Maçã gala, pequena e de casca fina, é muito produzida no Brasil

Inicio » Agricultura » Maçã gala, pequena e de casca fina, é muito produzida no Brasil
03/08/2020 Por
Maçã gala, pequena e de casca fina, é muito produzida no Brasil

Maçã gala é a variedade mais consumida no Brasil

A maçã gala é, sem dúvida, a variedade mais popular nas fruteiras do Brasil. De fato, o fruto é responsável por 95% da produção nacional de maçãs.

Tanto a maçã gala quanto sua prima fuji são alternativas saudáveis e práticas para o dia a dia. Afinal, elas vão bem em sobremesas, lanches e receitinhas especiais. Confira mais sobre esse fruto da macieira e seus benefícios a seguir!

maçã gala

O que é maçã gala?

Maçã gala é a variedade do fruto mais consumida em território brasileiro. Crocante, doce e com um ligeiro fundo ácido, essa fruta maçã é muito popular no país. Devido a essas características marcantes, é reconhecida tanto no mercado interno quanto nos demais países pelo seu sabor e textura únicas.

Além de ser uma das mais consumidas variedades da macieira, a maçã gala também se consagra entre as mais cultivadas do país. A variedade é muito procurada em decorrência da sua doçura e seu leve toque de baunilha. Sua polpa é macia, sua casca é fininha e sua forma costuma ser menor que as demais.

Na aparência, a gala tem um tom predominantemente avermelhado, sendo salpicada por verde e amarelo. Devido a essa mescla na coloração, a variedade tem também valor ornamental.

Por ser rica em nutrientes e antioxidantes, é ideal que essa maçã seja ingerida in natura. Entretanto, também pode ser usada como ingrediente principal para geleias e doces. Além disso, a variedade é indicada para receitas cozidas e assadas, compondo igualmente bem molhos e saladas.

O único contra desse tipo de maçã é que a variedade é mais difícil de ser conservada, ou seja, ela tem baixa resistência ao armazenamento. Por essa razão, é recomendado que ela seja consumida o quanto antes após a compra.

maçã gala

Benefícios da maçã gala

De fato, os benefícios da maçã gala são equivalentes a outras variedades do fruto. Isto é, esta maçã, bem como suas demais primas, apresenta diversos nutrientes saudáveis e essenciais em sua polpa.

Como exemplo, podemos citar carboidrato, potássio, vitaminas E, C, B e A. Além disso, compostos antioxidantes estão concentrados na casca da maçã gala.

A título de informação, são os antioxidantes os responsáveis por protegerem as células do organismo. A sensação de saciedade fica por conta das fibras presentes na maçã, que ajudam no bom funcionamento intestinal.

maçã gala

Tipos de maçã

Gala

Como visto, a gala é um dos tipos de maçãs mais populares. A variedade é conhecida por sua coloração vermelha, sua polpa macia e sua presença rica em açúcares. A desvantagem dessa variedade é sua baixa resistência ao armazenamento. No total, a variedade conta com 63 calorias.

Argentina

Assim como a gala, a maçã argentina possui coloração vermelha, contudo, brilhante e chamativa. Seu sabor é doce e sua digestão é fácil. Sua desvantagem é a textura farinhenta e menor suculência. No total, a variedade conta com 65 calorias.

Verde

Ao contrário da maçã gala, essa variação é de cor verde, com grande suculência e crocância. Como a argentina, possui 65 calorias no total.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo