Maiores cobras do mundo: conheça 5 delas e surpreenda-se

Inicio » Meio Ambiente » Maiores cobras do mundo: conheça 5 delas e surpreenda-se
30/10/2020 Por
Maiores cobras do mundo: conheça 5 delas e surpreenda-se

As maiores cobras do mundo surpreendem e uma delas pode ser animal de estimação. No cinema ou na vida real, admirar as maiores cobras do mundo é uma forma de entender a evolução das espécies e ainda estar próximo do que a natureza é capaz. Prova disso é que elas são répteis rápidos em atrair olhares dos mais inusitados tipos de pessoas e criadores.

Marcantes pelo design e a língua bifurcada, algumas das maiores cobras do mundo estão presentes neste artigo para você conhecer suas características e hábitos. Mesmo no Brasil, elas marcam presença nas mais variadas regiões e mais distintos habitats e zonas climáticas.

Maiores cobras do mundo

O que são cobras?

Cobras são répteis que têm como características principais o corpo esguio e longo, mas sem a presença de braços nem pernas. Embora existam quase três mil espécies catalogadas, elas chegam a ter os lagartos como parentes mais próximos.

Em relação às suas características físicas, elas também são animais vertebrados, já que apresentam coluna vertebral ou espinha dorsal. Sobre a pele, algumas espécies costumam apresentar filas de escamas, sejam lisas, rugosas ou brilhantes.

Aliás, até mesmo algumas das maiores cobras do mundo costumam sofrer trocas de pele diversas vezes na vida, pois estes animais estão sempre em constante crescimento.

Embora as maiores cobras do mundo sejam a píton e a sucuri, outras espécies bem conhecidas no planeta são a jiboia, a naja e a cascavel.

Anaconda entre as maiores cobras do mundo

Em primeiro lugar, vamos citar a anaconda para abrir nosso artigo. Até porque ela tem ares de ser uma lenda, pois é supostamente uma espécie com tamanhos acima dos normais. Nesse sentido, ela teria um tamanho acima de quinze metros e pesaria mais de cento e cinquenta quilos.

Seja crença ou mito, sua origem remete à época da colonização sul-americana por europeus. Desde então, ela está pelo menos em nossa lista com as maiores cobras do mundo por ser objeto de debate entre zoólogos do mundo todo.

Maiores cobras do mundo

Cobra sucuri é a maior do Brasil

Se você ainda não sabia, a cobra sucuri é a maior do país e uma das maiores cobras não-peçonhentas do mundo. Afinal, apesar de não inocular veneno, a espécie pode passar dos onze metros de comprimento. Mas, para aqueles que sabem tudo sobre cobra sucuri, já é válido que seu tamanho ainda é bastante discutido.

O risco de extinção da jiboia

Outro exemplar que é para lá de metro, a jiboia é uma espécie que ocorre muito em matas brasileiras, mas está constantemente na lista de extinção devido à caça e ao tráfico ilegais. Tudo porque ela tem alto valor comercial em relação à sua carne, pele e a comercialização visando o mercado pet.

Quer criar uma píton africana de estimação?

Pelo que imaginamos, poucos criadores e pessoas gostariam de ter uma cobra píton africana como bicho de estimação. Até porque ela é difícil de domesticar e ainda tem a capacidade surreal de engolir uma criança inteira sem ao menos pedir licença. Ela ocorre na África, chega a pesar cinquenta quilos e medir quase quatro metros.

Maiores cobras do mundo

O veneno da cobra real

Esta pode até não ser a número um entre as maiores cobras do mundo, mas certamente é tida como a mais venenosa. Aliás, a cobra real pode matar um elefante em uma única picada ou um tigre adulto em uma simples expelida de veneno.

De qualquer forma, fique tranquilo, pois essa espécie é uma das maiores cobras do mundo, mas é nativa da Ásia.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo