ácido ascórbico, abundantes no limão, tem comprovado efeito anti-inflamatório. A fruta também é riquíssima em ferro.
  • Estimula o cérebro: o limão é rico em potássio, que estimula o cérebro e o sistema nervoso, bem como regula a tensão arterial.
  • Equilibra os níveis de pH do sangue: embora seja ácido, o limão se torna alcalino quando processado pelo organismo.
  • Melhora a pele: a vitamina C e outros antioxidantes presentes na fruta diminuem as rugas e manchas na pele, além de ajudarem a combater os danos causados pelos dos radicais livres.
  • Evita o envelhecimento precoce: as vitaminas A e E são antioxidantes e ajudam a prevenir envelhecimento das células.

Malefícios do limão

Esta fruta tem muitos benefícios, mas há de se observar os aspectos negativos também. Quem tem problema de excesso de ferro no sangue, deve evitar o consumo. Isso porque a vitamina C auxilia na assimilação de ferro. Quem tem hipersensibilidade a ácido cítrico, por sua vez, também deve se precaver.

Ao manipular o limão do tipo siciliano, é importante não expôr a pele ao sol porque há risco de queimaduras e manchas escuras.

Produção de limão

De acordo com dados do IBGE, a produção de limão no Brasil cresceu 12% entre 2011 e 2016, somando 1,26 milhão de toneladas. O estado de São Paulo é o principal produtor e exportador, e os estados da Bahia e de Minas Gerais, respectivamente, vem logo em seguida.

Exportação de limão

O Brasil é atualmente um dos maiores produtores mundiais de limão taiti do mundo. Além disso, é o maior exportador da fruta à União Europeia. A boa notícia é que a produção está em ascensão e, conforme os dados expostos anteriormente, aumentou em 12% de 2011 para 2016. De acordo com divulgação do IBGE,  a produção totalizou 1,26 milhão de toneladas no período.

A exportação de limão, em especial o taiti, gerou a terceira maior receita do setor de frutas em 2016.Em suma, a exportação da fruta no Brasil mais que dobrou na última década.

Limão taiti

O taiti é um híbrido, resultante de uma enxertia da lima da Pérsia sobre o limão cravo. Por ser um híbrido, muitos não consideram o  taiti um limão verdadeiro, mas uma “lima ácida”.

Já o limão-siciliano (Citrus limon), este sim considerado verdadeiro, é um dos mais consumidos na Europa na culinária mediterrânea.

Limão

Plantação de limão

A melhor opção comercial para iniciar uma plantação desta fruta é a variedade taiti, começando-se com mil plantas em dois hectares. Isto porque o limoeiro propaga-se por semente e enxertia. São indicadas mudas prontas para o início de cultivo do pequeno produtor.

O período de chuvas é o mais indicado para plantar as mudas de limoeiro no campo, e é indicado dar preferência para as horas mais frescas do dia e com pouco sol. Na temporada de seca, a irrigação pode ser uma opção. O clima ideal para o cultivo é entre 23 e 32 graus, principalmente em regiões com alta umidade.

Utilidades do limão

O uso desta frutinha azeda para a cosmética e higiene também é amplamente conhecido. Afinal, com tantas propriedades, não é de se estranhar que sua utilização se estenda para outros setores.

  • Retira o mau cheiro da geladeira
  • Limpa o micro-ondas
  • Deixa a roupa mais branca
  • Combate as traças
  • Afasta moscas e mosquitos
  • Elimina mofo em roupas

Receitas caseiras com limão

O fruto do limoeiro é amplamente utilizado em receitas caseiras para melhorar a saúde e promover bem-estar até em crianças bem pequenas. Por isto, a fruta é tema até de canções populares.

Água com limão é usada para quem quer perder peso. Então, basta espremer 10 gotas em um copo de água morna e beber seguida. A estratégia é ingerir em jejum, 30 minutos antes de tomar o café da manhã. Já a mistura de limão com mel é considerada popularmente como um antigo antídoto contra resfriados.

A importância do limão no nosso cotidiano pode ser medida por suas inúmeras funções, muitas delas imprescindíveis. Fundamental em alguns temperos, o fruto está presente em produtos cosméticos ou receitas caseiras. Ainda deixa a vida mais feliz com doces, como o merengue, sucos e drinks criativos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo