Ícone do site Agro20
Agricultura

Mangaba é uma deliciosa fruta tipicamente brasileira

Mangaba é uma fruta doce e nutritiva

A mangaba tem o científico de hancornia speciosa e faz parte da família apocynaceae. O nome mangaba é de origem indígena e quer dizer, na acepção da palavra, “coisa boa de comer”.

A mangaba aparece sobretudo em biomas do cerrado, na caatinga e no litoral nordestino. Nessa região, contudo, a fruta corre risco de extinção porque o desmatamento tem tirado espaço da vegetação nativa.

O maior produtor de mangaba do país, receptor direto das frutas de regiões nativas, é estado de Sergipe. No entanto, é na cidade de Lavras de Mangabeira, no estado do Ceará, que a árvore brota naturalmente no bioma de cerrado.

O que é mangaba?

A mangaba é um fruto da mangabeira, uma arvore que pertence à família das apocináceas. É encontrada do sudeste até a região norte. Embora seja nativa do Brasil, também aparece no Paraguai e no leste do Peru.

A mangabeira está presente em terrenos áridos e escassos de nutrientes, todavia é bastante resistente. Além disso, tem a forma retorcida, a casca áspera e pode chegar a até dez metros de altura.

A copa da árvore, por sua vez, gera uma sombra frondosa nos meses em que floresce. Outra característica é que frutifica de agosto a novembro. Além disso, vale dizer ainda que suas flores exuberantes são utilizadas para ornamentar os mais diversos ambientes.

O tronco da mangabeira produz um látex cor de rosa que vira borracha, mas de qualidade inferior à da seringueira. Foi usada durante a Segunda Guerra, por exemplo, para a produção de borracha.

Sua madeira de cor avermelhada, por sua vez, é aproveitada para fazer móveis, além de lenha e carvão. Além disso, folha e cascas são transformadas em fármacos. É uma árvore melífera, isto significa: produz mel.

Nutrientes da mangaba

O fruto da mangabeira é pequeno, lembra a forma uma pera ou um pêssego. A polpa branca da mangaba é cheia de sementes, cremosa e muito nutritiva. A polpa é matéria-prima para a produção de uma série de produtos como por exemplo:

Além disso, a fruta tem nutrientes variados, entre eles vitaminas A, C, do complexo B a B1 e B2, cálcio, fósforo, potássio, ferro, fibras e proteínas.

Benefícios da mangaba

Pesquisadores encontraram, em estudos científicos, variadas propriedades medicinais da mangaba que apontam para atividades:

Essas características resultam em vários benefícios para a saúde. Um aspecto interessante da fruta é que outras partes da mangabeira, além da fruta, também apresentam propriedades medicinais. Alguns exemplos:

Medicamento originário da mangaba

Para se ter uma ideia, pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais descobriram, com testes em camundongos hipertensos, que as folhas extraídas da mangabeira atuam com maior eficiência no controle da hipertensão do que os medicamentos tradicionais em uso, como o Captopril.

Recentemente, foi anunciado que um novo remédio pode chegar ao mercado. Trata-se de um chá, extraído da folha da mangabeira, que é altamente eficiente em seu efeito anti-hipertensão. Essa descoberta confirma os estudos anteriores realizados com os camundongos. O novo remédio já foi patenteado e está só esperando a oferta de algum laboratório para ser produzido em larga escala.

Mangaba na alimentação

Graças ao seu sabor doce e delicado e a sua polpa suculenta, a mangaba é amplamente utilizada na fabricação de doces, sucos, geleias e sorvetes. O suco de mangaba, por exemplo, é delicioso e rico de substâncias benéficas para a saúde. O suco de mangaba natural é um bom auxiliar para quem está de dieta e não quer engordar. Ele pode ser bastante refrescante já que tem mais de 80% de água na fruta.

Um suco feito com 100 gramas de mangaba e água tem 60 calorias. Com uma colher de sopa de açúcar mascavo fica com 90 calorias. É um valor bem menor que as 149 calorias de uma lata de 350 ml de coca-cola. Pode ser feito também com polpa de mangaba congelada.

Suco de mangaba

Além de nutritivo, o suco de mangaba, por ter fibras da fruta, é um bom digestivo e regulador intestinal.

Ingredientes:

Preparo:

Geleias de mangaba

Fáceis de fazer e ricas em nutrientes, as geleias da fruta podem ser servidas no café da manhã ou no lanche da tarde. Confira esta receita simples:

Ingredientes:

Preparo: Primeiramente, misturar os três ingredientes numa panela e deixar descansar por duas horas. Levar ao fogo alto por 15 minutos, mexendo sempre e retirando a espuma que se forma. Em seguida, baixar o fogo e mexer até o ponto de geleia. Por num pote ainda quente. Após esfriar, levar direto à geladeira até a hora de servir.

Doce de mangaba

O doce de mangaba é muito apreciado na região nordeste do país e bem fácil de fazer. Confira:

Ingredientes:

Preparo: Primeiramente, lavar bem as frutas e furar todas com um garfo para tirar o leite. Deixar durante 4 horas de molho com água. Em seguida, espremer o suco de um limão na água para acelerar a saída do leite das mangabas. Fazer a calda: misturar água com o açúcar, por os cravos e a canela. Depois de bem fervida, por as mangabas na calda e, em seguida, cozinhar durante 30 minutos.

Cuidados com a mangaba

A mangaba deve só deve ser utilizado depois de maduro, pois a fruta verde produz um leite tóxico que causa sérios problemas à saúde. Normalmente, a fruta está madura quando cai naturalmente do pé.

Sair da versão mobile